Índice de conteúdo
O pagamento de boletos através do Pix Parcelado conta com a incidência de juros, que podem variar entre 2,09% e 10% ao mês.
O Pix Parcelado é uma das funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, e passou a ser oferecido pelas instituições financeiras em 2022. Na prática, o serviço funciona de forma similar a um empréstimo pessoal, portanto, se uma pessoa precisa realizar um pagamento ou transferência via Pix, mas não possui a quantia suficiente em conta, por exemplo, pode solicitar o valor à instituição em que é correntista.
O banco ou fintech, por sua vez, disponibilizará o valor ao cliente, que o devolverá posteriormente, de forma parcelada e com acréscimo de juros. O beneficiário do dinheiro, isso é, quem está recebendo a transferência ou pagamento, contará com o depósito imediato e integral em sua conta, bem como já ocorre nas operações convencionais via Pix.
Conheça as novas regras do Pix em 2023!
Sim, assim como ocorre com cartão de crédito, também é possível pagar boletos com o Pix Parcelado. A opção está disponível, inclusive, para diversos tipos de boletos, por exemplo:
Para isso, a única regra é que haja o QR Code, que permite que seja feita a leitura do boleto pelo próprio aplicativo, dentro da área Pix. Além disso, o usuário pode optar entre pagar o boleto no Pix Parcelado em uma ou mais parcelas, a depender do valor.
A principal diferença entre pagar um boleto com o Pix e o Pix Parcelado é o prazo de pagamento, isso porque, no Pix convencional a quantia será debitada da conta de uma só vez, no momento da operação. Por outro lado, no Pix Parcelado a quantia será debitada somente no mês seguinte, e poderá ocorrer, ainda, de forma parcelada, caso o titular assim prefira.
Outra diferença é a incidência de juros, pois nas operações via Pix convencionais não há a cobrança de qualquer tarifa ou juros sobre o valor, enquanto no Pix Parcelado há cobrança da taxa de juros sobre o valor total, que varia de acordo com cada instituição financeira e pode chegar a 10% ao mês.
Apesar dessas diferenças, em ambos os casos o recebedor terá a quantia depositada em sua conta instantaneamente e de forma integral.
Qual é a diferença entre Pix Parcelado e cartão de crédito?
Conforme mencionado, para que seja feito o pagamento de um boleto através do Pix Parcelado, é preciso que o documento possua QR Code. Sendo assim, abra o aplicativo da instituição financeira e acesse a área Pix. Em seguida, siga os seguintes passos:
Por fim, a contratação do crédito será concluída e o pagamento efetuado. Vale lembrar que na data de vencimento da parcela é preciso que o correntista tenha dinheiro suficiente em conta, caso contrário, pode haver a incidência de juros devido ao atraso.
Depende, para determinar se é mais vantajoso o pagamento de boletos através do Pix Parcelado ou cartão de crédito, o usuário deve considerar, principalmente, o valor total das taxas aplicadas, já que no primeiro há a incidência de juros, e no segundo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Portanto, a principal recomendação é que o pagamento seja feito à vista, a fim de evitar dívidas futuras que, devido aos encargos embutidos, se tornarão ainda mais caras.
O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?
O pagamento das parcelas do Pix Parcelado é feito através da função débito automático, ou seja, é descontado diretamente da conta na data estipulada pelo titular. Contudo, se no momento não houver dinheiro suficiente, o correntista entra no chamado cheque especial e, por isso, terá de pagar mais juros sobre o valor, que corresponde ao atraso no pagamento.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios