;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Tem como pagar boleto com Pix Parcelado?

Tem como pagar boleto com Pix Parcelado?

Compartilhe esse post:

O pagamento de boletos através do Pix Parcelado conta com a incidência de juros, que podem variar entre 2,09% e 10% ao mês.

O Pix Parcelado é uma das funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, e passou a ser oferecido pelas instituições financeiras em 2022. Na prática, o serviço funciona de forma similar a um empréstimo pessoal, portanto, se uma pessoa precisa realizar um pagamento ou transferência via Pix, mas não possui a quantia suficiente em conta, por exemplo, pode solicitar o valor à instituição em que é correntista.

O banco ou fintech, por sua vez, disponibilizará o valor ao cliente, que o devolverá posteriormente, de forma parcelada e com acréscimo de juros. O beneficiário do dinheiro, isso é, quem está recebendo a transferência ou pagamento, contará com o depósito imediato e integral em sua conta, bem como já ocorre nas operações convencionais via Pix.

Conheça as novas regras do Pix em 2023!

Tem como pagar boleto com o Pix Parcelado?

Sim, assim como ocorre com cartão de crédito, também é possível pagar boletos com o Pix Parcelado. A opção está disponível, inclusive, para diversos tipos de boletos, por exemplo:

  • contas de consumo, como água, luz, gás e telefone;
  • boletos oriundos de compras na internet;
  • fatura do cartão de crédito;
  • mensalidades escolares;
  • condomínio e entre outros.

Para isso, a única regra é que haja o QR Code, que permite que seja feita a leitura do boleto pelo próprio aplicativo, dentro da área Pix. Além disso, o usuário pode optar entre pagar o boleto no Pix Parcelado em uma ou mais parcelas, a depender do valor.

Qual é a diferença entre pagar boleto com o Pix e o Pix Parcelado?

A principal diferença entre pagar um boleto com o Pix e o Pix Parcelado é o prazo de pagamento, isso porque, no Pix convencional a quantia será debitada da conta de uma só vez, no momento da operação. Por outro lado, no Pix Parcelado a quantia será debitada somente no mês seguinte, e poderá ocorrer, ainda, de forma parcelada, caso o titular assim prefira.

Outra diferença é a incidência de juros, pois nas operações via Pix convencionais não há a cobrança de qualquer tarifa ou juros sobre o valor, enquanto no Pix Parcelado há cobrança da taxa de juros sobre o valor total, que varia de acordo com cada instituição financeira e pode chegar a 10% ao mês.

Apesar dessas diferenças, em ambos os casos o recebedor terá a quantia depositada em sua conta instantaneamente e de forma integral.

Qual é a diferença entre Pix Parcelado e cartão de crédito?

Como pagar boleto com o Pix Parcelado?

Conforme mencionado, para que seja feito o pagamento de um boleto através do Pix Parcelado, é preciso que o documento possua QR Code. Sendo assim, abra o aplicativo da instituição financeira e acesse a área Pix. Em seguida, siga os seguintes passos:

  • clique em “Ler Qr Code, então, a câmera será aberta e deve ser direcionada o código, até que seja feita a leitura”;
  • na tela seguinte, serão mostradas as informações referentes ao boleto, como beneficiário, valor e data de vencimento, confirme a operação;
  • em seguida, selecione o pagamento através do Pix Parcelado. Ao clicar nessa opção, serão mostradas as formas de parcelamento e taxa de juros. Se concordar, é só escolher em quantas vezes deseja parcelar, a data de vencimento de cada parcela e clicar em “Contratar”.

Por fim, a contratação do crédito será concluída e o pagamento efetuado. Vale lembrar que na data de vencimento da parcela é preciso que o correntista tenha dinheiro suficiente em conta, caso contrário, pode haver a incidência de juros devido ao atraso.

Vale mais a pena pagar o boleto com o Pix Parcelado ou o cartão de crédito?

Depende, para determinar se é mais vantajoso o pagamento de boletos através do Pix Parcelado ou cartão de crédito, o usuário deve considerar, principalmente, o valor total das taxas aplicadas, já que no primeiro há a incidência de juros, e no segundo do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Portanto, a principal recomendação é que o pagamento seja feito à vista, a fim de evitar dívidas futuras que, devido aos encargos embutidos, se tornarão ainda mais caras.

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

O que acontece se na data de pagamento eu não possuir dinheiro em conta?

O pagamento das parcelas do Pix Parcelado é feito através da função débito automático, ou seja, é descontado diretamente da conta na data estipulada pelo titular. Contudo, se no momento não houver dinheiro suficiente, o correntista entra no chamado cheque especial e, por isso, terá de pagar mais juros sobre o valor, que corresponde ao atraso no pagamento.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que acontece se eu não pagar a fatura do cartão de crédito?

Quais são as consequências para aqueles que não pagam a fatura do cartão de crédito? Veja o que pode acontecer com os inadimplentes.

Ler artigo completo

0 respostas para “Tem como pagar boleto com Pix Parcelado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo