;
FinanzeroBlogCrédito

Vale a pena financiar um imóvel usado?

Vale a pena financiar um imóvel usado?

Compartilhe esse post:

Financiar um imóvel usado: como funciona essa linha de crédito e o quanto vale a pena optar por esse tipo de negócio. Saiba mais.

Uma das principais dúvidas de quem deseja comprar a casa própria é: adquirir um imóvel novo, na planta ou recorrer a um usado?

A grande questão é que existem algumas diferenças entre cada um destes tipos de financiamentos. Nesse post vamos nos focar nos imóveis usados.

Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

Como funciona o financiamento de imóvel usado?

O comprador encontra o imóvel de seu interesse e solicita o crédito ao banco. A instituição financeira vai efetuar o pagamento ao vendedor. Depois, o comprador precisa pagar esse crédito em forma de parcelas diretamente ao banco.

A verdade é que o financiamento de imóvel usado tem as mesmas características da compra de um imóvel na planta ou seminovo. A grande diferença é que a porcentagem pode ser um pouco menor.

O limite máximo para financiar um imóvel usado é de 90%, mas o mais comum é 80%. Já no caso dos imóveis mais novos é possível conseguir até 100%. Mas não são todos os bancos que oferecem essa margem de crédito.

Qual data limite para aderir ao saque aniversário?

Como financiar um imóvel usado?

O primeiro passo é começar a juntar dinheiro para o pagamento da entrada, que precisa ser de, no mínimo, 10% o valor total do imóvel.

Depois o comprador precisa encontrar uma casa ou apartamento que esteja de acordo com seu gosto.

Nesse financiamento existem os pagamentos de algumas taxas e impostos. Sendo assim é essencial guardar dinheiro para eles também.

Com o imóvel selecionado, procure bancos que tenham essa linha de crédito. É importante comparar as condições de cada instituição e selecionar aquela que se encaixa no seu bolso.

Uma regra é que as prestações não podem ultrapassar os 30% da renda mensal bruta do comprador. Por isso é preciso ter certeza que sua renda será o suficiente para o pagamento das parcelas.

Antes da assinatura do contrato, o banco faz uma análise de crédito e uma análise jurídica. A aprovação e liberação do dinheiro para financiar um imóvel usado só acontecem após esses processos.

Como fazer um empréstimo para pagar outro empréstimo?

Quais cuidados tomar na hora de financiar um imóvel usado?

Verifique o estado do imóvel

Antes de se dirigir a um banco é importante avaliar o estado do imóvel a ser comprado. Afinal de contas, caso não esteja dentro dos parâmetros básicos, o financiamento não será liberado pela instituição financeira. Fazendo isso você poupa tempo e pode ter mais tempo para encontrar outro lugar.

É importante olhar se há infiltrações, como está a estrutura, se há rachaduras, estado da pintura, os pisos, o encanamento, entre outros pontos.

Tente descobrir o motivo da venda e se há muitos reparos a serem feitos.

Documentos

Os documentos são essenciais em qualquer negociação e, principalmente na hora de financiar um imóvel usado. Procure verificar se o imóvel está regularizado e se o pagamento dos impostos está em dia.
Essa verificação é essencial para saber se o imóvel está sendo vendido com autorização de todos os proprietários.

Analise o entorno do imóvel

Seja uma casa ou apartamento, o ideal é avaliar também a região onde o imóvel está localizado.
Analise se o bairro possui problemas com enchentes, se tem muitos assaltos, se o comércio é próximo, entre outras questões.

Afinal de contas, vale a pena financiar um imóvel usado?

É preciso ter prudência na hora de financiar um imóvel usado, pois quanto mais antigo, maiores as chances de que ele necessite de reparos. Nesse caso, os gastos acabam sendo ainda maiores.

O grande ponto positivo é que existem muitos imóveis usados disponíveis para venda e isso aumenta a oferta e pode reduzir os valores.

O imóvel usado é uma boa alternativa para quem tem pouco dinheiro para dar entrada e não pode arcar com parcelas muito altas. Porém é imprescindível fazer todo o processo com cautela e com muita pesquisa.

Você tem mais alguma dúvida sobre como financiar um imóvel usado? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

A renovação de empréstimo consignado pode ser muito útil em determinadas situações, mas este ainda […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Vale a pena financiar um imóvel usado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo