FinanzeroBlogCrédito

Vale a pena financiar um imóvel usado?

Vale a pena financiar um imóvel usado?

Atualizado em: Quarta-feira, 08/06/2022 às 13h42
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Financiar um imóvel usado: como funciona essa linha de crédito e o quanto vale a pena optar por esse tipo de negócio. Saiba mais.

Uma das principais dúvidas de quem deseja comprar a casa própria é: adquirir um imóvel novo, na planta ou recorrer a um usado?

A grande questão é que existem algumas diferenças entre cada um destes tipos de financiamentos. Nesse post vamos nos focar nos imóveis usados.

Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

Como funciona o financiamento de imóvel usado?

O comprador encontra o imóvel de seu interesse e solicita o crédito ao banco. A instituição financeira vai efetuar o pagamento ao vendedor. Depois, o comprador precisa pagar esse crédito em forma de parcelas diretamente ao banco.

A verdade é que o financiamento de imóvel usado tem as mesmas características da compra de um imóvel na planta ou seminovo. A grande diferença é que a porcentagem pode ser um pouco menor.

O limite máximo para financiar um imóvel usado é de 90%, mas o mais comum é 80%. Já no caso dos imóveis mais novos é possível conseguir até 100%. Mas não são todos os bancos que oferecem essa margem de crédito.

Qual data limite para aderir ao saque aniversário?

Como financiar um imóvel usado?

O primeiro passo é começar a juntar dinheiro para o pagamento da entrada, que precisa ser de, no mínimo, 10% o valor total do imóvel.

Depois o comprador precisa encontrar uma casa ou apartamento que esteja de acordo com seu gosto.

Nesse financiamento existem os pagamentos de algumas taxas e impostos. Sendo assim é essencial guardar dinheiro para eles também.

Com o imóvel selecionado, procure bancos que tenham essa linha de crédito. É importante comparar as condições de cada instituição e selecionar aquela que se encaixa no seu bolso.

Uma regra é que as prestações não podem ultrapassar os 30% da renda mensal bruta do comprador. Por isso é preciso ter certeza que sua renda será o suficiente para o pagamento das parcelas.

Antes da assinatura do contrato, o banco faz uma análise de crédito e uma análise jurídica. A aprovação e liberação do dinheiro para financiar um imóvel usado só acontecem após esses processos.

Como fazer um empréstimo para pagar outro empréstimo?

Quais cuidados tomar na hora de financiar um imóvel usado?

Verifique o estado do imóvel

Antes de se dirigir a um banco é importante avaliar o estado do imóvel a ser comprado. Afinal de contas, caso não esteja dentro dos parâmetros básicos, o financiamento não será liberado pela instituição financeira. Fazendo isso você poupa tempo e pode ter mais tempo para encontrar outro lugar.

É importante olhar se há infiltrações, como está a estrutura, se há rachaduras, estado da pintura, os pisos, o encanamento, entre outros pontos.

Tente descobrir o motivo da venda e se há muitos reparos a serem feitos.

Documentos

Os documentos são essenciais em qualquer negociação e, principalmente na hora de financiar um imóvel usado. Procure verificar se o imóvel está regularizado e se o pagamento dos impostos está em dia.
Essa verificação é essencial para saber se o imóvel está sendo vendido com autorização de todos os proprietários.

Analise o entorno do imóvel

Seja uma casa ou apartamento, o ideal é avaliar também a região onde o imóvel está localizado.
Analise se o bairro possui problemas com enchentes, se tem muitos assaltos, se o comércio é próximo, entre outras questões.

Afinal de contas, vale a pena financiar um imóvel usado?

É preciso ter prudência na hora de financiar um imóvel usado, pois quanto mais antigo, maiores as chances de que ele necessite de reparos. Nesse caso, os gastos acabam sendo ainda maiores.

O grande ponto positivo é que existem muitos imóveis usados disponíveis para venda e isso aumenta a oferta e pode reduzir os valores.

O imóvel usado é uma boa alternativa para quem tem pouco dinheiro para dar entrada e não pode arcar com parcelas muito altas. Porém é imprescindível fazer todo o processo com cautela e com muita pesquisa.

Você tem mais alguma dúvida sobre como financiar um imóvel usado? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

O que é renovar o empréstimo consignado?Renovação de consignado com trocoRenovação de […]

Ler artigo completo

respostas para “Vale a pena financiar um imóvel usado?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo