FinanzeroBlogCrédito

Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

Atualizado em: Quinta-feira, 02/06/2022 às 15h40
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

A renovação de empréstimo consignado pode ser muito útil em determinadas situações, mas este ainda é um assunto pouco comentado.

A renovação do consignado pode ajudar aqueles que estão tendo dificuldades em arcar com as parcelas do crédito ou para quem deseja mais dinheiro, mas não quer contratar um novo empréstimo. Através desta renovação é possível manter o custo das parcelas ou até mesmo reduzir os valores das parcelas.

Para saber com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado, primeiro, é preciso entender como esta renovação funciona.

Também chamada de refinanciamento do consignado, a renovação deste empréstimo consiste na renegociação de pendências, com o objetivo de fazer com que as parcelas fiquem de acordo com a atual situação financeira do contratante. Para isto, pode ser conseguido um prazo maior para a quitação da dívida ou redução das taxas de juros. Deste modo, é possível organizar as finanças.

No caso da renovação ser feita como forma de conseguir mais dinheiro, o novo valor solicitado se junta ao montante atual e são determinadas novas condições.

A liberação de crédito na renovação do contrato somente pode ser efetuada se parte do contrato já estiver paga, contudo, não existe uma regra de quantas parcelas devem estar quitadas para solicitar uma renovação do empréstimo consignado. Ainda assim, na maioria das instituições financeiras, a determinação é de que o contratante tenha pago de 15% a 30% de todas as parcelas

Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?

O que é renovar o empréstimo consignado?

Renovar o empréstimo consignado nada mais é do que o contratante refinanciar um contrato ativo e parcialmente pago dentro da mesma instituição financeira.

Com este refinanciamento, a instituição quita o crédito do contrato até então ativo e dá início a um novo contrato, com um novo prazo de pagamento.

Através da renovação do empréstimo consignado, além de conseguir um prazo maior para pagamento, é possível reduzir as taxas de juros e reduzir o valor das parcelas.

Quando o contratante opta por renovar o consignado, há a possibilidade de ele escolher entre uma renovação de consignado com troco e sem troco. Veja abaixo como funciona cada modalidade.

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

Renovação de consignado com troco

A renovação do empréstimo consignado com troco é ideal para aqueles que desejam uma quantia maior a ser diluída nas novas parcelas.

Nesta modalidade, o contratante, após quitar as parcelas necessárias, solicita a renovação com um acréscimo de valor. Com isso, a instituição quita as parcelas faltantes e a diferença correspondente a descontos e juros reduzidos são repassadas para a conta do contratante, somando-se a nova quantia solicitada.

Como funciona o refinanciamento de imóvel com troco?

Renovação de consignado sem troco

Esta modalidade é indicada para os que desejam somente refinanciar a dívida com a instituição a fim de aumentar o prazo e reduzir os valores das parcelas.

Exemplificando, se o contratante tem um empréstimo de 20 mil reais, dividido em 60 parcelas e já efetuou o pagamento de 25, ele pode solicitar o refinanciamento do valor restante utilizando as determinações do contrato original, ou seja, em mais 60 vezes.

Quem pode renovar o empréstimo consignado?

A renovação do consignado pode ser feita por todos que possam solicitar esta modalidade de crédito, no caso, aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas privadas que tenham convênio com a instituição financeira do cliente.

O que é preciso para renovar o empréstimo consignado?

Para que seja possível realizar a renovação do consignado é obrigatório:

Ter pago o contrato parcialmente

Não existe uma regra definida, mas a maioria das instituições financeiras exige entre 15% e 30% do pagamento de todas as parcelas.

Assinar um novo contrato

A renovação do consignado só pode ser feita se o contratante aceitar assinar um novo contrato. Este processo fundamenta-se na desaverbação do antigo contrato e averbação do novo, para que a margem seja liberada e seja possível obter o crédito.

Negociar com a instituição financeira

Ao negociar a dívida, é preciso atentar-se ao detalhes e às condições de pagamento oferecidas pela instituição financeira.

Quanto tempo demora a renovação do empréstimo consignado?

O prazo para aprovação da renovação do consignado, na maioria das instituições financeiras, normalmente é de 15 a 20 dias.

O prazo para aprovação é mais longo, pois na renovação é preciso encerrar o antigo contrato e realizar um novo. Apesar disso, o processo de renovação do empréstimo consignado é bem simples e na maioria das vezes, todas as etapas podem ser feitas pela internet.

Tenho direito a margem de 40% do consignado do INSS?

Quais contratos podem ser renovados?

Desde que tenha sido pago parcialmente, qualquer contrato de consignado pode ser renovado. Algumas instituições até permitem o refinanciamento de mais de um contrato em um novo contrato.

A maioria das instituições realiza a renovação de empréstimo consignado e têm convênio com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).

Qual a diferença entre renovação de consignado e portabilidade de dívida?

Muitos confundem a renovação de consignado com a portabilidade de dívida. Os objetivos dos dois são semelhantes, como reduzir as taxas de juros, porém, são coisas diferentes.

Na renovação do consignado, o empréstimo é mantido na mesma instituição financeira e na portabilidade de dívida ocorre a troca da instituição.

Ao realizar a portabilidade, o contratante transfere o consignado para outra instituição que ofereça uma proposta mais vantajosa. Além disso, é importante destacar que a portabilidade não oferece nenhum dinheiro extra, como ocorre em alguns casos de renovação.

Qual a renda mínima para conseguir um empréstimo consignado?

Quais as vantagens de renovar o empréstimo consignado?

Existem algumas vantagens em realizar a renovação do consignado. Confira abaixo quais são elas.

Taxas de juros reduzidas

A renovação do consignado oferece a possibilidade de redução das taxas de juros, dependo da negociação que for feita com a instituição financeira.

Boa opção para aqueles que estão com toda margem comprometida

Aqueles que utilizaram o limite de 9 linhas para empréstimo, comprometeram toda a margem consignável e precisam de dinheiro. Neste caso, realizar a renovação do contrato é uma boa opção.

Troco

Ao renovar o consignado, é possível optar por renovar o contrato com troco, de modo que o contratante recebe o troco gerado da diferença entre os valores já quitados e a renovação do contrato diretamente em sua conta.

Não é necessária consulta aos órgãos de proteção de crédito

Para a renovação do consignado não é necessário que a instituição financeira realize uma consulta do perfil do contratante nos órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa.

Como solicitar a renovação do empréstimo consignado?

Para solicitar a renovação do consignado, o contratante do empréstimo deve entrar em contato com a instituição financeira que concedeu o crédito e a fim de negociar o a renovação.

Através de uma simulação, é possível verificar as condições de pagamento e ver se, juntamente com o valor liberado, a renovação é uma boa opção.

Quando será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Vale a pena renovar o empréstimo consignado?

Caso o contratante do empréstimo consignado esteja passando por uma situação difícil e estiver precisando de crédito, mas não tem margem disponível ou não quer comprometer a renda mensal, a renovação do consignado vale a pena.

Apesar desta ser uma operação sem muitos riscos, é importante sempre realizá-la com cuidado e atenção, a fim de evita quaisquer tipos de dívidas.

Como fazer um empréstimo para pagar outro empréstimo?

Tem mais alguma dúvida sobre com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual data limite para aderir ao saque aniversário?

Como funciona o saque de aniversário?Onde cai o saque aniversário?Como fazer para […]

Ler artigo completo

respostas para “Com quantas parcelas pagas é possível renovar o empréstimo consignado?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo