FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Tenho direito a margem de 40% do consignado do INSS?

Tenho direito a margem de 40% do consignado do INSS?

Compartilhe esse post:

A margem do empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi alterada e aumentou de 35% para 40%.

O Governo Federal, com a intenção de ampliar o acesso ao crédito no Brasil, optou por ampliar a margem do empréstimo consignado do INSS.

Até dezembro do ano passado, aposentados e pensionistas do INSS podiam comprometer até 40% de sua renda líquida e desde janeiro, esta margem recuou para 35%, voltando agora novamente para o percentual de 40%.

Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo consignado sem sair de casa!

Esta medida tomada pelo Governo Federal é vista como uma forma de estimular o dinheiro em circulação na economia.

Antes, tinham direito ao consignado apenas aposentados e pensionistas do INSS, agora, beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também tem direito a acessar o consignado com a margem de 40%.

Esta modalidade de empréstimo apresenta um risco praticamente nulo de inadimplência, visto que a parcela de pagamento do crédito é retirada automaticamente da folha de pagamento do beneficiário e por isso, o consignado conta com menores taxas de juros.

Nesta nova modalidade, 35% da margem poderá ser usada para a contratar um empréstimo pessoal e 5% para despesas e saques com cartão de crédito consignado.

Aposentados do INSS: como declarar o Imposto de Renda?

O que é a margem do consignado do INSS?

A margem do consignado do INSS é uma forma de estabelecer um limite. O banco não pode descontar do benefício além do limite estabelecido pela margem do consignado.

Exemplificando, em uma renda líquida mensal de 1.000 reais, o valor máximo da parcela a ser descontado por mês será de 350 reais, isso para o empréstimo consignado convencional, mais 50 reais para despesas e saques feitos exclusivamente com cartão de crédito consignado.

O cartão de crédito consignado funciona do mesmo modo que um cartão de crédito comum, sendo utilizado para realizar pagamentos de produtos e serviços no comércio. O que muda é que, no cartão de crédito consignado, o valor da fatura pode sofrer um desconto, total ou parcial, automático na folha de pagamento, limitado ao valor da margem do consignado.

13° salário do INSS antecipado. Entenda.

Quais as taxas de juros do consignado do INSS?

As taxas de juros do empréstimo consignado do INSS variam, mas geralmente são menores do que em outras modalidades de crédito. A média da taxa de juros do consignado público é 2,14% ao mês e o cartão consignado de no máximo 3,06% ao mês.

Para os servidores públicos ativos (não aposentados), há uma pequena diferença no percentual da taxa de juros. Para empréstimo a taxa é de 2,05% ao mês e o cartão consignado é de 5% ao mês.

O prazo de pagamento deste empréstimo também costuma ser maior, podendo variar de 12 a 84 meses, dependendo de cada instituição financeira.

Empréstimo Pessoal online sem burocracia: simule e contrate!

Quais as recomendações do INSS para contratar um empréstimo consignado?

Para contratar um empréstimo consignado, o INSS recomenda que:

  • Os valores da aposentadoria e do empréstimo consignado sejam monitorados através da plataforma “Meu INSS”;
  • Empréstimos não sejam contratados por telefone;
  • O CPF e o número do cartão do INSS não sejam passados;
  • O contrato seja lido com atenção;
  • O beneficiário saiba que o INSS não entra em contato através de mensagem de SMS ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado.

Além disso, em caso de fraudes ou em que o beneficiário não reconheça o empréstimo, a instituição financeira que concedeu o crédito deve ser procurada imediatamente e uma reclamação no Portal do Consumidor, disponível neste link, deve ser registrada.

O INSS também destaca que o próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de empréstimo consignado através da plataforma “Meu INSS” ou por meio da Central 135, que realiza atendimentos das 7h às 22hh, se segunda a sábado.

Como tirar a segunda via da Cagece?

Tem mais alguma dúvida sobre a antecipação do 13° salário do INSS alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar a segunda via da Cagece?

Veja como tirar a segunda via da conta Cagece pelo site e aplicativo, se há custo na solicitação e como consultar se há faturas pendentes.

Ler artigo completo

0 respostas para “Tenho direito a margem de 40% do consignado do INSS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo