FinanzeroBlogCrédito

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 16h05
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Empréstimo consignado: como fazer, qual o melhor banco, quais são as vantagens e demais informações sobre a portabilidade do crédito

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que apresenta descontos automáticos na folha de pagamento dos solicitantes. De acordo com a opção de empréstimo, apenas os seguintes cidadãos podem adquirir o consignado:

  • Funcionários Públicos;
  • Aposentados ou Pensionistas do INSS;
  • Militares;
  • Trabalhadores com carteira de trabalho assinada;

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ahfin, fintech com foco em saúde financeira, entre os meses de outubro de 2020 e julho de 2021, 4 a cada 10 pessoas já pediram um empréstimo consignado. O dado revela o interesse significativo da população na opção de crédito. Por isso, abaixo estão listadas questões sobre o tema, principalmente relacionadas a portabilidade do consignado.

Recebo salário sem registro, como fica o INSS?

É possível fazer portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade de um empréstimo é a ação de mudar o crédito adquirido de uma instituição financeira para outra. Dessa maneira, o cidadão que possui um empréstimo online pode enviá-lo para um novo banco, que oferece condições distintas das disponibilizadas anteriormente. É possível fazer a portabilidade das seguintes linhas de crédito:

  • Empréstimo pessoal;
  • Empréstimo consignado;
  • Refinanciamento de imóvel e veículo;

Então, o empréstimo para aposentado pode ser enviado para outra instituição e assim passar por uma portabilidade. O solicitante pode conferir as novas ofertas e condições disponíveis para o seu crédito, desde que o banco ofereça a modalidade e possua vínculo com a empresa do solicitante ou com o INSS.

Como fazer a portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade pode ser feita entrando em contato com o novo banco credor escolhido pelo solicitante. A instituição financeira deve ser informada do valor do empréstimo adquirido e das condições definidas para ele, assim poderá analisar a situação e definir as novas ofertas.

O processo da portabilidade varia conforme os bancos e o solicitante da ação deve entrar em contato com a instituição para verificar o que deve ser feito. É comum que sejam solicitados os documentos do cidadão, em conjunto com o contrato e demais registros sobre o empréstimo consignado adquirido.

Além disso, a portabilidade é uma troca de banco credor do empréstimo e por isso as instituições podem fazer análises de crédito e score do indivíduo. As informações pessoais e financeiras do solicitante serão relevantes no momento de decisão sobre as condições do crédito desejado.

Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão?

Qual a vantagem da portabilidade de empréstimo consignado?

De forma geral, a portabilidade é desejada para adquiri novas condições sobre o empréstimo seguro. O esperado é que a nova oferta seja melhor do que a anterior, sendo essa uma das vantagens da ação. O solicitante deve se atentar a todas as condições já existentes para compará-las com as que serão enviadas pela nova instituição. Devem ser percebidas as seguintes características do consignado:

  • Taxa de juros;
  • Tempo para quitar o empréstimo;
  • Margem consignável;

Então, a portabilidade será vantajosa quando apresenta condições melhores para o solicitante. Cada instituição pode apresentar ofertas distintas e por isso é válido conferir em mais de um banco para comparar as opções disponíveis.

Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!

Qual é o melhor banco para fazer a portabilidade de um empréstimo consignado?

Conforme comentado, o objetivo principal da portabilidade é a aquisição de um empréstimo consignado com melhores condições. Por isso, o cidadão deve se atentar as ofertas apresentadas e escolher a melhor para ele, levando em consideração sua vida financeira.

É válido mencionar que o crédito consignado só pode ser aceito em instituições financeiras que apresentam vínculo com a empresa que o cidadão trabalha ou com o INSS, no caso de aposentados ou pensionistas.

Como se aposentar pelo INSS com o teto de 7 mil reais?

Qual o prazo para portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade pode ser feita em um período de 15 a 20 dias. Contudo, esse tempo pode variar, já que as instituições analisam as informações do crédito e do solicitante. Se a portabilidade do empréstimo consignado demorar mais do que o esperado, o cidadão deve entrar em contato com o banco e verificar o ocorrido e quais são as ações que podem ser feitas.

O envio correto das informações é uma ação que pode contribuir com a rapidez no processo. Isso porque, informações incorretas ou desatualizadas podem dificultar a avaliação necessária feita pelos bancos.

Quando o banco pode negar a portabilidade de um empréstimo consignado?

As instituições financeiras podem negar a portabilidade de um empréstimo consignado quando o solicitante não está de acordo com as regras internas do banco. Dessa forma, a não liberação da portabilidade pode ocorrer quando:

  • Não foram pagas o número mínimo de parcelas do crédito;
  • Cliente está restrito no banco;
  • Limite de idade;

Essas condições podem variar de acordo com as instituições e por isso é recomendado que o solicitante faça a simulação da portabilidade em demais bancos.

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

Conforme mencionado, existem algumas situações em que a instituição pode negar a portabilidade. Em geral, as questões podem ser internas e então o cidadão pode verificar em outros bancos a possibilidade de troca. Além disso, cada instituição faz a análise da situação do indivíduo e podem liberar ou não o empréstimo, com condições iguais ou distintas das já existentes.

Os motivos do impedimento da portabilidade podem variar, conforme indicado abaixo:

  • Questões internas;
  • Perfil do solicitante;
  • Instituição não oferece crédito consignado;
  • Condições iguais ou não favoráveis ao solicitante;

Então, ainda que a portabilidade tenha sido negada, o solicitante pode verificar em demais bancos suas opções. Para analisar cada oferta, basta que o cidadão entre em contato com a instituição e apresente todas as informações necessárias para ser realizada a simulação.

Como fazer o dinheiro render sem investir?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que impede a portabilidade de um empréstimo consignado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Recebo salário sem registro, como fica o INSS?

Além do INSS, quais os outros prejuízos?Por que as empresas pagam salário […]

Ler artigo completo

respostas para “O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo