FinanzeroBlogCrédito

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

Compartilhe esse post:

Empréstimo consignado: como fazer, qual o melhor banco, quais são as vantagens e demais informações sobre a portabilidade do crédito

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo seguro que apresenta descontos automáticos na folha de pagamento dos solicitantes. De acordo com a opção de empréstimo, apenas os seguintes cidadãos podem adquirir o consignado:

  • Funcionários Públicos;
  • Aposentados ou Pensionistas do INSS;
  • Militares;
  • Trabalhadores com carteira de trabalho assinada;

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ahfin, fintech com foco em saúde financeira, entre os meses de outubro de 2020 e julho de 2021, 4 a cada 10 pessoas já pediram um empréstimo consignado. O dado revela o interesse significativo da população na opção de crédito. Por isso, abaixo estão listadas questões sobre o tema, principalmente relacionadas a portabilidade do consignado.

Recebo salário sem registro, como fica o INSS?

É possível fazer portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade de um empréstimo é a ação de mudar o crédito adquirido de uma instituição financeira para outra. Dessa maneira, o cidadão que possui um empréstimo online pode enviá-lo para um novo banco, que oferece condições distintas das disponibilizadas anteriormente. É possível fazer a portabilidade das seguintes linhas de crédito:

  • Empréstimo pessoal;
  • Empréstimo consignado;
  • Refinanciamento de imóvel e veículo;

Então, o empréstimo para aposentado pode ser enviado para outra instituição e assim passar por uma portabilidade. O solicitante pode conferir as novas ofertas e condições disponíveis para o seu crédito, desde que o banco ofereça a modalidade e possua vínculo com a empresa do solicitante ou com o INSS.

Como fazer a portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade pode ser feita entrando em contato com o novo banco credor escolhido pelo solicitante. A instituição financeira deve ser informada do valor do empréstimo adquirido e das condições definidas para ele, assim poderá analisar a situação e definir as novas ofertas.

O processo da portabilidade varia conforme os bancos e o solicitante da ação deve entrar em contato com a instituição para verificar o que deve ser feito. É comum que sejam solicitados os documentos do cidadão, em conjunto com o contrato e demais registros sobre o empréstimo consignado adquirido.

Além disso, a portabilidade é uma troca de banco credor do empréstimo e por isso as instituições podem fazer análises de crédito e score do indivíduo. As informações pessoais e financeiras do solicitante serão relevantes no momento de decisão sobre as condições do crédito desejado.

Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão?

Qual a vantagem da portabilidade de empréstimo consignado?

De forma geral, a portabilidade é desejada para adquiri novas condições sobre o empréstimo seguro. O esperado é que a nova oferta seja melhor do que a anterior, sendo essa uma das vantagens da ação. O solicitante deve se atentar a todas as condições já existentes para compará-las com as que serão enviadas pela nova instituição. Devem ser percebidas as seguintes características do consignado:

  • Taxa de juros;
  • Tempo para quitar o empréstimo;
  • Margem consignável;

Então, a portabilidade será vantajosa quando apresenta condições melhores para o solicitante. Cada instituição pode apresentar ofertas distintas e por isso é válido conferir em mais de um banco para comparar as opções disponíveis.

Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!

Qual é o melhor banco para fazer a portabilidade de um empréstimo consignado?

Conforme comentado, o objetivo principal da portabilidade é a aquisição de um empréstimo consignado com melhores condições. Por isso, o cidadão deve se atentar as ofertas apresentadas e escolher a melhor para ele, levando em consideração sua vida financeira.

É válido mencionar que o crédito consignado só pode ser aceito em instituições financeiras que apresentam vínculo com a empresa que o cidadão trabalha ou com o INSS, no caso de aposentados ou pensionistas.

Como se aposentar pelo INSS com o teto de 7 mil reais?

Qual o prazo para portabilidade de empréstimo consignado?

A portabilidade pode ser feita em um período de 15 a 20 dias. Contudo, esse tempo pode variar, já que as instituições analisam as informações do crédito e do solicitante. Se a portabilidade do empréstimo consignado demorar mais do que o esperado, o cidadão deve entrar em contato com o banco e verificar o ocorrido e quais são as ações que podem ser feitas.

O envio correto das informações é uma ação que pode contribuir com a rapidez no processo. Isso porque, informações incorretas ou desatualizadas podem dificultar a avaliação necessária feita pelos bancos.

Quando o banco pode negar a portabilidade de um empréstimo consignado?

As instituições financeiras podem negar a portabilidade de um empréstimo consignado quando o solicitante não está de acordo com as regras internas do banco. Dessa forma, a não liberação da portabilidade pode ocorrer quando:

  • Não foram pagas o número mínimo de parcelas do crédito;
  • Cliente está restrito no banco;
  • Limite de idade;

Essas condições podem variar de acordo com as instituições e por isso é recomendado que o solicitante faça a simulação da portabilidade em demais bancos.

O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?

Conforme mencionado, existem algumas situações em que a instituição pode negar a portabilidade. Em geral, as questões podem ser internas e então o cidadão pode verificar em outros bancos a possibilidade de troca. Além disso, cada instituição faz a análise da situação do indivíduo e podem liberar ou não o empréstimo, com condições iguais ou distintas das já existentes.

Os motivos do impedimento da portabilidade podem variar, conforme indicado abaixo:

  • Questões internas;
  • Perfil do solicitante;
  • Instituição não oferece crédito consignado;
  • Condições iguais ou não favoráveis ao solicitante;

Então, ainda que a portabilidade tenha sido negada, o solicitante pode verificar em demais bancos suas opções. Para analisar cada oferta, basta que o cidadão entre em contato com a instituição e apresente todas as informações necessárias para ser realizada a simulação.

Como fazer o dinheiro render sem investir?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que impede a portabilidade de um empréstimo consignado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Recebo salário sem registro, como fica o INSS?

Algumas empresas adotam a prática de pagar ao trabalhador o seu salário sem registro e […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que impede a portabilidade de um empréstimo consignado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo