Índice de conteúdo
Empréstimo consignado: como fazer, qual o melhor banco, quais são as vantagens e demais informações sobre a portabilidade do crédito
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo seguro que apresenta descontos automáticos na folha de pagamento dos solicitantes. De acordo com a opção de empréstimo, apenas os seguintes cidadãos podem adquirir o consignado:
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ahfin, fintech com foco em saúde financeira, entre os meses de outubro de 2020 e julho de 2021, 4 a cada 10 pessoas já pediram um empréstimo consignado. O dado revela o interesse significativo da população na opção de crédito. Por isso, abaixo estão listadas questões sobre o tema, principalmente relacionadas a portabilidade do consignado.
Recebo salário sem registro, como fica o INSS?
A portabilidade de um empréstimo é a ação de mudar o crédito adquirido de uma instituição financeira para outra. Dessa maneira, o cidadão que possui um empréstimo online pode enviá-lo para um novo banco, que oferece condições distintas das disponibilizadas anteriormente. É possível fazer a portabilidade das seguintes linhas de crédito:
Então, o empréstimo para aposentado pode ser enviado para outra instituição e assim passar por uma portabilidade. O solicitante pode conferir as novas ofertas e condições disponíveis para o seu crédito, desde que o banco ofereça a modalidade e possua vínculo com a empresa do solicitante ou com o INSS.
A portabilidade pode ser feita entrando em contato com o novo banco credor escolhido pelo solicitante. A instituição financeira deve ser informada do valor do empréstimo adquirido e das condições definidas para ele, assim poderá analisar a situação e definir as novas ofertas.
O processo da portabilidade varia conforme os bancos e o solicitante da ação deve entrar em contato com a instituição para verificar o que deve ser feito. É comum que sejam solicitados os documentos do cidadão, em conjunto com o contrato e demais registros sobre o empréstimo consignado adquirido.
Além disso, a portabilidade é uma troca de banco credor do empréstimo e por isso as instituições podem fazer análises de crédito e score do indivíduo. As informações pessoais e financeiras do solicitante serão relevantes no momento de decisão sobre as condições do crédito desejado.
Qual o prazo para sacar o FGTS depois da rescisão?
De forma geral, a portabilidade é desejada para adquiri novas condições sobre o empréstimo seguro. O esperado é que a nova oferta seja melhor do que a anterior, sendo essa uma das vantagens da ação. O solicitante deve se atentar a todas as condições já existentes para compará-las com as que serão enviadas pela nova instituição. Devem ser percebidas as seguintes características do consignado:
Então, a portabilidade será vantajosa quando apresenta condições melhores para o solicitante. Cada instituição pode apresentar ofertas distintas e por isso é válido conferir em mais de um banco para comparar as opções disponíveis.
Quer encontrar as melhores condições de empréstimo pessoal? Acesse FinanZero e simule já!
Conforme comentado, o objetivo principal da portabilidade é a aquisição de um empréstimo consignado com melhores condições. Por isso, o cidadão deve se atentar as ofertas apresentadas e escolher a melhor para ele, levando em consideração sua vida financeira.
É válido mencionar que o crédito consignado só pode ser aceito em instituições financeiras que apresentam vínculo com a empresa que o cidadão trabalha ou com o INSS, no caso de aposentados ou pensionistas.
Como se aposentar pelo INSS com o teto de 7 mil reais?
A portabilidade pode ser feita em um período de 15 a 20 dias. Contudo, esse tempo pode variar, já que as instituições analisam as informações do crédito e do solicitante. Se a portabilidade do empréstimo consignado demorar mais do que o esperado, o cidadão deve entrar em contato com o banco e verificar o ocorrido e quais são as ações que podem ser feitas.
O envio correto das informações é uma ação que pode contribuir com a rapidez no processo. Isso porque, informações incorretas ou desatualizadas podem dificultar a avaliação necessária feita pelos bancos.
As instituições financeiras podem negar a portabilidade de um empréstimo consignado quando o solicitante não está de acordo com as regras internas do banco. Dessa forma, a não liberação da portabilidade pode ocorrer quando:
Essas condições podem variar de acordo com as instituições e por isso é recomendado que o solicitante faça a simulação da portabilidade em demais bancos.
Conforme mencionado, existem algumas situações em que a instituição pode negar a portabilidade. Em geral, as questões podem ser internas e então o cidadão pode verificar em outros bancos a possibilidade de troca. Além disso, cada instituição faz a análise da situação do indivíduo e podem liberar ou não o empréstimo, com condições iguais ou distintas das já existentes.
Os motivos do impedimento da portabilidade podem variar, conforme indicado abaixo:
Então, ainda que a portabilidade tenha sido negada, o solicitante pode verificar em demais bancos suas opções. Para analisar cada oferta, basta que o cidadão entre em contato com a instituição e apresente todas as informações necessárias para ser realizada a simulação.
Como fazer o dinheiro render sem investir?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o que impede a portabilidade de um empréstimo consignado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios