Índice de conteúdo
Após liberação da Caixa, o FGTS rescisão pode ser sacado em até cinco dias úteis. Contudo, o prazo máximo para saque da quantia é de 30 dias.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado pelo governo federal, que funciona como uma conta poupança reserva para o trabalhador. Dessa forma, quando uma pessoa começa a trabalhar em uma empresa em regime CLT, é aberta uma conta FGTS para ela.
Nessa conta, os empregadores são responsáveis por realizarem depósitos mensais no valor equivalente a 8% do salário do funcionário. A quantia, por sua vez, não é descontada do trabalhador, já que se trata de um benefício. Dessa forma, na prática, o saldo FGTS é constituído pelo total desses depósitos, e os valores podem ser sacados pelos trabalhadores em algumas situações, como:
No caso da demissão sem justa causa, o trabalhador pode sacar todo o valor disponível na conta vinculada a este emprego, chamado de saque rescisão, além da multa rescisória, que é calculada a partir do valor disponível para saque.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
Quando a empresa rescinde o contrato de trabalho, isso é, demite o funcionário, a mesma deve comunicar imediatamente à Caixa Econômica Federal, através do Conectividade Social. A partir daí, a empregadora obtém a chave de identificação da conta do trabalhador, utilizada para o pagamento do benefício.
Esse procedimento, por sua vez, é feito junto à rescisão do contrato e pode demorar até 10 dias para ser concluído, pois é feita uma análise da Caixa. Após a aprovação da instituição financeira, contudo, o trabalhador pode sacar o FGTS rescisão em até cinco dias úteis, mediante a documentação necessária.
O dinheiro ficará disponível para saque durante 30 dias, portanto, este é o prazo máximo para sacar o FGTS após a rescisão. Caso acabe este período e o trabalhador não tenha realizado o saque, deverá solicitar uma nova chave de identificação à empregadora.
É possível transferir o dinheiro do Cartão Cidadão?
Na hora de realizar o saque do FGTS rescisão, o trabalhador deve apresentar os seguintes documentos:
documento de identificação com foto;
carteira de trabalho;
número de inscrição no PIS/PASEP ou o Cartão Cidadão;
Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, o TRCT.
Para sacar o saldo do FGTS após a rescisão, é possível utilizar as Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e os caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, desde que o valor a ser recebido não ultrapasse R$1.500.
Por outro lado, para saques com valores superiores a R$1.500 é preciso se dirigir aos caixas localizados dentro das agências bancárias da Caixa. Em ambos os casos, contudo, é necessário apresentar a documentação citada anteriormente.
Como se cadastrar no INSS como autônomo?
Além do saque convencional, há também o Saque Digital, que nada mais é do que a transferência do valor do FGTS rescisão para outra conta bancária, conhecido como Saque Digital. Para isso, é necessário baixar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS e realizar o seguinte procedimento:
Haverá a opção “Conta Caixa”, voltada para quem é correntista da instituição e deseja receber o FGTS rescisão na conta em questão. Para quem deseja cadastrar a conta de outros bancos, é só clicar na opção abaixo, em “Conta outros bancos”.
Por fim, informe o nome do banco, o tipo de conta, se corrente ou poupança, insira o número da agência e, também, o número da conta. Após cadastrar uma conta bancária na aplicativo FGTS, o valor do benefício será automaticamente transferido para a conta em questão.
Cabe destacar, ainda, que são aceitas somente as contas de titularidade do beneficiário, e não são permitidas contas conjuntas.
Tem mais alguma dúvida sobre o FGTS rescisão? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios