Whatsapp web é uma realidade no trabalho para muitas pessoas, mas saber o limite pode ser difícil

Com a pandemia do corona vírus e a quarentena, que entrou em vigor em março no Brasil, o home office se tornou uma realidade. Da mesma forma como o Whatsapp web no trabalho.

O recurso é prático, quase todos têm acesso a ele e é gratuito, então logo começou a fazer parte do trabalho em casa. Mas quais as boas práticas de seu uso e quais os limites?

Uso prático do Whatsapp web no trabalho

Se a empresa em que você trabalha autoriza o uso do Whatsapp Web como uma ferramenta, ele pode ser muito útil. Mais rápida que o e-mail, está na palma da mão e permite uma comunicação com toda sua equipe.

O aplicativo tem várias funções, entre elas o Whatsapp Web, a versão para navegador do aplicativo. Ele facilita a comunicação de trabalho, deixando tudo em um lugar: o computador.

Se você não consegue acompanhar grupos e quer mandar mensagens pra sua equipe, pode usar também as listas de transmissão. Com elas você manda a mesma mensagem para todas as pessoas que você incluir ali. Além disso, você também pode enviar os documentos que precisa de forma rápida.

Desemprego cresceu 27,6% em quatro meses, aponta IBGE

Meu chefe pode ler minhas conversas?

Ao Whatsapp no trabalho e usar a versão web no computador da empresa para trabalho, da mesma forma você pode estar expondo suas conversas. O Whatsapp tem um recurso de mensagens criptografadas, mas ao permitir acesso no computador você permite também as mensagens.

De acordo com especialistas, empresas podem ler o que você escreve, porque a maioria delas tem controle da máquina e acesso a tudo que o colaborador escreve.

Esse monitoramento acontece por um software instalado na máquina, ele dá acesso a tudo que aparece na tela. O que pode comprometer sua imagem ou cargo se você, por exemplo fazer comentários preconceituosos.

Quais os limites do home office?

É contra a lei a empresa ler minhas mensagens?

De acordo com a justiça do trabalho a empresa tem o direito de monitorar tudo que for sua propriedade, mesmo sem autorização do colaborador. Portanto, se você usa o whatsapp no computador do trabalho eles têm o direito de monitorar.

Embora não existam leis específicas sobre o assunto, leva-se em consideração as regras de conduta da empresa. E nelas a empresa pode incluir monitorar os computadores.

A empresa pode, por exemplo, colocar em suas regras que é proibido acessar filmes adultos, ou fazer compras em e-commerce. Então a forma mais segura é usar seu celular, mas lembre que usar o celular, uso pessoal, pode acabar em uma demissão por justa causa.

O que a empresa não pode fazer é quebrar o sigilo de suas informações e, se a empresa não estabelecer em detalhes nas normas o que pode ser feito, a justiça pode considerar que houve invasão de privacidade.

Quando vou receber o 13º salário?

Como eu devo usar Whatsapp no trabalho?

O ideal é que você não misture ferramentas de trabalho e de uso pessoal. E empresas devem sempre estabelecer em suas normas, com detalhes, como monitoram os computadores, para se proteger.

Pensando em segurança digital, o aconselhável é que você usa somente os equipamentos sobre os quais tem controle, o que não é o caso de uma máquina da empresa.

Setembro amarelo: o que é burnout, a síndrome do trabalho

Quem saber mais? Ficou com alguma dúvida? Se precisar, é só perguntar.

Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.