Fala do governador assusta investidores e ações da Sabesp despencam nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (19) as ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) chegaram a cair 10,71%. Isso ocorreu porque, o governador de São Paulo, João Doria, declarou plano de capitalização da empresa, o que afastaria a companhia dos planos de privatizações.

Tanto o governo de São Paulo quanto o do Brasil tem seus planos baseados em privatizações. Por isso, a fala do governador acabou gerando uma quebra de expectativas nos investidores.

A intenção do projeto é levantar recursos para expandir a participação da empresa em outros Estados. No entanto, não há indicações de que a privatização da companhia será descartada.

Veja mais – A Caixa Econômica vai ser privatizada?

O que são ações?

As ações, também conhecidas como ativos, participação acionária ou títulos, representam pequenas frações do capital social de uma empresa negociada na Bolsa de Valores (B3). Elas podem ser:

  • Ações ordinárias: esse tipo de ação garante a quem investiu o direito a voto e à participação nas decisões da empresa
  • Ações preferencial: já nesse tipo, o investidor tem preferência na hora de receber a distribuição de lucros, como pagamento de dividendos ou compensações, no caso de falências. Entretanto, esse modelo não permite o direito ao voto nas assembleias.

A Sabesp, por exemplo, tem ações ordinárias no mercado financeiro.

Veja mais – Como comprar ações na Bolsa de Valores?

Por que ações caem na Bolsa de Valores?

As ações na Bolsa de Valores passam por diferentes períodos de alta ou queda, e isso acontece constantemente. Isso ocorre porque a B3 reúne compradores e empresas que querem vender ações em um só local, o que acaba gerando o movimento de variação de oferta e demanda do mercado.

Portanto, quanto mais pessoas se interessam por determinadas ações e aumentam as compras automaticamente o preço dessas ações sobe. O contrário também é válido, caso ocorra uma desvalorização e os investidores estejam vendendo todas as ações de uma empresa, o valor tende a cair.

Por que o interesse em compra e venda varia?

Os investidores podem comprar ou vender esses ativos por variados motivos, mas dentre os principais estão:

  • Cenário econômico – tanto do país quanto mundial;
  • Cenário político – tanto do país quanto mundial;
  • Contexto que a empresa está inserida,
  • Expectativas de mercado – aqui podem entrar rumores e boatos que circulam.

Veja mais – PIX: pagamento instantâneo. O que é e como funciona?

Quais são os horários de negociação da Bolsa de Valores?

O pregão da Bolsa de Valores tem seu início com um leilão de pré-abertura que dura 15 minutos entre às 9h45 e às 10h. Esse período serve para que os investidores possam colocar suas ofertas de compra e venda.

A abertura oficial do pregão ocorre às 10h e as negociações perduram até às 17h. No entanto, nos cinco minutos finais acontece o “call de fechamento” em que é determinado o preço de fechamento daquele dia.

Veja mais – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Ficou com mais alguma dúvida sobre o conceito de ações ou sobre a Sabesp? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.