FinanzeroBlogMercado

Ações da Sabesp caem após fala de Doria sobre capitalização

Ações da Sabesp caem após fala de Doria sobre capitalização

Compartilhe esse post:

Fala do governador assusta investidores e ações da Sabesp despencam nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (19) as ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) chegaram a cair 10,71%. Isso ocorreu porque, o governador de São Paulo, João Doria, declarou plano de capitalização da empresa, o que afastaria a companhia dos planos de privatizações.

Tanto o governo de São Paulo quanto o do Brasil tem seus planos baseados em privatizações. Por isso, a fala do governador acabou gerando uma quebra de expectativas nos investidores.

A intenção do projeto é levantar recursos para expandir a participação da empresa em outros Estados. No entanto, não há indicações de que a privatização da companhia será descartada.

Veja mais – A Caixa Econômica vai ser privatizada?

O que são ações?

As ações, também conhecidas como ativos, participação acionária ou títulos, representam pequenas frações do capital social de uma empresa negociada na Bolsa de Valores (B3). Elas podem ser:

  • Ações ordinárias: esse tipo de ação garante a quem investiu o direito a voto e à participação nas decisões da empresa
  • Ações preferencial: já nesse tipo, o investidor tem preferência na hora de receber a distribuição de lucros, como pagamento de dividendos ou compensações, no caso de falências. Entretanto, esse modelo não permite o direito ao voto nas assembleias.

A Sabesp, por exemplo, tem ações ordinárias no mercado financeiro.

Veja mais – Como comprar ações na Bolsa de Valores?

Por que ações caem na Bolsa de Valores?

As ações na Bolsa de Valores passam por diferentes períodos de alta ou queda, e isso acontece constantemente. Isso ocorre porque a B3 reúne compradores e empresas que querem vender ações em um só local, o que acaba gerando o movimento de variação de oferta e demanda do mercado.

Portanto, quanto mais pessoas se interessam por determinadas ações e aumentam as compras automaticamente o preço dessas ações sobe. O contrário também é válido, caso ocorra uma desvalorização e os investidores estejam vendendo todas as ações de uma empresa, o valor tende a cair.

Leia também – Lucro líquido da Caixa cai 39,3% no segundo trimestre

Por que o interesse em compra e venda varia?

Os investidores podem comprar ou vender esses ativos por variados motivos, mas dentre os principais estão:

  • Cenário econômico – tanto do país quanto mundial;
  • Cenário político – tanto do país quanto mundial;
  • Contexto que a empresa está inserida,
  • Expectativas de mercado – aqui podem entrar rumores e boatos que circulam.

Veja mais – PIX: pagamento instantâneo. O que é e como funciona?

Quais são os horários de negociação da Bolsa de Valores?

O pregão da Bolsa de Valores tem seu início com um leilão de pré-abertura que dura 15 minutos entre às 9h45 e às 10h. Esse período serve para que os investidores possam colocar suas ofertas de compra e venda.

A abertura oficial do pregão ocorre às 10h e as negociações perduram até às 17h. No entanto, nos cinco minutos finais acontece o “call de fechamento” em que é determinado o preço de fechamento daquele dia.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Ficou com mais alguma dúvida sobre o conceito de ações ou sobre a Sabesp? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é criptomoeda e para que serve?

Termo técnico para nomear as moedas digitais, ou seja, o dinheiro que circula na internet e que não existe fisicamente. Saiba mais

Ler artigo completo

0 respostas para “Ações da Sabesp caem após fala de Doria sobre capitalização”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo