Auxílio emergencial para quem contestou e saque para nascidos em dezembro ficam disponíveis essa semana

Cerca de 196 mil pessoas que tiveram o auxílio negado em 2020 irão receber suas parcelas essa mês. De acordo com comunicado do governo, diferente do ano passado, essas parcelas serão depositadas de uma vez.

Se você, por exemplo, deixou de receber 3 parcelas irá receber todas em sua conta digital. O pagamento desse valor será independente do mês de nascimento, diferente do que aconteceu ano passado. Todos irão receber hoje, dia 28 de janeiro, e podem já movimentar o dinheiro tanto pelo Caixa Tem, quanto em agências e lotéricas.

Quem vai receber o auxílio emergencial?

As pessoas que recebem agora essas parcelas são as que contestaram quando não recebera ou tiveram auxílio negado. No total o governo deve pagar mais de R$ 248 milhões para mais de 190 mil pessoas.

Essas pessoas são as que contestaram o não recebimento do auxílio entre os dias 7 e 16 de novembro e 13 e 31 de dezembro no Dataprev. Além disso o governo também reavaliou o pagamento e após isso cerca de 5 mil pessoas também receberão o auxílio.

Para ter as melhores condições no seu empréstimo confira o simulador da FinanZero!

Auxílio emergencial para nascidos em dezembro

O último saque do auxílio emergencial ficou disponível para saque essa semana para pessoas que nasceram em dezembro, a partir do dia 27. Apesar de o auxílio ficar disponível para pagamento de boletos muito antes, a data em que você pode fazer transferências e saques é diferente.

Esse é o dinheiro dos ciclos 5 e 6 que o governo depositou em 12 e 29 de dezembro respectivamente. Essa é a última leva, sem contar a das pessoas que contestaram, do auxílio emergencial que atendeu cerca de 67,9 milhões de brasileiros.

Leia: Governo libera as parcelas do auxílio emergencial para mais de 190 mil

Como sacar o auxílio emergencial?

Se acaso você quiser sacar o dinheiro deve seguir o seguinte passo-a-passo:

  • Em primeiro lugar acessar seu app Caixa Tem;
  • Logo após deve ir na opção “saque sem cartão”;
  • Depois disso pode ir na opção “gerar código de saque”, com ele você pode sacar seu dinheiro;
  • Em seguida você deve inserir sua senha para poder visualizá-lo, ele tem validade de uma hora;
  • Por fim, você pode ir a uma agência, casa lotérica ou correspondentes Caixa Aqui e sacar com esse código

Veja: Prazo para cadastro no Simples Nacional termina logo

O que é o auxílio emergencial?

Ele é um benefício que o governo federal começou a pagar em abril de 2020 para ajudar no enfrentamento da crise causada, também, pela pandemia de Covid-19. Ele estava disponível para:

  • Em primeiro lugar, pessoas desempregadas;
  • Bem como autônomos;
  • Trabalhadores informais;
  • MEI;
  • E, por fim, pessoas com baixa renda

Para receber o auxílio emergencial a pessoa devia preencher um cadastro no app auxílio emergencial ou no site. Se acaso a pessoa fosse aprovada ela passaria a receber pela conta digital, no app Caixa Tem. O dinheiro ficava disponível ali para pagar boletos ou compras com o cartão digital, para sacar ou transferir existiam datas diferentes.

O Caixa tem foi criado especialmente para atender a demanda de pagar milhões de pessoas com as agências com capacidade menor, devido ao distanciamento social. Mas aconteceram vários problemas durante esses meses e até mesmo registros de saques que os beneficiários não fizeram.

A Caixa, entretanto, considera que foi um sucesso devido ao pouco tempo para preparar tudo para que as pessoas pudessem receber o auxílio. O banco deve manter o Caixa Tem e acrescentar mais funções a ele, além disso também deve manter outros benefícios por ele.

Confira: Caixa Tem: Perdi o prazo para desbloquear o app na agência; e agora?

Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Se precisar, é só perguntar.

Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.