Saiba o que fazer se seu celular Android for roubado, IMEI e como sair dos aplicativos

A maioria das pessoas já teve o celular roubado, furtado, ou o perdeu e depois disso existe uma lista de coisas a serem feitas. Você precisa bloquear o celular, ou tenta localizar, além disso precisa sair de todas as suas contas.

Hoje em dia temos nossa vida na palma da mão, isso é muito prático e perigoso ao mesmo tempo. Quem já perdeu um celular sabe como é estressante e trabalhoso.

Lembre-se de, após confirmar que roubaram ou furtaram seu celular, fazer um boletim de ocorrência, para isso você não precisa sair de casa. Basta acessar o site da Delegacia Eletrônica da sua cidade.

Como rastrear Android roubado?

O Google oferece uma ferramenta para encontrar dispositivos Android, não só celulares, como também tablets: Encontre meu dispositivo

Com essa ferramenta você pode ter uma ideia de onde está seu dispositivo Android roubado ou perdido, e mesmo sem o GPS ainda é possível encontrar o dispositivo, mesmo com uma margem de erro.

Confira o passo a passo para ativar:

  • Primeiramente vá em configurações;
  • Após isso em configurações Google;
  • Nessa parte você deve ir no menu segurança;
  • Por fim, vá na aba “Encontre meu Dispositivo” e ative
  • Se possível, mantenha o GPS ativado

Depois de ativar essa ferramenta no celular você pode rastreá-lo, para isso você deve abrir o site. Lá você vai entrar com sua conta, usando o Gmail, depois disso você terá algumas opções:

  • Ver a localização do dispositivo Android roubado ou perdido;
  • Assim como reproduzir som;
  • Proteger dispositivo;
  • E limpar dispositivo

Aqui você pode ver a localização aproximada do seu celular ou tablet e decidir o que fazer.

Qual o melhor site para comprar celular?

O que faço depois de localizar meu Android roubado?

A opção de “Reproduzir som” é muito útil se você o perdeu e ele está por perto, entretanto não é útil se ele foi roubado ou se você está longe dele.

Para o caso de terem roubado seu Android outras opções fazem mais sentido. Se acaso isso aconteceu, você tem a opção de proteger o dispositivo, se ainda tiver chance de recuperá-lo.

Se você, entretanto, acredita que essa possibilidade não existe, é melhor escolher “Limpar seu dispositivo”. A última opção, apesar de útil, é irreversível, então tenha certeza antes de usá-la.

Como ganhar dinheiro jogando no celular?

Como bloquear IMEI?

O IMEI é uma identificação internacional que todo celular tem, e é único, como o número de chassi de um carro por exemplo. Para descobrir você precisa ver o adesivo na parte inferior da caixa ou discar *#06#. O número segue o padrão de 15 dígitos.

Em todo celular existe um IMEI para cada chip, logo se seu celular tem dois chips ele também tem dois números de IMEI. Inclusive os aparelhos com opção de chip virtual tem número de IMEI, lembre-se de bloquear todos em primeiro lugar, após confirmar que foi roubado.

De acordo com a Anatel, para fazer o bloqueio de um aparelho, basta ligar para a operadora e solicitar. Após esse bloqueio o celular fica sem uso para qualquer operadora. Em alguns estados o bloqueio de IMEI também pode ser feito no momento do boletim de ocorrência pela polícia.

Se acaso você conseguir recuperar seu aparelho Android roubado, também é possível fazer o desbloqueio dele por meio da operadora.

Receita Federal deve cancelar CPF’s em todo o Brasil

E meus aplicativos?

Hoje temos os bancos virtuais além das redes sociais e e-mails, então assim que der conta que seu Android foi roubado procure sair de todos esses aplicativos.

Para o caso das redes sociais você pode mudar senhas, mas para os bancos você precisa entrar em contato por telefone ou site. Lá você pode informar a perda ou roubo e mudar senhas.

No Nubank por exemplo, existe a opção “Estou sem meu celular” assim que você faz login no site com seu CPF.

É importante que você também tome algumas providências, como por exemplo, não deixar senhas anotadas na bolsa ou no bloco de notas do celular. Não usar a mesma senha para todos os aplicativos também é uma boa medida preventiva.

Para outros aplicativos, como ifood, em que normalmente deixamos informações de cartão salvas, você também pode sair de qualquer dispositivo no site.

Quanto tempo demora TED entre bancos diferentes?

Por fim, se você ficou com alguma dúvida, não deixe de nos perguntar aqui nos comentários.

Para saber mais siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.