A privatização é um assunto polemico, entretanto a Caixa venderá ações de subsidiárias, como Caixa Tem

Em 10 de agosto o site da Câmara anunciou medida, que vale até dezembro de 2021, que permite que a Caixa Econômica Federal abra capital de suas subsidiárias e empresas coligadas a elas.

Em síntese, a medida autoriza a incorporar ações de empresas privadas, criar sociedade e também que a Caixa venda ações de subsidiárias.

O banco tem cinco subsidiárias, por exemplo, a Caixa Seguridade e a Caixa Cartões, e 24 coligadas.

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Privatização

A venda de ações do banco público faz parte do plano de privatização do governo. Entretanto, em 2018 o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou ser a favor de privatizações, mas não de instituições financeiras.

Já o Ministro Paulo Guedes se mostrava a favor de privatizar todas as estatais.

Em contrapartida, a venda de ações da Caixa pode ser um desafio, já que a instituição fomenta diversos programas, como, por exemplo, o Bolsa Família, o Garantia Safra e o FIES.

Para expor sua opinião sobre a Caixa vender suas ações, você pode acessar o site da Câmara, votar na enquete e dizer se concorda com a medida.

Os Correios vão ser privatizados?

O que é privatização?

A privatização é a venda de empresas estatais, e portanto públicas, para a iniciativa privada. Ao todo, o governo Bolsonaro privatizou mais de cem empresas, entre elas a Vale, e em 2019 anunciou planos de privatizar mais 17.

Todavia, o auge da privatização no país aconteceu nos anos 90, durante o governo FHC.

Defensores da privatização argumentavam que, com a venda das empresas, sua lucratividade subiria, gerando mais riquezas, mesmo que ela não pertença mais ao poder público.

Caixa suspende venda de subsidiária

Caixa venderá ações

De acordo com o Ministro da Economia, o Caixa Tem digitalizou 64 milhões de pessoas e sua principal motivação é essa, já que, em suas palavras:

“Quanto vale um banco com 64 milhões de pessoas? Pessoas de baixa renda bancarizadas pela primeira vez”

A Caixa quer vender ações de um banco digital que, desde o início, tem tido problemas relatados pelos usuários. Mesmo assim foi um dos maiores movimentos de adesão a esse tipo de serviço.

Veja: Por que o Banco do Brasil encerrou a parceria com Caixa em lotéricas?

Caixa venderá ações para pagar dívida de R$ 40 bilhões

Pedro Guimarães, presidente da Caixa, disse, em janeiro de 2019, que o banco tinha uma dívida de R$ 40 bilhões com o governo, sem prazo de pagamento. Porém, de acordo com ele, era um objetivo dele e do Ministro pagar em quatro anos.

Esse prazo foi uma das justificativas para a vender ações da Caixa. De acordo com eles, a abertura de capital seria uma das maneiras de recuperar esse dinheiro.

Auxílio Emergencial será estendido até 2021?

Ficou com alguma dúvida? Pergunta pra mim nos comentários!

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.