FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Carteira de Trabalho Digital serve como documento?

Carteira de Trabalho Digital serve como documento?

Compartilhe esse post:

Carteira de Trabalho Digital: viagens, saque do FGTS, contratações e demissões, comprovação de renda e demais usos do documento

Segundo uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, cerca de 74% dos entrevistados preferem as compras online, quando comparadas com as presenciais. O dado revela a mudança de comportamento da sociedade e a preferência por meios digitais. A Carteira de trabalho digital é utilizada no lugar da sua versão física, o documento pode ser visualizado por meio de um aplicativo e os dados podem ser enviados de forma online.

Com a alteração da carteira de trabalho surgem algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento e uso em determinadas situações. Por isso, abaixo estão algumas questões sobre a nova versão do documento, principalmente relacionadas ao seu uso.

Empréstimo Pessoal com parcelamento em até 24 meses. Peça já!

Carteira de Trabalho Digital serve para viajar?

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), as buscas por viagens nacionais aumentaram cerca de 60% no ano de 2021, em comparação com o ano anterior. Os destinos mais buscados são Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis, ainda segundo a pesquisa feita pela agência.

Viagens de avião requerem alguns documentos e por isso, dúvidas podem surgir em relação a essa temática. De maneira geral, os documentos solicitados no momento de embarque de voos nacionais são:

  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho;
  • Documento Nacional de identidade (DNI);
  • Título de Eleitor;
  • Cartões de identidade expedidos pelo Poder Judiciário, Legislativo, pelo Ministério ou órgão subordinado;

A carteira de trabalho é um dos documentos solicitados e dessa forma os viajantes podem mostrar a versão digital para o embarque. O aplicativo conta com todas as informações presentes na versão física da carteira, o que faz com que também possa ser utilizado para comprovar os dados para a viagem.

Assim como a carteira de trabalho, outros documentos mencionados possuem a versão digital, que também pode ser utilizada nessas situações. O título de eleitor e a CNH são exemplos de documentações que possuem aplicativos, sendo título de eleitor eletrônico e CNH-e respectivamente.

Cada companhia aérea pode solicitar diferentes documentos dos passageiros e então, os indivíduos devem se atentar ao que for solicitado pela que será utilizada. Para encontrar as informações sobre a documentação basta entrar em contato com a companhia por telefone ou verificar as informações no site.

Carteira de Trabalho Digital serve para viajar de ônibus?

Viagens de ônibus também requerem documentos, como:

  • Documento oficial com foto, como RG ou CNH;
  • Cópia do RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Passaporte brasileiro;

Contudo, assim como as companhias aéreas, as rodoviárias podem solicitar documentos distintos e essa informação pode ser verificada antes do embarque ou compra das passagens. A carteira de trabalho também pode ser solicitada em viagens de ônibus e a sua versão digital pode ser utilizada, já que apresenta os mesmos dados da versão física. Dessa forma, abrir o aplicativo e confirmar as informações de trabalho é uma ação permitida e que já atende ao que for solicitado.

Por que meu registro não aparece na carteira de trabalho digital?

Carteira de Trabalho Digital serve para sacar o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS) é um benefício trabalhista pago aos funcionários por seus tempos de contribuição. O benefício é pago por meio da Caixa Econômica, pelo aplicativo, disponível para Android e IOS, ou agências nos caixas eletrônicos.

Para sacar o benefício podem ser solicitados os seguintes documentos:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Cartão cidadão;

Então, o documento digital pode ser utilizado nessas situações, como comprovação do trabalho do cidadão. Tanto a versão física quanto a online comprovam e apresentam os dados que podem ser solicitados pela Caixa Econômica no momento do saque do FGTS. Porém, é válido levar os demais documentos comentados para que não tenha algum impedimento de realizar o saque.

Carteira de Trabalho Digital serve para contratação?

A versão digital do documento pode ser utilizada para a contratação, da mesma forma que sua versão física. O empregador envia as informações sobre contrato, remuneração e demais questões de trabalho para o eSocial, que alimenta os dados presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O CNIS é responsável pelas informações existentes na carteira de trabalho digital.

Dessa maneira, o documento digital é utilizado na contratação de um novo serviço no lugar de sua versão física. O novo colaborador informa o seu CPF e com esse dado a empresa já pode enviar as informações e assinar a carteira de trabalho digital do cidadão.

Como recuperar a senha da carteira de trabalho digital?

Carteira de Trabalho Digital serve para comprovação de renda?

O comprovante de renda é uma documentação que prova quanto uma pessoa ganha ou quanto um negócio fatura mensalmente. A comprovação de renda pode ser solicitada em diversos processos, como:

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Consórcios;
  • Alugar ou comprar um imóvel;
  • Aumento de limite de cartões de crédito ou cheque especial;

Dessa forma, alguns documentos podem ser utilizados para que o cidadão possa comprovar a sua renda, são eles:

  • Holerites;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Decore;
  • Extratos bancários;
  • Carteira de Trabalho Digital;

Então, a versão digital da carteira de trabalho pode ser utilizada, em alguns casos, para a comprovação do valor recebido, já que apresenta as informações de remuneração e vínculo empregatício com instituições privadas e públicas. No caso de autônomos, esse documento pode não ser o ideal e então as demais declarações podem confirmar as informações de renda de maneira mais clara.

Carteira de Trabalho Digital serve para demissão?

O documento online funciona da mesma forma que o físico e nas demissões, assim como na contratação, as informações são constatadas na carteira de trabalho digital. Dessa maneira, todas os dados referentes ao trabalho do indivíduo serão devidamente informados no documento no momento da demissão, por meio do CNIS.

Como saber o número do PIS na carteira digital?

Carteira de Trabalho Digital serve para o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova que tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes após a conclusão dos estudos básicos. A nota do exame poderá ser utilizada para entradas em faculdades públicas e privadas, assim como garantir bolsas de estudos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Programa Universidade para todos (Prouni), além da possibilidade de financiamento estudantil utilizando o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Para realizar a prova os estudantes devem apresentar documentos, como:

  • Documento de identificação original com foto, RG ou CNH;
  • Carteira de Registro Nacional;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Caneta esferográfica transparente de tinta preta;

Todos os anos um edital sobre a prova é lançado e nele estão contidas as informações sobre o que deve ou não ser levado no momento de realização do exame. A carteira de trabalho digital pode não ser aceita, já que é obrigatório a apresentação de um documento oficial com foto, na versão física pois no momento da prova não é possível utilizar o telefone celular.

Carteira de Trabalho Digital serve como documento?

Conforme mencionado a carteira digital pode ser utilizada em várias situações, como em viagens, para retirada do FGTS, ou comprovação de renda. Contudo, existem outros documentos que não podem ser substituídos como o Documento de Identificação original com foto, sendo o RG ou CNH.

Dessa maneira, a carteira pode ser utilizada como documento, porém em determinadas situações apenas essa documentação não será necessária. Além disso, alguns processos podem exigir comprovações físicas e dessa maneira os documentos digitais não serão aceitos.

Como corrigir dados bancários na carteira de trabalho digital?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a carteira de trabalho digital e sua função? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais as diferenças entre o bolsa família e o auxílio brasil?

O auxílio brasil, novo programa social do governo, veio para substituir o bolsa família e […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Carteira de Trabalho Digital serve como documento?”:

  1. ROBERTO disse:

    BOM DIA, NA MINHA VISÃO, ENTENDO QUE A CARTEIRA DIGITAL TEM QUE SER DOCUMENTO OFICIAL, SE APRESENTA E CONSTA TODAS EMPRESAS QUE O CIDADÃO TRABALHOU DATA ENTRADA E SAÍDA E VALO DO SALÁRIO, ME-DESCUPE NÃO VEJO O PORQUE NÃO SER OFICIAL.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo