FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como a pandemia afeta o 13º salário, FGTS e INSS?

Como a pandemia afeta o 13º salário, FGTS e INSS?

Compartilhe esse post:

Pandemia provocada pelo novo coronavírus pode afetar negativamente benefícios, como FGTS, INSS e 13º salário

A suspensão de contratos de trabalho na pandemia de Covid-19 terá impacto nos seguintes pagamentos:

  • 13º salário
  • férias;
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • benefícios do INSS.

Em abril foi publicado pelo presidente Jair Bolsonaro, a MP (Medida Provisória) 936, a qual permite a suspensão de contratos e a redução de salários e jornadas.

Essa medida tem como principal objetivo diminuir as possíveis demissões geradas pela redução da atividade econômica ocasionada pela pandemia de coronavírus. Isso porque as demissões ocorrem quando o capital da empresa diminui.

Enquanto está sem trabalhar, o funcionário recebe o BEm (benefício emergencial), equivalente à parcela do seguro-desemprego à qual teria direito se a pessoa fosse demitida sem justa causa, cujo valor máximo é de R$ 1.813,03. Para empresas com faturamento anual acima de R$ 4,8 milhões, o Governo paga 70% do salário e 30% do BEm.

Veja também – Quem tem direito ao Benefício Emergencial (BEm)?

O Benefício Emergencial é considerado salário mensal para calcular o 13º salário, FGTS e INSS?

Os valores recebidos na suspensão não são considerados verbas trabalhistas, por isso, não têm efeito sobre o cálculo de 13º ou do período aquisitivo para as férias, tampouco a empresa está obrigada a recolher INSS e FGTS.

A suspensão afeta diretamente o cálculo do 13º, pois desconta os meses de interrupção. Para saber quanto vai ganhar, o trabalhador deve dividir o seu salário por 12 e multiplicar pela quantidade de meses que vai trabalhar neste ano, descontando os meses de contrato suspenso.

O período de suspensão é descontado do que falta para completar os 12 meses para as férias. Empregador e empregado podem fazer acordo para manter a data das férias, mas o período de paralisação poderá ser proporcionalmente descontado da remuneração paga nas férias, inclusive sobre o adicional de um terço.

Veja também – Não recebi o benefício emergencial (BEm) na conta. O que fazer?

O FGTS continua sendo depositado durante a suspensão do contrato?

Não, os depósitos ficam paralisados. Como perdem-se depósitos do FGTS na suspensão, a multa paga na demissão sem justa causa diminui. Mas, no caso de redução da jornada de trabalho o Fundo de Garantia não sofre tantas alterações. Nesse caso o FGTS continua sendo recolhido, porém com base no valor do salário que foi reduzido.

Nas regras da Medida Provisória, o governo fará uma complementação do salário, com base no cálculo do seguro-desemprego. Entretanto, este auxílio não será considerado na hora em que for calculado o valor do depósito do FGTS, por não ser um salário.

Porém, a Medida Provisória 927 autorizou as empresas a parcelar o recolhimento do FGTS dos meses de:

  • março;
  • abril;
  • maio, sem incidência de atualização (multas e encargos).

Valores das férias e do 13º não mudam para os trabalhadores que estão com jornada e salário reduzidos.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Contribuição do INSS será afetada com a suspensão do contrato?

Também poderá ter suspensão temporária, ou seja, a contribuição patronal ficará suspensa. O empregador não pagando nenhuma remuneração ao funcionário, também não irá recolher nenhuma contribuição dele.

A empresa que optar em suspender os contratos, mas que estão pagando ajuda compensatória aos empregados, não vão precisar recolher o INSS sobre este valor, já que não se trata de salário.

Caso o empregado deseje, poderá ele mesmo continuar contribuindo com o INSS. O trabalhador irá recolher em nome próprio como segurado facultativo para manter o mês como válido por tempo de serviço.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como a pandemia afeta o 13º salário, FGTS e INSS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

“Não foi possível cadastrar o dispositivo” no aplicativo do FGTS: o que fazer?

Usuários que tentam acessar a consulta do saldo no aplicativo FGTS encontram erro ao realizar […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como a pandemia afeta o 13º salário, FGTS e INSS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo