Gov br: como recuperar o e-mail cadastrado, como altera o e-mail do site e como fazer um novo cadastro no site do governo

O site do Governo Federal, gov br, é muito usado pela população brasileira, os dados cadastrados nele, como a senha, também são utilizados para a contestação do auxílio emergencial, inscrição do INSS e entre outros serviços oferecidos pelo Governo.

Segundo o Governo Federal, o gov br em abril de 2021 chegou a 100 milhões de usuários cadastrados. Com isso, surgem muitas dúvidas em relação ao funcionamento do site e a alterações de dados pessoais, como o e-mail. Abaixo estão as principais questões sobre o e-mail do gov br, como recuperar, altera-lo e como fazer uma nova conta no site.

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Como recuperar e-mail do gov br?

Para casos em que o cidadão deseja voltar a ter acesso ao e-mail que está cadastrado no gov br existe a opção de recuperar a senha do e-mail e assim conseguir acessa-lo. Veja o passo a passo para recuperar o acesso ao e-mail de acordo com o acesso a senha ou não do site.

Sei a senha do gov br

  1. No site gov br entre na aba de “Dados Básicos” e lá estará o e-mail cadastrado;
  2. Busque no Google a página de acesso do e-mail cadastro, que pode ser gmail, hotmail, yahoo e assim por diante;
  3. Após acessar a página de login, informe o e-mail e clique em “Esqueci a minha senha”;

Então, será iniciado um processo para que a senha seja recuperada ou alterada e o acesso ao e-mail seja liberado.

Não sei a senha do gov br

Para casos em que o cidadão não possui a senha do site do governo mas precisa saber qual o e-mail está cadastrado basta usar o recurso de recuperação de senha do site do gov br. São 4 opções diferentes para recuperar a senha, são elas:

  • Validação Facial;
  • Internet Banking;
  • Bancos Credenciados;
  • E-mail;

Como o cidadão não possui acesso ao e-mail ele deverá utilizar as 3 opções disponíveis para entrar no site e verificar qual e-mail está em seu cadastro. Então, para recuperar a senha do gov br, dois passos devem ser seguidos:

  1. Entre no site do gov br usando o número do CPF e clique em “Esqueci a minha senha”;
  2. Escolha entre as opções de recuperação de senha disponíveis e ao final do processo terá que criar uma nova senha;

Após a criação da nova senha o acesso ao site será liberado e seguindo o mesmo passo a passo anterior, clicando em “Dados Básicos” o cidadão consegue verificar qual e-mail está cadastrado e assim tentar a recuperar o acesso a ele.

Como recuperar a senha do Gov br?

Como alterar e-mail no gov br?

Para alterar o e-mail já cadastrado no site do governo, basta ir até a aba de dados básicos e lá estará a opção de alteração do nome, e-mail e número de celular do cidadão. O passo a passo a seguir explicará com mais detalhes como alterar o e-mail cadastrado.

  1. Acesse o site do gov br e faça o login por meio do CPF e senha;
  2. O site abrirá em “Minha área” e para alterar o e-mail clique em “Dados básicos”;
  3. A área de dados cadastrais irá ser aberta e então basta clicar no símbolo azul do lado do E-mail cadastrado;
  4. Clique em “Atualizar e-mail” e informe o e-mail que desejar utilizar;

Após os passos será enviado um código para o novo e-mail cadastrado que precisará ser informado no site para concluir a alteração do e-mail. Além disso, também é possível mudar o nome, número de celular e a foto utilizada no site, basta seguir o mesmo passo a passo e clicar no símbolo azul do lado do dado que deseja alterar.

Como fazer um novo cadastro no gov br?

Para realizar um novo cadastro no site do gov br basta seguir os passos:

  1. Acesse o site do gov br;
  2. clique em “Crie sua conta gov.br”;
  3. Escolha dentre as opções de cadastro e o processo será iniciado;

Existem algumas opções de cadastro como:

  • Validação facial;
  • Bancos credenciados;
  • Internet Banking;
  • Número do CPF;
  • Certificado digital;
  • Certificado digital em núvem;

Basta escolher um deles e começar a criação de conta. Após isso, será necessário validar os dados pessoais, habilitar o cadastro e criar uma senha que será usada também para outros serviços oferecidos pelo Governo como contestação do auxílio emergencial, consulta do abono salarial e inscrição do INSS.

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E então, restou mais alguma dúvida sobre como alterar o e-mail no gov br? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

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