FinanzeroBlogCrédito

Como comprar carro hatch?

Como comprar carro hatch?

Compartilhe esse post:

Quem deseja comprar carro hatch, pode optar pelo consórcio, financiamento, leilão e outras opções disponíveis no mercado.

De acordo com balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de veículos registrou alta de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto de 2023, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Ainda conforme os dados disponibilizados, os emplacamentos já somam 1,063 milhão.

Neste texto, explicamos como comprar carro hatch, um tipo de carro considerado mais popular no país.

Como comprar carro sedan?

Quais as modalidades de crédito para comprar carro hatch?

Atualmente, há algumas opções de crédito disponíveis no mercado para quem deseja comprar um carro hatch, mas não possui recursos para pagá-lo à vista.

Financiamento de veículos

O financiamento de veículos é uma das linhas de crédito mais conhecidas, e que pode ser solicitada por pessoas físicas e jurídicas. Na prática, funciona assim: o consumidor solicita até 80% do valor do automóvel que deseja comprar, então, a instituição financeira realiza a análise de crédito e, se aprovado, concederá um determinado percentual correspondente ao preço do bem.

O consumidor, por sua vez, deverá complementar a quantia faltante, que é chamada de “entrada”. Depois de conceder o crédito, o solicitante deve utilizá-lo especificamente para a aquisição do automóvel. Isso porque, no financiamento não é possível usufruir do dinheiro em outros itens, apenas no que foi indicado no momento da contratação.

Uma das vantagens do financiamento é que o crédito concedido costuma ser alto, o que facilita a aquisição do bem. Junto a isso, o prazo de pagamento é estendido, podendo chegar a 5 anos ou mais.

Consórcio de veículos

O consórcio não é, especificamente, um empréstimo, porque funciona de forma mais similar a um autofinanciamento. Portanto, na modalidade em questão uma administradora é responsável por reunir pessoas interessadas em adquirir um bem em comum, por exemplo, um veículo leve, que é o caso do carro hatch. A partir daí, é formado o grupo de consórcio e os participantes efetuam depósitos mensais a um fundo comum, que são as prestações referentes à carta de crédito.

Então, mensalmente são realizadas as assembleias e, nelas, os sorteios, que definem quem será contemplado com a carta de crédito. Essa carta nada mais é do que um documento com valor definido, que pode ser de até 100% do preço do automóvel. Com ele em mãos, o consumidor efetua a compra do bem desejado e a administradora repassa a quantia à empresa.

A principal vantagem do consórcio de veículo é que não há incidência de juros, pois como mencionado, não se trata de um empréstimo, já que os próprios participantes arcam com a quantia necessária para a contemplação da carta de crédito. Entretanto, por outro lado, não há como saber quando o consorciado terá acesso à carta, se depender dos sorteios. Mas se o mesmo possuir recursos, pode ofertar o lance.

Como funciona um lance de consórcio?

Leasing

Outra opção para comprar um carro hatch é através do leasing, também chamado de arrendamento mercantil. Nele, o consumidor aluga o veículo por um período pré-determinado e paga as mensalidades mês a mês. Ao término do contrato, é possível devolver o automóvel, renovar o contrato ou adquirir o veículo. Se optar pela última opção, a operação costuma contar com menos custos, pois não se trata de um empréstimo, especificamente.

A taxa de juros é definida previamente em contrato, no entanto, se houver inadimplência, a empresa pode tomar o carro, pois a operação acontece mediante o estabelecimento da alienação fiduciária.

Leilão de carros recuperados

O leilão de carros recuperados permite ao consumidor adquirir veículos usados que, por algum motivo, foram tomados dos antigos proprietários, como ocorre em caso de inadimplência no pagamento ou quando o bem é usado como garantia em uma operação de crédito, por exemplo.

Para isso, é preciso participar dos leilões, e ofertar lances. Com isso, quem oferecer o valor mais alto e não receber contraproposta, leva o carro. Importante ressaltar que pode haver regras específicas estipuladas pela empresa responsável, mas a lógica de funcionamento costuma ser a mencionada.

Como fazer financiamento de carros usados?

Como comprar carro hatch?

A seguir, separamos as principais etapas do processo para quem deseja comprar carro hatch.

Escolha a modalidade de crédito

O primeiro ponto é considerar a modalidade que melhor se adequa à realidade. Sendo assim, para quem tem pressa, por exemplo, o financiamento pode ser mais interessante, entretanto, se o consumidor puder esperar, vale a pena considerar o consórcio, pois por não contar com juros, o valor final da dívida costuma ser menor. Já o leilão de carros recuperados e o leasing podem ser viáveis para quem tem o objetivo de adquirir um automóvel usado, porque o custo operacional tende a ser baixo.

Pesquise sobre a empresa

Após escolher a modalidade, é preciso verificar quais instituições financeiras e/ou empresas a oferecem. A partir daí, é essencial pesquisar sobre a reputação e confiabilidade das mesmas, para isso:

  • consulte o perfil da empresa/instituição financeira nas redes sociais e ReclameAqui, com isso, é possível compreender como foi a experiência de clientes anteriores e os tipos de problemas mais comuns, bem como a resolução destes;
  • busque pelo CNPJ e verifique se a empresa possui autorização para atuar;
  • veja, através do site, se há reclamações registradas no Procon do estado em que a empresa está localizada.

Faça uma simulação de crédito

A simulação de crédito pode ser feita no financiamento e consórcio, e consiste em ter acesso a uma prévia das possíveis condições de pagamento e valor que pode ser aprovado pela instituição ou administradora. Com essas informações, o consumidor pode comparar as diferentes ofertas disponíveis no mercado e escolher a que melhor se adequa ao orçamento e necessidades.

Aqui na FinanZero, inclusive, é possível comparar até 10 ofertas de crédito, que são disponibilizadas de acordo com o perfil do consumidor. O processo é feito de forma totalmente online e gratuita.

Marco Legal das Garantias: O que muda?

Entregue a documentação

Escolhida a instituição, administradora ou empresa, é necessário entregar a documentação solicitada, que muda conforme a modalidade. Entretanto, os itens mais comuns, são:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de estado civil, que deve ser certidão de nascimento para os solteiros, ou certidão de casamento para quem está casado;
  • comprovante de residência, como contas de consumo, boleto de condomínio ou fatura do cartão de crédito;
  • comprovante de renda, como extratos bancários e holerites;
  • proposta de compra e venda, no caso de consórcio e financiamento.

Lembrando que, em alguns casos, podem ser solicitados documentos complementares.

Formalize o contrato

Entregue a documentação e feita a oferta de crédito, cabe ao consumidor analisar detalhadamente o contrato de operação, a fim de compreender todas as regras e condições, como prazo de pagamento, taxa de juros, custos cobrados, penalidades aplicadas em caso de inadimplência e regras para cancelamento.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como comprar carro sedan?

Saiba como comprar carro sedan, quais são as opções de vendas disponíveis, além de dicas de como economizar dinheiro nesse processo.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como comprar carro hatch?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEI
Solicite seu empréstimo