Atenção: Não exigimos nenhum depósito ou pagamento para análise ou liberação de crédito.
FinanzeroBlogNegócios

Como conseguir capital de giro para empresa MEI?

Como conseguir capital de giro para empresa MEI?

Compartilhe esse post:

Capital de giro: o que significa, sua importância, qual banco oferece e como o microempreendedor individual (MEI) pode adquirir o valor

De acordo com os dados do Serasa Experian, de janeiro a junho de 2021 foram registrados cerca de 2.070.817 novos negócios, batendo o recorde de nascimento de MEIs. O Microempreendedor Individual (MEI) é caracterizado pelas pessoas jurídicas que possuem o próprio negócio, sendo uma empresa de pequeno porte, com um limite de faturamento de 81 mil ao ano.

Com o alto número de profissionais dessa área algumas dúvidas sobre o assunto podem surgir, em especial sobre o capital de giro, quantia relacionada ao funcionamento de uma empresa. A seguir estão as principais questões sobre o tema a fim de explicar a relação entre ambos e sanar as possíveis dúvidas entre os profissionais e os demais cidadãos interessados no tema.

Capital de Giro

O que é capital de giro?

O capital de giro é um valor destinado a continuidade de uma empresa, isso significa que é uma quantia utilizada para pagar as despesas, como:

  • Pagamento de fornecedores;
  • Aluguel do espaço;
  • Manter o estoque;
  • Pagar Imposto;
  • Pagamento de salário dos funcionários;

Dessa forma, o termo se refere ao valor destinado ao pagamento de todos os gastos que uma empresa possui para continuar funcionando. O capital de giro pode ser utilizado para o pagamento das despesas totais de um curto período de tempo, como um mês. Além disso, o valor deve ter cerca de 5% de reserva de emergência, o que significa que 5% do valor total deve ser guardado para despesas inesperadas.

Vai ter cartão do benefício Auxílio Brasil?

Sou MEI Preciso de capital de giro?

O capital de giro possui algumas vantagens que podem contribuir com o bom funcionamento de uma empresa. Com o valor reservado, o microempreendedor garante que terá o dinheiro suficiente para manter o seu negócio em situações adversas, como:

  • Crises financeiras;
  • Diminuição do número de vendas;
  • Compras necessárias inesperadas;
  • Oportunidades de compra e venda de algum produto;

Além disso, essa quantia pode gerar uma boa reputação em relação a investidores da empresa, já que indica um planejamento e plano em situações inesperadas. Por isso, o recomendado é que o MEI possua essa reserva e aumente as chances de sucesso de sua empresa.

Quais bancos oferece capital de giro para MEI?

O capital de giro pode ser adquiro por meio de um empréstimo para MEI. Existem muitos bancos que oferecem essa modalidade, a seguir estão listados algumas instituições que podem contribuir com o empreendedor:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Itaú;
  • Bradesco;

Além disso é possível encontrar e analisar as ofertas disponíveis para essa modalidade no site da FinanZero, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site da FinanZero;
  2. Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
  3. Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
  4. Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;

Após seguir os passos é possível receber até 10 ofertas pré-aprovadas e escolher a que melhor se encaixa na realidade do microempreendedor. Vale a pena mencionar que existem diferentes modalidades de empréstimo, cada uma com condições diferentes e então o solicitante pode buscar outras opções de crédito para analisar a melhor proposta.

Peça já um empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Quanto deve ser o capital de giro de uma empresa?

O recurso deve ser utilizado para o pagamento de todas as despesas da empresa. Então, essa quantia pode variar e deve ser calculada pelo dono do negócio, levando em consideração os gastos mensais e a reserva de emergência. Dessa maneira, o empreendedor deve considerar os seguintes gastos:

  • Todas as despesas da loja;
  • O valor gasto com o estoque dos produtos;
  • Impostos e demais taxas que devem ser pagas;

Somando todos os valores e reservando uma porcentagem de reserva o MEI obtém o valor necessário para manter a sua loja. Por isso, a quantia total varia de negócio para negócio e deve ser feita de forma individual, pensando em todas as despesas da empresa.

Como conseguir capital de giro para empresa MEI?

Conforme mencionado, é possível conseguir o valor por meio de instituições financeiras, que oferecem a modalidade para os microempreendedores individuais. Para solicitar essa modalidade basta que o indivíduo busque pelas instituições que deseja, analise as ofertas e verifique o processo de aquisição. O recomendado é que o empreendedor aceite a oportunidade mais vantajosa para sua atual situação.

Além disso, uma outra opção para o MEI é adquiri a quantia desejada por meio do lucro de sua empresa. Com organização financeira é possível guardar uma determinada porcentagem do ganho do negócio até ter o valor do capital de giro. Essa ação possui vantagens, como o não pagamento de juros que os empréstimos oferecem, contudo também é uma opção mais demorada e que depende do valor de ganho da empresa.

Como sacar o FGTS rescisão?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como conseguir capital de giro para empresa MEI? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Preciso fazer a prova de vida do INSS?

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estava suspensa entre […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como conseguir capital de giro para empresa MEI?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSimule seu empréstimoMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoEmpréstimo Pessoal OnlineMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúde
Solicite seu empréstimo