FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como sacar o FGTS rescisão?

Como sacar o FGTS rescisão?

Atualizado em: Quinta-feira, 07/04/2022 às 17h45
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O valor do FGTS rescisão pode ser sacado nos caixas eletrônicos da Caixa e também transferido para outra conta bancária através do saque digital.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado pelo governo federal em 1966, e que desde 1990 tem a Caixa Econômica Federal como Agente Operador. Dessa forma, os valores depositados e liberados para saque estão sob controle da instituição.

Na prática, quando uma pessoa começa a trabalhar em uma empresa em regime CLT, é aberta uma conta FGTS para ela. Com isso, no início de cada mês seguinte ao trabalhado, é feito um depósito nessa conta, no valor equivalente a 8% do salário. Essa quantia é depositada pelos empregadores e não há desconto no salário do funcionário.

Sendo assim, o FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais, e os valores podem ser sacados pelos trabalhadores em algumas situações, como a demissão sem justa causa. O intuito é que a conta FGTS seja utilizada como uma reserva financeira, a fim de auxiliar o trabalhador em situações de vulnerabilidade.

Como consultar o saldo do FGTS pelo celular?

O que é o FGTS rescisão?

O FGTS rescisão diz respeito ao tradicional saque-rescisão, que é disponibilizado ao trabalhador que foi demitido sem justa causa. Neste caso, é possível sacar todo o valor disponível na conta, que tenha sido depositado pela empresa, além das multas rescisórias, que leva em consideração o valor disponível para saque.

Como dar entrada no fundo de garantia?

Em caso de demissão, a empresa deve informar a Caixa sobre a rescisão do contrato através do Conectividade Social, um canal eletrônico. Feito isso, será gerada uma Chave de Identificação, que permitirá ao trabalhador realizar o saque do FGTS rescisão em até cinco dias úteis.

Como tirar o extrato da Easynvest?

Como sacar o FGTS rescisão?

O saque do FGTS rescisão pode ser feito em Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e nos caixas eletrônicos da Caixa, quando o valor não ultrapassar R$1.500. Entretanto, para saque com valor superior, a operação deve ser realizada em uma agência da Caixa.

Acesse, compare e peça já o seu empréstimo pessoal com a FinanZero!

Em ambos os casos é preciso ter em mãos:

  • documento de identificação com foto;
  • carteira de trabalho;
  • número de inscrição no PIS/PASEP ou o Cartão Cidadão;
  • termo de rescisão do contrato de trabalho.

Além do saque em alguma das unidades citadas, o beneficiário também pode transferir o dinheiro do saque-rescisão para uma conta de sua titularidade, através do saque digital, disponível no aplicativo FGTS. Neste caso, o valor é depositado automaticamente na conta cadastrada.

Para isso, é preciso baixar o app, disponível para Android e iOS, e fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Meus saques”, disponível na parte inferior da tela;
  • então, selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • por fim, clique em “Cadastrar conta bancária”.

Para concluir a etapa de cadastramento da conta bancária, informe o nome do banco, tipo de conta, número da agência e conta. É importante ressaltar que são aceitas somente contas de mesma titularidade, ou seja, que estejam em nome do beneficiário. Além disso, não são permitidas contas conjuntas.

Que horas cai o seguro-desemprego no Caixa Tem?

É possível sacar o FGTS rescisão pedindo demissão?

Não é possível sacar o FGTS rescisão quando o trabalhador pede demissão. Isso porque, o benefício é voltado para os casos em que a empresa rescinde o contrato de trabalho, desde que não seja por justa causa.

Tem mais algum assunto sobre FGTS que você quer ver por aqui? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar o extrato da Easynvest?

Como tirar o extrato da Easynvest?Como ver meus investimentos na Easynvest?Onde encontrar […]

Ler artigo completo

respostas para “Como sacar o FGTS rescisão?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo