Índice de conteúdo
O valor do FGTS rescisão pode ser sacado nos caixas eletrônicos da Caixa e também transferido para outra conta bancária através do saque digital.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado pelo governo federal em 1966, e que desde 1990 tem a Caixa Econômica Federal como Agente Operador. Dessa forma, os valores depositados e liberados para saque estão sob controle da instituição.
Na prática, quando uma pessoa começa a trabalhar em uma empresa em regime CLT, é aberta uma conta FGTS para ela. Com isso, no início de cada mês seguinte ao trabalhado, é feito um depósito nessa conta, no valor equivalente a 8% do salário. Essa quantia é depositada pelos empregadores e não há desconto no salário do funcionário.
Sendo assim, o FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais, e os valores podem ser sacados pelos trabalhadores em algumas situações, como a demissão sem justa causa. O intuito é que a conta FGTS seja utilizada como uma reserva financeira, a fim de auxiliar o trabalhador em situações de vulnerabilidade.
Como consultar o saldo do FGTS pelo celular?
O FGTS rescisão diz respeito ao tradicional saque-rescisão, que é disponibilizado ao trabalhador que foi demitido sem justa causa. Neste caso, é possível sacar todo o valor disponível na conta, que tenha sido depositado pela empresa, além das multas rescisórias, que leva em consideração o valor disponível para saque.
Em caso de demissão, a empresa deve informar a Caixa sobre a rescisão do contrato através do Conectividade Social, um canal eletrônico. Feito isso, será gerada uma Chave de Identificação, que permitirá ao trabalhador realizar o saque do FGTS rescisão em até cinco dias úteis.
Como tirar o extrato da Easynvest?
O saque do FGTS rescisão pode ser feito em Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e nos caixas eletrônicos da Caixa, quando o valor não ultrapassar R$1.500. Entretanto, para saque com valor superior, a operação deve ser realizada em uma agência da Caixa.
Acesse, compare e peça já o seu empréstimo pessoal com a FinanZero!
Em ambos os casos é preciso ter em mãos:
Além do saque em alguma das unidades citadas, o beneficiário também pode transferir o dinheiro do saque-rescisão para uma conta de sua titularidade, através do saque digital, disponível no aplicativo FGTS. Neste caso, o valor é depositado automaticamente na conta cadastrada.
Para isso, é preciso baixar o app, disponível para Android e iOS, e fazer o seguinte:
Para concluir a etapa de cadastramento da conta bancária, informe o nome do banco, tipo de conta, número da agência e conta. É importante ressaltar que são aceitas somente contas de mesma titularidade, ou seja, que estejam em nome do beneficiário. Além disso, não são permitidas contas conjuntas.
Que horas cai o seguro-desemprego no Caixa Tem?
Não é possível sacar o FGTS rescisão quando o trabalhador pede demissão. Isso porque, o benefício é voltado para os casos em que a empresa rescinde o contrato de trabalho, desde que não seja por justa causa.
Tem mais algum assunto sobre FGTS que você quer ver por aqui? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios