Índice de conteúdo
Os valores do saque emergencial do FGTS devem estar na ficha de “Rendimentos e Não-Tributáveis” na declaração do Imposto de Renda, confira como preencher as informações corretamente
Em 2020, o governo federal precisou criar algumas ações emergenciais para tentar conter os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Dentre as formas encontradas para lidar com a situação, foi liberar saques emergenciais do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 51 milhões de pessoas, fizeram o saque em 2020.
Por isso, quem resgatou os valores das contas ativas e inativas do benefício, precisa prestar contas à Receita Federal por meio da declaração anual do Imposto de Renda de 2021.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Basicamente, os valores do saque emergencial do FGTS são rendimentos isentos. Por isso, devem ser informados na ficha “Rendimentos e Não-Tributáveis”, no menu esquerdo do programa da Receita Federal.
Depois de acessar a sessão para preencher as informações sobre saque emergencial do FGTS no IR, basta:
É importante lembrar que a parte do CNPJ é necessária para que não haja erros na declaração.
Leia também – Em quais situações eu posso sacar o FGTS?
De acordo com regras da Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todo brasileiro que teve mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis.
No entanto, existem outras condições que tornam a declaração obrigatória. Por isso, precisa declarar o Imposto de Renda em 2021 quem:
Confira também – Como consultar o informe de rendimentos do INSS?
De acordo com o calendário do Imposto de Renda 2021, o contribuinte tem entre o dia 1º de março, às 8h, até 30 de abril às 23h59 para entregar a declaração.
Recomenda-se sempre preencher as informações da declaração no início do prazo. Isso porque isso pode te ajudar caso tenha algum erro nos dados, já que o tempo para corrigir será maior.
Além disso, é importante lembrar que o contribuinte que perder o prazo da declaração terá que pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o valor maior. Por isso, fique atento ao prazo para preencher a declaração.
Confira – Como declarar empréstimo no Imposto de Renda 2021?
Assim como em outros anos, o pagamento da restituição do Imposto de Renda acontecerá em cinco lotes. Por isso, o calendário da Receita Federal para as restituições segue as seguintes datas:
Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre como declarar saque emergencial do FGTS no IR 2021? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios