FinanzeroBlogCrédito

Como faço para receber o seguro prestamista do consignado?

Como faço para receber o seguro prestamista do consignado?

Compartilhe esse post:

O acionamento do seguro prestamista pode ser feito pelo próprio segurado ou seu representante, através da apresentação de documentação que comprove o ocorrido.

De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a busca por seguro prestamista apresentou crescimento de 11% de janeiro a setembro de 2021, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O seguro prestamista, por sua vez, é uma modalidade de seguro destinada ao pagamento de dívidas, caso ocorra algum tipo de situação inesperada com o credor, que o impeça de quitá-las.

Na prática, o seguro visa garantir a quitação de empréstimos, financiamentos, consórcios e outros compromissos financeiros, se em um dado momento do contrato o cliente não conseguir arcar com as parcelas, como acontece quando há demissão involuntária, invalidez ou morte, por exemplo.

O serviço, contudo, não é obrigatório para quem contrata um empréstimo consignado, conforme explicaremos a seguir, junto a demais detalhes sobre o assunto.

Tem como cancelar um Pix errado?

Para que serve o seguro prestamista?

Conforme mencionado, o objetivo do seguro prestamista é garantir o pagamento de obrigações financeiras em contextos de vulnerabilidade do credor. Com isso, o segurado, que é a pessoa que contratou o serviço, extingue o risco de inadimplência, se ocorrer alguma situação prevista em contrato.

O seguro prestamista pode ser contratado por consumidores que possuem:

  • financiamento de veículos e imóveis;
  • empréstimo consignado;
  • cartão de crédito;
  • condomínio a ser pago mensalmente;
  • empréstimo pessoal;
  • carnês de lojas;
  • consórcios;
  • refinanciamentos e entre outros.

Quando posso acionar o seguro prestamista?

O seguro prestamista cobre diversas situações que impeçam o pagamento total ou parcial de uma dívida, como:

Morte: seja acidental ou natural, garantindo a quitação total ou parcial em caso de morte do segurado.

Invalidez: se segurado sofrer algum acidente, que o incapacite de forma temporária ou permanente para o trabalho.

Perda de renda por desemprego: quando um trabalhador em regime de contratação CLT fica desemprego de forma involuntária, ou seja, é demitido.

Perda de renda por incapacidade física ou doença: essa opção é destinada para profissionais autônomos e liberais, caso algo aconteça e os incapacite de continuar exercendo suas atividades.

É válido ressaltar que o seguro prestamista não abrange situações de demissão voluntária, isso é, quando o trabalhador solicita o desligamento da empresa.

Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento?

Qual é o valor do seguro prestamista?

O valor cobrado pelo seguro prestamista é calculado com base em diversos fatores, bem como os riscos implicados. Desse modo, quanto maior o risco de uma situação inesperada ocorrer, maior será o valor pago pelo seguro. Portanto, são avaliados os seguintes pontos:

  • idade;
  • condições e histórico de saúde;
  • número de parcelas;
  • valor total da dívida.

Apesar disso, o valor a ser pago pelo segurado não costuma ultrapassar o correspondente a 10% da parcela. Por outro lado, o valor a ser arcado pela seguradora se o serviço for acionado depende do que foi contratado. Isso porque, há contratos que contemplam a dívida integralmente, enquanto outros arcam parcialmente, quitando somente uma parte do valor restante da dívida.

Sendo assim, cabe verificar na apólice quais situações estão cobertas pelo seguro prestamista e qual é a porcentagem de cobertura.

Quem faz empréstimo consignado precisa contratar o seguro?

O seguro prestamista não é obrigatório para quem solicita o empréstimo consignado, portanto, as instituições devem especificar que a contratação do serviço é opcional, logo, fica a critério do cliente obtê-lo ou não. Além disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a inclusão do seguro de forma automática, isso é, sem o consentimento do consumidor, se configura como “venda casada” e não é permitido, pois se trata de uma cobrança indevida.

O seguro prestamista é obrigatório somente em casos que envolvam a aquisição de bens, como imóveis e automóveis, pois são consideradas operações de longo prazo e de custo elevado, gerando risco maior de inadimplência para as instituições financeiras que concedem o crédito.

Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?

Como faço para receber o seguro prestamista do consignado?

Para acionar a cobertura do seguro prestamista, o segurado ou representante deve reunir todos os documentos que comprovam o incidente e entrar em contato com a seguradora através de um dos canais de atendimento disponíveis pela empresa. Em seguida, os documentos serão analisados, a fim de verificar se estão dentro dos critérios de cobertura estipulados em contrato.

Por fim, se a documentação e contexto estiverem de acordo, o dinheiro deverá ser liberado na conta do segurado ou de seu representante em até 30 dias após a comprovação da ocorrência. Vale destacar que cada seguradora pode contar com um trâmite diferente, então, é importante se informar durante o processo de contratação.

Posso pedir devolução do seguro prestamista?

Depende, a devolução do dinheiro pago em seguro prestamista só ocorre quando o consumidor é vítima de venda casada, ou seja, a contratação do seguro prestamista é adicionada ao contrato de crédito, sem o consentimento do cliente. Nessa situação, a contratação deve ser cancelada imediatamente e os valores pagos até o momento devem ser ressarcidos. Além disso, há casos em que a situação pode gerar indenização, a depender da ação movida contra a empresa.

No entanto, se o cliente tiver optado pela contratação do seguro prestamista, mas desejar cancelar, a ação pode ser tomada a qualquer momento, conforme consta na Resolução n° 365, de 2018, no Artigo 36: É facultado ao segurado cancelar o seguro a qualquer tempo, ainda que anteriormente à extinção da obrigação.

Isso significa que o consumidor pode cancelar a contratação do seguro prestamista a qualquer momento, mesmo que não o tenha acionado. Contudo, não haverá devolução das quantias já pagas até então, já que a contratação, bem como cancelamento foram consensuais.

Tem mais alguma dúvida sobre o seguro prestamista? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?

Quais trabalhadores tem direito ao FGTS?Não trabalho CLT, posso receber o benefício?Se […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como faço para receber o seguro prestamista do consignado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo