Índice de conteúdo
O benefício Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pode ser utilizado para quitar dívidas. Confira abaixo.
Muitos têm dúvidas se o dinheiro do FGTS pode ser utilizado para quitar dívidas e a resposta é sim. O dinheiro do fundo de garantia pode ser uma ótima opção para isso.
Para decidir se é melhor guardar o dinheiro ou utilizá-lo para quitar a dívida, é importante saber se o juros dela são maiores que o rendimento do FGTS. Se sim, o melhor é usar o dinheiro para quitá-la, visto que o valor guardado em uma conta do Fundo de Garantia rende menos que a poupança.
Após o saque do FGTS, o dinheiro pode ser utilizado para efetuar o pagamento de quaisquer tipos de dívidas, como de banco ou empréstimos.
Ainda é possível utilizar o FGTS para pagar a dívida a vista, tendo chances de obter condições especiais em seu pagamento. Para isso, é preciso negociar com o credor.
FGTS libera saque calamidade. Entenda
O FGTS ativo é o extrato de uma conta vigente, ou seja, de um empregado que ainda tem vínculo empregatício. Apesar disso, quando a conta deixa de receber depósitos, o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, a conta automaticamente passa a ser inativa.
Existindo a possibilidade de saque imediato do FGTS, é possível sacar até 500 reais de uma conta ativa. Nesse caso, é possível utilizar o FGTS para quitar dívidas.
Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?
Todos os trabalhadores brasileiros que exercem suas atividades laborais sob o regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao benefício, inclusive os trabalhadores rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais.
Ressalta-se que o diretor não-empregado também pode ser caracterizado como os demais trabalhadores que têm direito ao Fundo de Garantia.
O beneficiário pode consultar o saldo disponível na conta FGTS de três modos:
Para realizar a consultar acesso o site, é necessário realizar um cadastro a partir do Número de Identificação Social (NIS), disponibilizado a partir do Cadastro Único.
Para sacar o FGTS, é necessário ter os seguintes documentos em mãos:
Transferir a máquina Moderninha de pessoa física para jurídica
Ficou com mais alguma dúvida sobre após quanto tempo trabalhando CLT se adquire o direito ao FGTS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios