FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como faço para usar o FGTS para quitar dívidas?

Como faço para usar o FGTS para quitar dívidas?

Compartilhe esse post:

O benefício Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pode ser utilizado para quitar dívidas. Confira abaixo.

Muitos têm dúvidas se o dinheiro do FGTS pode ser utilizado para quitar dívidas e a resposta é sim. O dinheiro do fundo de garantia pode ser uma ótima opção para isso.

Para decidir se é melhor guardar o dinheiro ou utilizá-lo para quitar a dívida, é importante saber se o juros dela são maiores que o rendimento do FGTS. Se sim, o melhor é usar o dinheiro para quitá-la, visto que o valor guardado em uma conta do Fundo de Garantia rende menos que a poupança.

Após o saque do FGTS, o dinheiro pode ser utilizado para efetuar o pagamento de quaisquer tipos de dívidas, como de banco ou empréstimos.

Ainda é possível utilizar o FGTS para pagar a dívida a vista, tendo chances de obter condições especiais em seu pagamento. Para isso, é preciso negociar com o credor.

FGTS libera saque calamidade. Entenda

Posso utilizar o FGTS ativo para quitar dívidas?

O FGTS ativo é o extrato de uma conta vigente, ou seja, de um empregado que ainda tem vínculo empregatício. Apesar disso, quando a conta deixa de receber depósitos, o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, a conta automaticamente passa a ser inativa.

Existindo a possibilidade de saque imediato do FGTS, é possível sacar até 500 reais de uma conta ativa. Nesse caso, é possível utilizar o FGTS para quitar dívidas.

Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Quem tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores brasileiros que exercem suas atividades laborais sob o regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao benefício, inclusive os trabalhadores rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais.

Ressalta-se que o diretor não-empregado também pode ser caracterizado como os demais trabalhadores que têm direito ao Fundo de Garantia.

Como consultar o saldo da conta?

O beneficiário pode consultar o saldo disponível na conta FGTS de três modos:

  • Acessando site da Caixa Econômica Federal;
  • Através do aplicativo, disponível para Android ou iOS;
  • Por meio do telefone 111, digitando a opção 2 (ou SMS e e-mail).

Para realizar a consultar acesso o site, é necessário realizar um cadastro a partir do Número de Identificação Social (NIS), disponibilizado a partir do Cadastro Único.

Quais documentos preciso para sacar o FGTS?

Para sacar o FGTS, é necessário ter os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identificação;
  • Carteira de trabalho (ou outro documento que indique a conta do FGTS);
  • Comprovante de inscrição no PIS/Pasep ou Cartão do Cidadão.

Transferir a máquina Moderninha de pessoa física para jurídica

Ficou com mais alguma dúvida sobre após quanto tempo trabalhando CLT se adquire o direito ao FGTS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo acessar minha conta pelo app Santander. Como proceder?

a conta pelo app Santander. Confira também como fazer o download ao aplicativo pela App Store.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como faço para usar o FGTS para quitar dívidas?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo