Índice de conteúdo
Antes de fazer um crédito pessoal é relevante entender o propósito do produto financeiro
O crédito pessoal é um produto voltado para emergências. Na prática, isto significa que ele não é a melhor opção para uma quantia superior a R$ 50 mil a ser pago em um longo prazo. O ideal é que o crédito pessoal seja solicitado em quantias menores, e que o seu parcelamento não dure anos.
O motivo do empréstimo pessoal ser um produto emergencial é a sua vasta variação da taxa de juros. Sem um bem em garantia para minimizar o risco do banco, é possível encontrar juros a 0,99% ao mês a até mais de 20% ao mês.
Por esta razão, o crédito pessoal é um dos produtos financeiros que mais demanda paciência para pesquisa por parte do consumidor. Na pressa, o cliente poderá assinar um contrato com juros maiores do que poderia ter encontrado se tivesse pesquisado mais.
Nenhuma. Ambos os termos referem-se ao mesmo produto que possui os seguintes requisitos:
Veja também – Como fazer empréstimo para negativado?
Veja abaixo as principais etapas do funcionamento da contratação do crédito pessoal:
Em um primeiro momento, a pessoa que estiver interessada em contratar um empréstimo pessoal deverá fazer uma simulação do pedido ou fazer uma solicitação. Ambas as situações são muito similares, pois envolvem:
Apesar das palavras não serem sinônimos, na prática, a solicitação de crédito pessoal e a simulação são a mesma coisa. Em alguns simuladores mais “simples”, a pessoa pode calcular o parcelamento e a taxa de juros a longo prazo sem informar qualquer dado pessoal.
Entretanto, a pré-aprovação de crédito não é real, já que a análise de crédito não foi feita. Inclusive, esta é uma metodologia muito utilizada por estelionatários já que estes não possuem a intenção de conceder o crédito. Para isso, os criminosos apresentam um tabelamento de preços.
Veja também – Será que devo pedir um empréstimo ou não?
Empresas financeiras sérias e confiáveis não tabelam os preços. Pois a análise de crédito é uma etapa fundamental na aprovação de um pedido de crédito pessoal:
Apesar de muitos clientes não acharem confortável compartilhar os dados pessoais, esta ação é essencial nos pedidos de crédito. E a falta dela pode indicar que há algo errado com a empresa.
Após a pré-aprovação do empréstimo pessoal resultante da simulação ou solicitação, a documentação informada no cadastro deve ser apresentada. Nos pedidos online, os documentos podem ser escaneados ou fotografados, a fim de facilitar o processo de conseguir um empréstimo fácil na hora. Os principais documentos são:
Ao solicitar o comprovante de renda é comum que os bancos, financeiras e fintechs peçam a senha do internet banking. Este fato é normal e não apresenta risco para o consumidor, visto que esta senha não permite movimentações bancárias, somente o acesso ao extrato.
A senha do internet banking não é a mesma dos cartões de crédito ou de débito. E, caso seja, esta foi uma decisão do cliente, e o mesmo pode alterar as senhas quando quiser.
Após a documentação ser comprovada, o cliente deve assinar a contratação do crédito pessoal. Somente então a instituição financeira fará o depósito do valor solicitado. Na FinanZero este prazo é de até 48 horas úteis.
É recomendado que a pessoa leia todo o contrato antes de assiná-lo, pois nele estão explícitas as consequências sobre imprevistos.
As parcelas do crédito pessoal devem ser pagas nos meses estabelecidos no contrato. Acrescidas ao valor do parcelamento do empréstimo online estarão:
A somatória de todos estes custos é intitulado Custo Efetivo Total (CET). Este valor é demonstrado em forma de percentual ao mês ou ao ano.
Conforme as normas do Banco Central (BC), as empresas financeiras são proibidas de fazer qualquer cobrança antecipada. Todas as tarifas bancárias são cobradas diluidamente nas parcelas do empréstimo.
Apesar da regulamentação do BC, muitos estelionatários fazem a cobrança antecipada sem qualquer intenção de liberar empréstimo. Por isso, o consumidor deve ficar atento aos golpistas, e ter em mente que qualquer pessoa ou empresa que faça este tipo de cobrança já está cometendo um crime.
Veja abaixo os principais nomes dados pelos criminosos para a cobrança antecipada:
Ficou com mais alguma dúvida sobre crédito pessoal? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Quero um emprestimo de 7 mil
Olá, Paulo 💙 A FinanZero te ajuda! Acesse o nosso site http://finanzero.com.br e encontre o empréstimo ideal para você 😉
Estou precisando de um empréstimo de 7 mil reais
Quero fazer otimo
Olá 💙 A FinanZero te ajuda! Acesse o nosso site http://finanzero.com.br e encontre o empréstimo ideal para você 🙂
Fiz o cadastro para conseguir um empréstimo e fui até o ponto de colocar minha conta e agência, porém não fui informado sobre o valor das parcelas, e ai, parei. Seria bom se pudesse continuar, se soubesse o valor dessas parcelas. Podem por favor dar um retorno sobre essa minha solicitação?
Olá, Luiz! Agradecemos pelo seu feedback =) Todos os dados são necessários para os parceiros analisarem o seu histórico financeiro, suas dívidas, renda e comprometimento de pagamento. Com esses dados em mãos, os parceiros conseguem cruzá-los e definir se você é uma pessoa que tem um perfil para ter um empréstimo ou não. A oferta varia de acordo com o perfil do cliente, baseada nas informações inseridas na solicitação. Os valores aprovados, taxas e quantidade de parcelas, depende do banco ou financeira parceira que faz a análise do seu pedido 💙
Estou até com medo pq caí num golpe pela internet fiz um empréstimo com a rvl tudo certo com o empréstimo, depois apareceu tanto depósito e nada de liberar o empréstimo que ia cair na conta em 30 minutos.
Olá, Janice 🙂 tudo bem? Na FinanZero NUNCA entramos em contato pedindo valores antecipados para análise ou liberação do empréstimo. Por isso, devem ficar atentos aos golpistas, e ter em mente que qualquer pessoa ou empresa que faça este tipo de cobrança já está cometendo um delito, é ilegal! Segue dicas importantes : https://finanzero.com.br/blog/como-nao-cair-em-golpes/
Casa