Como fazer empréstimo com garantia de terreno?
Índice de conteúdo
O empréstimo com garantia de terreno permite que o consumidor obtenha crédito de até 60% do valor do bem.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), em setembro deste ano, 27% dos entrevistados pretendiam solicitar algum tipo de crédito nos 90 dias seguintes. Dentre os principais motivos, estão: quitação de dívidas, com 31,8% dos interessados em fazer empréstimo, seguido por aplicação em negócio próprio e outros tipos de investimentos, com 16,3% e 13,5%, respectivamente.
Em todos os casos, contudo, é possível solicitar o empréstimo com garantia, que conta com a possibilidade de utilização de imóvel, veículo ou terreno. Este último, por sua vez, possui regras específicas, conforme explicaremos a seguir.
Posso pegar empréstimo com o mesmo valor do meu imóvel?
Como funciona o empréstimo com garantia de terreno?
O empréstimo com garantia de terreno faz parte da modalidade home equity, também conhecida como refinanciamento de imóvel. Na prática, esse tipo de crédito permite que o solicitante ofereça um terreno como garantia de que as parcelas do empréstimo obtido serão pagas.
Para isso, o terreno é colocado em alienação fiduciária junto à instituição financeira que concedeu o dinheiro. Dessa forma, em caso de inadimplência, a credora pode obter a posse do bem e leiloá-lo, para então quitar a dívida vigente. Apesar disso, cabe ressaltar, o proprietário direto do terreno, isso é, o consumidor, tem o direito de utilizar o terreno normalmente enquanto a dívida estiver sendo paga.
Quais terrenos podem ser usados no empréstimo com garantia?
Cada instituição financeira conta com regras próprias para oferecimento do empréstimo com garantia de terreno, contudo, alguns critérios costumam ser padronizados, são eles:
- normalmente são aceitos somente os terrenos que possuem valor a partir de R$50 mil;
- o terreno deve estar localizado em cidade com um número razoável de habitantes e em região urbana, portanto, não são aceitos terrenos em áreas rurais;
- é indispensável que o terreno esteja regularizado e de acordo com as normas da prefeitura local;
- o terreno não deve estar em região de risco, como locais com chances de desabamento, por exemplo.
O que vai mudar no Auxílio Brasil com o novo governo?
Como fazer empréstimo com garantia de terreno?
O pedido de empréstimo com garantia de terreno conta com algumas etapas até o momento de liberação do dinheiro, já que envolve algumas análises, conforme mostramos a seguir.
Análise de crédito
Após realizar a simulação e solicitar o empréstimo com garantia, a instituição financeira efetuará uma análise de crédito, que avalia a renda mensal, histórico de pagamento, perfil de consumo e outros detalhes referentes à vida financeira do solicitante. O objetivo dessa etapa é compreender se os rendimentos são compatíveis com o valor solicitado e se há risco de inadimplência.
Análise jurídica
Neste momento, a instituição avalia se a documentação entregue pelo consumidor está dentro dos requisitos legais, de forma que não haja problemas judiciais futuros que possam acarretar em prejuízos para a mesma. Portanto, é observada a autenticidade do registro, regularização do bem e se o terreno oferecido conta com outros empréstimos ativos vinculados.
Avaliação do terreno
Enquanto é feita a análise jurídica da documentação, ocorre, ainda, a avaliação do terreno. Para isso, um profissional realiza a vistoria no local, a fim de registrar as condições da propriedade, bem como seu valor perante o mercado. A avaliação do bem ocorre para que a instituição financeira estipule o valor do crédito, já que a quantia está diretamente relacionada ao valor do terreno. Essa etapa, inclusive, é custeada pelo proprietário.
Assinatura do contrato
Após concluídas as etapas mencionadas, a instituição financeira fará a proposta de valor, juros e prazo de pagamento. Caso concorde, o consumidor deverá assinar o contrato para formalização e aguardar a liberação do dinheiro em conta, que pode levar entre 48 e 72 horas úteis, a depender da credora.
Como evitar golpes na Black Friday?
Posso pedir empréstimo com o mesmo valor do meu terreno?
De modo geral, nenhuma das opções de empréstimo com garantia permitem que a quantia concedida seja equivalente ao valor do bem. No caso do terreno, por exemplo, o valor do crédito costuma equivaler a 50% ou 60% do valor de avaliação do bem. Entretanto, vale dizer, a definição da quantia também leva em consideração a análise de crédito do solicitante, que avalia o perfil de consumo e histórico de pagamento do mesmo.
Qual é a vantagem do empréstimo com garantia de terreno?
A principal vantagem do empréstimo com garantia de terreno é a taxa de juros, pois quando um bem é ofertado como garantia de pagamento, as instituições compreendem que o risco de inadimplência diminui, logo, a taxa de juros também tende a ser menor. Além disso, o prazo de pagamento segue o caminho oposto, ou seja, é maior.
Outro fator vantajoso do empréstimo com garantia é a quantia concedida pelas instituições, que normalmente é considerada maior e pode ser usada para diversas finalidades, como reforma, construção, investimento e aquisição, diferente do que acontece nos financiamentos, por exemplo.
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
1 resposta para “Como fazer empréstimo com garantia de terreno?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Boa tarde, terreno financiado também pode?