Índice de conteúdo
O calendário de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sofreu interrupções neste mês de fevereiro, devido ao carnaval.
Os benefícios deste mês começaram a ser pagos aos segurados no início desta semana, dia 21. O pagamento é feito de acordo com o número final do benefício, sem contar com o dígito verificador.
Neste mês de fevereiro tem carnaval e por isso, as datas do calendário de pagamento de benefícios do INSS precisaram mudar, visto que em alguns dias não haverá expediente bancário.
Os pagamentos irão até o dia 25, sexta, e voltam a ser liberados no dia 3 de março, quinta. Os benefícios devem ser sacados até o final do mês seguinte do pagamento.
Posso transferir os benefícios do INSS para outro banco?
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), no dia 28, segunda, e 1, terça-feira de carnaval, não haverá expediente bancário. Já no dia 2, quarta-feira de cinzas, as agências irão funcionar a partir do meio-dia.
Nos locais em que as agências fecham antes das 15h, o atendimento ao público será antecipado, para que a agência tenha no mínimos 3 horas de funcionamento.
O pagamento dos benefícios do INSS começa pelos segurados que recebem até um salário mínimo e depois, para aqueles que recebem mais de um salário mínimo. Segue abaixo o calendário.
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!
Para consultar o valor do benefício e data exata de pagamento, basta acessar a plataforma “Meu INSS”. Para logar na plataforma é necessário ter um cadastro no site gov.br, já que no login será solicitado o CPF e a senha deste cadastro.
Através da plataforma também é possível baixar o calendário de pagamentos completo, para isso, é só inserir na barra de pesquisa “Calendário de Pagamento”. Além disso, o segurado pode consultar o extrato de pagamento do benefício.
Contribuição ao INSS tem novos valores. Entenda.
Existem alguns benefícios do INSS que não possuem período de carência para concessão. O que é este período? A carência representa o tempo mínimo de contribuição ao INSS necessário para solicitar um benefício.
Caso o segurado precise solicitar um benefício mas não tenha cumprido o tempo mínimo de carência, o INSS não pode concedê-lo. Contudo, para conseguir determinados benefícios, o período de carência é dispensável, os principais são:
Ainda que para requerer estes benefícios o período de carência não seja necessário, para alguns, é preciso cumprir outro requisito, a qualidade de segurado.
Para ter qualidade de segurado, é preciso estar contribuindo com o INSS ou estar recebendo algum benefício previdenciário, exceto o auxílio acidente ou estar em período de graça (tempo em que o segurado deixou de contribuir com o INSS, mas ainda está mantendo a qualidade de segurado).
É possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?
Tem mais alguma dúvida sobre como fica o calendário de benefícios do INSS no carnaval ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios