Como funciona o Auxílio Caminhoneiro?
Índice de conteúdo
Auxílio Caminhoneiro: como funciona o novo benefício, quem tem dinheiro, qual o valor disponível e como fazer a solicitação.
A primeira parcela do Auxílio Caminhoneiro começa a ser paga no dia 9 de agosto. Esse programa é chamado de Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro).
A ideia é auxiliar os transportadores autônomos de carga, para amenizar os efeitos causados pelos aumentos nos combustíveis.
Mesmo com a proximidade dos pagamentos do benefício, muitos cidadãos ainda têm dúvidas sobre como ele funciona. Por isso, vamos explicar um pouco mais sobre as regras, como solicitar e quantas parcelas serão pagas. Acompanhe:
Nubank lança pix no cartão de crédito. Veja mais
Quem pode receber o Auxílio Caminhoneiro?
A estimativa é que cerca de 900 mil caminhoneiros consigam receber o BEm. Mas para isso é preciso se enquadrar em algumas regras, veja:
- Os transportadores precisam estar cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022.
- Estes indivíduos precisam ter o CPF e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) regularizados.
Como transferir o saldo do Sweatcoin?
Quantas parcelas serão pagas e quais os valores?
Para receber o Auxílio Caminhoneiro não é necessário comprovar que o valor será usado para compra de combustível.
Os motoristas terão direito de receber até seis parcelas de R$ 1.000 cada uma. Mas esse valor é o mesmo para todos os beneficiários, mesmo para quem tem mais de um veículo.
A primeira parcela já está com pagamento agendado para o dia 9 de agosto. Veja o calendário:
- 1ª parcela – 9 de agosto;
- 2ª parcela – 9 de agosto;
- 3ª parcela – 24 de setembro;
- 4ª parcela – 22 de outubro;
- 5ª parcela – 26 de novembro;
- 6ª parcela – 17 de dezembro.
Vale ressaltar que em agosto serão pagas duas parcelas conjuntas do Auxílio Caminhoneiro, uma referente a julho e a outra ao mês vigente.
Como desbloquear a senha do Cartão Cidadão?
O que é preciso fazer para receber?
As informações de quem tem direito a receber o Auxílio Caminhoneiro são enviadas ao Ministério do Trabalho e Previdência pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os trabalhadores não precisam se preocupar, pois o processo é feito pelo ministério junto ao Dataprev, que vai avaliar quem vai receber dentre os informados.
A análise é feita por meio de cruzamento e checagem dos dados recebidos. Eles são batidos junto às informações do governo federal.
Vale lembrar que não há informação ainda de como o valor do Auxílio Caminhoneiro será pago, mas existe a probabilidade que seja depositado no Caixa Tem, assim como outros benefícios do governo.
O app é gratuito e a conta também pode ser aberta sem nenhuma cobrança.
Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona o Auxílio Caminhoneiro? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.
0 respostas para “Como funciona o Auxílio Caminhoneiro?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios