Índice de conteúdo
O extrato do Imposto de Renda apresenta o status da sua declaração e aqueles que caem na malha fina devem consultá-lo para organizar as finanças.
Através do extrato do Imposto de Renda é possível verificar diversos pontos importantes, inclusive, é possível descobrir o porque da declaração ter ido parar na malha fina.
Tendo o extrato, o cidadão vai pode organizar suas finanças, resolver suas pendências, por meio de uma retificação ou agendando um atendimento para apresentar os documentos necessários.
Pelo extrato, é possível confirmar se o pagamento de quotas do IRPF está correto. Ademais, solicitações, cancelamentos ou alterações do débito automático das parcelas podem ser realizadas. O DARF de pagamento das quotas também pode ser impresso.
Para obter o extrato basta seguir os passos:
Pronto! Feito isso, o extrato do Imposto de Renda será obtido. Destaca-se que na parte superior da tela é possível escolher um ano específico para realizar a consulta.
Para obter mais informações, basta clicar em “Alertas”.
Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!
Para baixar o extrato do Imposto de Renda, é necessário instalar o software da Receita Federal, que está disponível para Windowns, macOS e Linux. Para baixar o programa no Windows basta seguir os passos:
Pronto! Agora basta buscar dentro do app “Extrato do Imposto de Renda”, deste modo será possível realizar a consulta.
Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?
No extrato do Imposto de Renda, o cidadão pode verificar e/ou solicitar:
Aposentado precisa declarar Imposto de Renda?
A expressão cair na malha fina indica que durante o processo de análise da Recita Federal, a declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um rendimento incompatível, um dado preenchido erroneamente ou até mesmo fraude.
Muitos só descobrem que caíram na malha fina depois de perceber que não receberam a restituição sobre a qual tinham direito.
Para descobrir com antecedência e mais tranquilidade basta acessar o extrato da DIRFP seguindo os passos:
Dessa forma, é possível verificar se a declaração realmente caiu na malha fina e qual motivo fez com que isso ocorresse.
Sim, a Receita Federal pode cobrar o imposto devido somado a uma multa de 75% do valor total e juros. Além disso, aqueles que não declararem o Imposto de Renda ficam sujeitos ao pagamento de uma multa por atraso. Esta, é de 165,74 reais para os que não tem impostos a pagar e de 1% do imposto devido para os que ainda devem recolher alguma quantia.
É importante destacar que a multa vai aumentando conforme o tempo de atraso da declaração e pode chegar a até 20% do IR.
Extrato bancário: o que é, para que serve e como obter
Tem mais alguma dúvida sobre como obter o extrato da DIRPF ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios