FinanzeroBlogImpostos

Como obter o extrato da DIRPF?

Como obter o extrato da DIRPF?

Compartilhe esse post:

O extrato do Imposto de Renda apresenta o status da sua declaração e aqueles que caem na malha fina devem consultá-lo para organizar as finanças.

Através do extrato do Imposto de Renda é possível verificar diversos pontos importantes, inclusive, é possível descobrir o porque da declaração ter ido parar na malha fina.

Tendo o extrato, o cidadão vai pode organizar suas finanças, resolver suas pendências, por meio de uma retificação ou agendando um atendimento para apresentar os documentos necessários.

Pelo extrato, é possível confirmar se o pagamento de quotas do IRPF está correto. Ademais, solicitações, cancelamentos ou alterações do débito automático das parcelas podem ser realizadas. O DARF de pagamento das quotas também pode ser impresso.

Para obter o extrato basta seguir os passos:

  • Acessar o site Portal e-CAC;
  • Clicar em “Gerar código de acesso para pessoa física”;
  • Inserir o CPF e a data de nascimento no local indicado;
  • Digitar os caracteres da imagem em destaque;
  • Inserir os dados solicitados e aguardar um código de acesso ser gerado;
  • Com o código de acesso, acessar a página Meu Imposto de Renda e preencher as informações solicitadas;
  • Clicar em “Declarações e demonstrativos”;
  • Selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” ou “Extrato da DIRPF”;
  • Escolher um dos serviços disponíveis.

Pronto! Feito isso, o extrato do Imposto de Renda será obtido. Destaca-se que na parte superior da tela é possível escolher um ano específico para realizar a consulta.

Para obter mais informações, basta clicar em “Alertas”.

Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

Como baixar o extrato da DIRPF?

Para baixar o extrato do Imposto de Renda, é necessário instalar o software da Receita Federal, que está disponível para Windowns, macOS e Linux. Para baixar o programa no Windows basta seguir os passos:

  • Acessar o site “Meu Imposto de Renda”, disponível neste link;
  • Clicar em “Baixar Programa”;
  • Abrir o arquivo e seguir o passo a passo indicado;
  • Clicar em “Sim” para iniciar o processo de instalação;
  • Clicar em “Avançar”;
  • Escolher o destino de instalação programa;
  • Clicar em “Avançar”;
  • Confirmar as informações e clicar em avançar;
  • Buscar pelo IRPF 2022 na lista de aplicativos e abrir.

Pronto! Agora basta buscar dentro do app “Extrato do Imposto de Renda”, deste modo será possível realizar a consulta.

Como os pagamentos do WhatsApp aparecem no extrato bancário?

Quais informações aparecem no extrato da DIRPF?

No extrato do Imposto de Renda, o cidadão pode verificar e/ou solicitar:

  • Os pontos que o fizeram cair na malha fina;
  • O pagamento de quotas;
  • O débito automático das parcelas;
  • A alteração e o cancelamento do débito automático das parcelas;
  • Imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) de quotas;
  • Restituição (Pedido de pagamento de restituição).

Aposentado precisa declarar Imposto de Renda?

Qual a importância do extrato da DIRPF?

Em suma, o extrato permite que os contribuintes verifiquem se há pendências em suas declarações, como pagamentos em atraso, inconsistências nos dados fornecidos ou mesmo a necessidade de correção em informações declaradas.

Além disso, com o documento, os contribuintes podem acompanhar sua situação fiscal perante a Receita Federal, incluindo o processamento da declaração, o status da restituição e possíveis notificações ou comunicações da Receita.

Vale destacar que, caso sejam identificadas inconsistências ou erros na declaração, o extrato oferece a oportunidade de fazer correções ou atualizações necessárias, evitando possíveis problemas futuros com o Fisco.

Outro ponto importante é que, para se manter atualizado com o extrato da DIRPF é essencial para garantir que o contribuinte esteja cumprindo corretamente suas obrigações fiscais, evitando multas, penalidades ou mesmo problemas legais decorrentes de irregularidades.

Para que serve o extrato da DIRPF?

O extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) serve para diversos fins essenciais relacionados à declaração de imposto de renda e à situação fiscal do contribuinte.

O documento permite ao contribuinte verificar se há pendências em sua declaração, como pagamentos em atraso, inconsistências nos dados informados ou necessidade de retificação de informações.

Além disso, ele facilita o acompanhamento da situação fiscal perante a Receita Federal, incluindo o processamento da declaração, status da restituição (se houver) e possíveis comunicações ou notificações da Receita.

Em resumo, o extrato da DIRPF é uma ferramenta fundamental para garantir a conformidade fiscal, acompanhar o processamento da declaração de imposto de renda e tomar decisões informadas relacionadas à situação tributária pessoal.

O que é cair na malha fina?

A expressão cair na malha fina indica que durante o processo de análise da Recita Federal, a declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um rendimento incompatível, um dado preenchido erroneamente ou até mesmo fraude.

Como saber se caí na malha fina pelo extrato da DIRPF?

Muitos só descobrem que caíram na malha fina depois de perceber que não receberam a restituição sobre a qual tinham direito.

Para descobrir com antecedência e mais tranquilidade basta acessar o extrato da DIRFP seguindo os passos:

  • Acessar o site Portal e-CAC;
  • Fazer login;
  • Clicar em “Meu imposto de renda (extrato DIRPF)”;
  • Na aba “Processamento”, clicar em “Pendências de malha”.

Dessa forma, é possível verificar se a declaração realmente caiu na malha fina e qual motivo fez com que isso ocorresse.

Preciso pagar multa se caí na malha fina?

Sim, a Receita Federal pode cobrar o imposto devido somado a uma multa de 75% do valor total e juros. Além disso, aqueles que não declararem o Imposto de Renda ficam sujeitos ao pagamento de uma multa por atraso. Esta, é de 165,74 reais para os que não tem impostos a pagar e de 1% do imposto devido para os que ainda devem recolher alguma quantia.

É importante destacar que a multa vai aumentando conforme o tempo de atraso da declaração e pode chegar a até 20% do IR.

Extrato bancário: o que é, para que serve e como obter

Tem mais alguma dúvida sobre como obter o extrato da DIRPF ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é fatura paga parcialmente?

Pagamento parcial da fatura: o que significa, como pagar o restante, essa ação libera limite […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como obter o extrato da DIRPF?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo