Índice de conteúdo
IPVA atrasado: saiba como emitir o boleto e fazer o pagamento
Todo ano, motoristas de todo o país precisam ficar atentos ao pagamento do Imposto sobre Propriedade do Veículo (IPVA). Mas com tantos compromissos financeiros, a possibilidade de atrasos no pagamento acaba aumentando.
Muitos condutores têm dúvidas sobre o que acontece nessa situação e se há possibilidade de pagar IPVA atrasado. Pensando nisso, vamos mostrar o passo a passo para quitar o saldo devedor. Acompanhe:
O IPVA é um tributo cobrado todos os anos de proprietários de veículos automotores. Estão inclusos nessa cobrança os seguintes tipos de veículos: carros, caminhões, motocicletas, ônibus e aviões.
O valor do IPVA é variável, de acordo com cada estado. Além disso, o total arrecadado precisa ser dividido em duas partes iguais: uma para a prefeitura e outra para o governo do estado, ambos onde há o registro do automóvel.
Como aumentar o limite do Pix no Banco do Brasil?
A consulta do IPVA atrasado é feita de acordo com cada estado. Mas quando as parcelas não são pagas, o consumidor recebe em casa uma notificação informando o valor e o prazo para pagamento.
Uma alternativa é fazer a consulta por meio do site da Secretaria da Fazenda do estado de registro do veículo.
Na página inicial, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo. Caso prefira, você pode se dirigir até uma unidade da Secretaria da Fazenda para verificar o valor devido.
Uma outra possibilidade é consultar o valor pelo telefone 0800 170 110.
Como economizar em hospedagens nas viagens?
O pagamento de IPVA atrasado não é considerado como uma infração de trânsito. Em resumo, essa prática não gera nenhum tipo de multa.
A verdade é que o pagamento em atraso gera juros em cima do valor da parcela. Quanto mais tarde for pago, maior o valor cobrado.
Atualmente a cobrança de juros é de 0,33% por dia de atraso, desde que fique no limite de 20%.
O IPVA atrasado pode ser pago nos mesmos locais de antes, como casas lotéricas, internet, despachantes ou agências bancárias.
Em boa parte dos estados brasileiros, para pagar só é preciso informar o Renavam. Já nos demais é preciso gerar a guia para pagamento, emitida no site da Secretaria da Fazenda.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o veículo com o IPVA atrasado não é uma infração de trânsito. Isso só ocorre no caso do licenciamento, que deve ser feito anualmente. Afinal de contas, alguns estados impedem que o veículo seja licenciado se o IPVA estiver em atraso.
Caso um veículo seja pego circulando de forma irregular, pode ser multado.
O principal problema em não quitar o IPVA é a possibilidade de ser inserido na dívida ativa e nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Veículos usados não precisam que a guia de pagamento seja emitida. Dessa forma, basta se dirigir a uma lotérica ou agência bancária, informar o número do Renavam e efetuar o pagamento. Isso pode ser feito pelo internet banking também, onde há a opção de pagamento de tributos.
Para o caso dos veículos novos, o débito pode ser pago pela página do banco onde o proprietário é correntista. Outra opção é ir até uma agência bancária. Nesse caso é preciso ter o boleto e sua emissão é feita da seguinte maneira:
Vale ressaltar que a guia de pagamento já vem com os valores atualizados, somando os juros e os encargos por conta do atraso.
O condutor pode escolher se quer quitar integralmente o IPVA atrasado ou se prefere fazer o parcelamento. No caso da segunda opção, há incidência de juros.
Se desejar quitar todas as parcelas, o motorista pode fazer a solicitação pelo site do Detran de seu estado ou pessoalmente em uma unidade da Secretaria da Fazenda.
Nem todo mundo tem o dinheiro para fazer o pagamento do IPVA à vista. Por isso existe a possibilidade de parcelar o valor total. Mas será que essa opção vale a pena?
Muitos estados oferecem a possibilidade de parcelamento do IPVA atrasado, que é uma alternativa para quem está com dificuldades financeiras.
Antes de definir a forma que vai pagar, o condutor precisa analisar todas as opções e verificar qual se encaixa melhor no seu planejamento.
Na verdade, o mais importante é evitar entrar para dívida ativa e ter o nome negativado. Afinal, isso pode trazer vários problemas, como impossibilidade de conseguir crédito, financiamentos, entre outros.
Caso prefira, o consumidor pode recorrer a um empréstimo para quitar todo o valor devido. Faça uma simulação no site da FinanZero para receber mais de 10 ofertas, de acordo com o seu perfil.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.
A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.
Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:
Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:
Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.
Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:
Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.
Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:
“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.
Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.
*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios