;
FinanzeroBlogImpostos

Como pagar IPVA atrasado?

Como pagar IPVA atrasado?

Compartilhe esse post:

IPVA atrasado: saiba como emitir o boleto e fazer o pagamento

Todo ano, motoristas de todo o país precisam ficar atentos ao pagamento do Imposto sobre Propriedade do Veículo (IPVA). Mas com tantos compromissos financeiros, a possibilidade de atrasos no pagamento acaba aumentando.

Muitos condutores têm dúvidas sobre o que acontece nessa situação e se há possibilidade de pagar IPVA atrasado. Pensando nisso, vamos mostrar o passo a passo para quitar o saldo devedor. Acompanhe:

Como pagar IPTU atrasado?

O que é IPVA?

O IPVA é um tributo cobrado todos os anos de proprietários de veículos automotores. Estão inclusos nessa cobrança os seguintes tipos de veículos: carros, caminhões, motocicletas, ônibus e aviões.

O valor do IPVA é variável, de acordo com cada estado. Além disso, o total arrecadado precisa ser dividido em duas partes iguais: uma para a prefeitura e outra para o governo do estado, ambos onde há o registro do automóvel.

Como aumentar o limite do Pix no Banco do Brasil?

Como fazer a consulta do IPVA atrasado?

A consulta do IPVA atrasado é feita de acordo com cada estado. Mas quando as parcelas não são pagas, o consumidor recebe em casa uma notificação informando o valor e o prazo para pagamento.

Uma alternativa é fazer a consulta por meio do site da Secretaria da Fazenda do estado de registro do veículo.

Na página inicial, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo. Caso prefira, você pode se dirigir até uma unidade da Secretaria da Fazenda para verificar o valor devido.

Uma outra possibilidade é consultar o valor pelo telefone 0800 170 110.

Como economizar em hospedagens nas viagens?

Pagar o IPVA atrasado gera multas?

O pagamento de IPVA atrasado não é considerado como uma infração de trânsito. Em resumo, essa prática não gera nenhum tipo de multa.

A verdade é que o pagamento em atraso gera juros em cima do valor da parcela. Quanto mais tarde for pago, maior o valor cobrado.

Atualmente a cobrança de juros é de 0,33% por dia de atraso, desde que fique no limite de 20%.

Onde pagar o IPVA já vencido?

O IPVA atrasado pode ser pago nos mesmos locais de antes, como casas lotéricas, internet, despachantes ou agências bancárias.

Em boa parte dos estados brasileiros, para pagar só é preciso informar o Renavam. Já nos demais é preciso gerar a guia para pagamento, emitida no site da Secretaria da Fazenda.

Veículos com o IPVA em atraso podem circular?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o veículo com o IPVA atrasado não é uma infração de trânsito. Isso só ocorre no caso do licenciamento, que deve ser feito anualmente. Afinal de contas, alguns estados impedem que o veículo seja licenciado se o IPVA estiver em atraso.

Caso um veículo seja pego circulando de forma irregular, pode ser multado.

O principal problema em não quitar o IPVA é a possibilidade de ser inserido na dívida ativa e nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Passo a passo para pagar o IPVA atrasado

Veículos usados não precisam que a guia de pagamento seja emitida. Dessa forma, basta se dirigir a uma lotérica ou agência bancária, informar o número do Renavam e efetuar o pagamento. Isso pode ser feito pelo internet banking também, onde há a opção de pagamento de tributos.

Para o caso dos veículos novos, o débito pode ser pago pela página do banco onde o proprietário é correntista. Outra opção é ir até uma agência bancária. Nesse caso é preciso ter o boleto e sua emissão é feita da seguinte maneira:

  • Passo 1 – Abra o navegador e acesse o site do Detran da Secretaria da Fazenda do estado de registro de veículo;
  • Passo 2 – Insira o número da placa do veículo e o RENAVAM;
  • Passo 3 – Faça a emissão da guia de pagamento, chamada de Guia para Regularização de Débitos (GRD).

Vale ressaltar que a guia de pagamento já vem com os valores atualizados, somando os juros e os encargos por conta do atraso.

O condutor pode escolher se quer quitar integralmente o IPVA atrasado ou se prefere fazer o parcelamento. No caso da segunda opção, há incidência de juros.

Se desejar quitar todas as parcelas, o motorista pode fazer a solicitação pelo site do Detran de seu estado ou pessoalmente em uma unidade da Secretaria da Fazenda.

Vale a pena parcelar o IPVA?

Nem todo mundo tem o dinheiro para fazer o pagamento do IPVA à vista. Por isso existe a possibilidade de parcelar o valor total. Mas será que essa opção vale a pena?

Muitos estados oferecem a possibilidade de parcelamento do IPVA atrasado, que é uma alternativa para quem está com dificuldades financeiras.

Antes de definir a forma que vai pagar, o condutor precisa analisar todas as opções e verificar qual se encaixa melhor no seu planejamento.

Na verdade, o mais importante é evitar entrar para dívida ativa e ter o nome negativado. Afinal, isso pode trazer vários problemas, como impossibilidade de conseguir crédito, financiamentos, entre outros.

Caso prefira, o consumidor pode recorrer a um empréstimo para quitar todo o valor devido. Faça uma simulação no site da FinanZero para receber mais de 10 ofertas, de acordo com o seu perfil.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Como aumentar o meu score?

Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:

  • Sempre atualizar os dados nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Se possível, pagar dívidas antes da data de vencimento;
  • Manter o nome limpo;
  • Tenha conta fixas em seu próprio nome (exemplo: luz, internet, água etc);
  • Não atrase o pagamento de boletos ou parcelas.

Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Próximo artigo

Como pagar IPTU atrasado?

Aprenda como emitir a segunda via do IPTU atrasado, quais as formas de pagamento e a taxa de juros e multa aplicada sobre o valor.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como pagar IPVA atrasado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo