FinanzeroBlogCrédito

Como pausar o financiamento habitacional da Caixa?

Como pausar o financiamento habitacional da Caixa?

Compartilhe esse post:

Financiamento habitacional: vai ter a pausa pela caixa, quantas parcelas poderão ser pausadas, como solicitar e quais são as consequências dessa ação

A Caixa Econômica Federal é o maior financiador da casa própria do Brasil, isso porque possui 68% do mercado financeiro habitacional do país. Com isso, grande parte da população que realizou um financiamento imobiliário possui vínculo com o banco.

Com a segunda onda do Covid-19, nesse ano de 2021, a instituição financeira decidiu liberar a solicitação para a suspensão ou redução temporária das parcelas restantes de financiamentos habitacionais de seus clientes. As reduções possuem algumas regras e limite de tempo que serão explicados a seguir.

FinanZero: empréstimo pessoal no carnê ou boleto?

Vai ter nova pausa no financiamento habitacional da caixa?

Foi anunciado nessa segunda feira (7) pelo Pedro Guimarães, diretor da Caixa Econômica Federal, que o banco voltará a oferecer medidas de suspensão para os financiamentos habitacionais. A mesma medida teve início no ano de 2020 a fim de conter as consequências da primeira onda do Covid-19 no Brasil. Com a segunda onda, no ano de 2021, o banco decide novamente implementar as pausas nos financiamentos.

De acordo com a instituição financeira, serão pausadas, por meio de descontos, as parcelas por um período de no máximo 6 meses. Os valores que não forem pagos, nesse momento, serão cobrados posteriormente o prazo citado juntamente com taxas de juros. As porcentagens da diminuição dos valores irão variar de 25% a 74,99% e poderão ser solicitadas pelo aplicativo Habitação Caixa.

Para pedidos de redução de até 25% o período máximo de tempo de redução será de 6 meses. Já para pedidos de descontos maiores de 25% o tempo máximo é de 3 meses e para descontos maiores do que 74,99% é preciso que enviar documentos para a caixa econômica que comprovem a perdem de renda.

Quantas parcelas do financiamento habitacional a Caixa vai pausar?

Como comentado, o tempo máximo de descontos oferecidos no financiamento é de 6 meses, o que garante 6 parcelas pausadas, uma por mês. Contudo, para que as parcelas sejam pausadas por 6 meses é preciso que o valor de diminuição solicitado seja de até 25%.

Para valores maiores de 25% a pausa permanece por 3 meses. A pausa do financiamento imobiliário garante que as parcelas sejam reduzidas em porcentagens, como mencionado, mas os devedores ainda terão que pagar os valores reduzidos. Ou seja, a suspensão temporária, nesse caso, não significa deixar de pagar as parcelas pois ainda não foi informado que haverá uma redução de 100% do valor a ser pago.

Os cidadãos que tiveram suas rendas comprometidas poderão solicitar mais que 74,99% de redução do valor das parcelas, mas para isso é preciso enviar documentos para a Caixa Econômica que comprovem a situação.

Como solicitar certidão para o saque do PIS Pasep?

Como solicitar pausa estendida do financiamento habitacional na caixa?

A solicitação da pausa estendida do financiamento habitacional é feita por meio do aplicativo Habitação Caixa, disponível para IOS e Android. O aplicativo é usado para acompanhamento, manutenção dos contratos e simulação, possui opções de autoatendimento e assim o cliente não precisa sair de casa para resolver situações simples.

Para baixar o aplicativo basta seguir os passos:

  1. Acesse App Store (IOS) ou Google Play (Android);
  2. Busque por Habitação Caixa, normalmente o primeiro aplicativo a aparecer é o oficial;
  3. Clique em “Instalar”;
  4. Digite seu CPF, e-mail e senha usados na Caixa ou faça um cadastro novo e em seguida toque em entrar;

Ao entrar no aplicativo a opção de solicitar a pausa estará disponível e assim, será possível dar início ao pedido.

Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!

Quais as consequências da pausa para o meu contrato de financiamento habitacional?

Ao solicitar que as parcelas do financiamento habitacional sejam reduzidas o cliente tem direito a pagar o valor, agora um pouco menor, por 6 ou 3 meses. Essa redução do valor pode diminuir consideravelmente o valor total a ser pago no financiamento imobiliário.

Contudo, o cidadão que não conseguir dar continuidade ao pagamento do seu financiamento, mesmo com a pausa em andamento, terá os valores cobrados posteriormente com acréscimos de juros. Como comentado, é possível solicitar descontos maiores do que os pré- estabelecidos pela Caixa, mas para isso é preciso enviar documentos que comprovem a perda de renda e aguardar que os casos sejam analisados. Além disso, não foi informado que haverão descontos de 100% do valor.

Quem não pode receber o benefício emergencial?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como pausar o financiamento imobiliário da Caixa? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem não pode receber o benefício emergencial?

Como solicitar meu benefício emergencial?Quem possui direito ao BEm?Qual o valor do […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como pausar o financiamento habitacional da Caixa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo