Índice de conteúdo
Sim, transferir um empréstimo de uma instituição financeira para outra é possível. Este processo é chamado de portabilidade de crédito.
Suponha-se que um indivíduo contratou um empréstimo pessoal e após algum tempo, encontrou uma oferta melhor em outra instituição, para o mesmo valor que contratou. Neste caso, o que o cliente pode fazer? A portabilidade de crédito.
A portabilidade pode ser solicitada a qualquer momento. Geralmente, essa transferência de empréstimo é realizada quando na outra instituição existe uma melhor qualidade no atendimento ou ainda taxas de juros mais interessantes.
Todas as modalidades de empréstimo podem ser transferidas, empréstimo pessoal, consignado, cheque especial, financiamentos, entre outros.
Na maioria das vezes, realizar a portabilidade é bem vantajoso, visto que esta operação concede a possibilidade de efetuar um pagamento de menores taxas ou até mesmo obter um prazo melhor por aquele determinado empréstimo.
Como cadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil?
Para realizar a portabilidade de crédito, é importante que o contratante do empréstimo verifique antes a melhor taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET) entre diversas instituições financeiras. Após encontrar a melhor oferta, o contratante deve entrar em contato com o banco onde realizou o empréstimo e solicitar determinadas informações sobre sua dívida. Veja abaixo.
É importante destacar que toda instituição deve fornecer estas informações a respeito do empréstimo caso o contratante solicite.
Com as informações em mãos, deve ser feito contato com a nova instituição, solicitando a portabilidade de crédito. A instituição pode aceitar ou não a operação e em caso de aprovação, todo o processo é feito entre as duas instituições, o novo banco paga a quantia restante da dívida à instituição na qual o crédito foi contratado e o contratante passa a pagar para o novo banco escolhido.
Empréstimo pessoal: como funciona e quais são as regras
Por via de regra, as instituições financeiras não podem cobrar taxas para realizar a portabilidade de crédito, porém a nova instituição pode requisitar que o contratante faça a abertura de uma conta, nesta situação, por exemplo, existe a possibilidade de cobrança de taxas.
Como saber se o cartão está desmagnetizado?
Todos aqueles que são pessoa física com contrato vigente que tenham contratado uma operação de crédito em instituição financeira integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), podem realizar a portabilidade de crédito.
A contar do momento de assinatura, o prazo para a liberação da portabilidade de empréstimo, geralmente os prazos são os seguintes:
Sim, caso o contratante tenha se arrependido de realizar a portabilidade ou o banco original tenha oferecido uma nova oferta melhor, é possível sim desistir da transferência de empréstimo.
Ainda assim, a desistência da transferência só será possível caso o saldo devedor do contrato ainda não tenha sido pago pela nova instituição.
Por isso, a desistência pode ser feita com o prazo de até um dia antes da data de transferência dos recursos, quando o contrato é encaminhado para a Câmara Interbancária de pagamentos (CIP). Com o contrato já averbado, não será mais viável desistir da transferência.
Como fazer um refinanciamento de imóvel?
Não, o processo de portabilidade pode ser cancelado sem custo pelo cliente, a qualquer momento, desde que a nova instituição escolhida não tenha remetido o pagamento à Instituição credora original.
Quais aplicativos dão cashback por pagamento de boleto?
Tem mais alguma dúvida sobre se é possível transferir um empréstimo ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios