FinanzeroBlogCrédito

Tem como transferir um empréstimo?

Tem como transferir um empréstimo?

Compartilhe esse post:

Sim, transferir um empréstimo de uma instituição financeira para outra é possível. Este processo é chamado de portabilidade de crédito.

Suponha-se que um indivíduo contratou um empréstimo pessoal e após algum tempo, encontrou uma oferta melhor em outra instituição, para o mesmo valor que contratou. Neste caso, o que o cliente pode fazer? A portabilidade de crédito.

A portabilidade pode ser solicitada a qualquer momento. Geralmente, essa transferência de empréstimo é realizada quando na outra instituição existe uma melhor qualidade no atendimento ou ainda taxas de juros mais interessantes.

Todas as modalidades de empréstimo podem ser transferidas, empréstimo pessoal, consignado, cheque especial, financiamentos, entre outros.

Na maioria das vezes, realizar a portabilidade é bem vantajoso, visto que esta operação concede a possibilidade de efetuar um pagamento de menores taxas ou até mesmo obter um prazo melhor por aquele determinado empréstimo.

Como cadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil?

Como transferir um empréstimo?

Para realizar a portabilidade de crédito, é importante que o contratante do empréstimo verifique antes a melhor taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET) entre diversas instituições financeiras. Após encontrar a melhor oferta, o contratante deve entrar em contato com o banco onde realizou o empréstimo e solicitar determinadas informações sobre sua dívida. Veja abaixo.

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Sistema de pagamento;
  • Modalidade de crédito;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
  • Prazo total e remanescente;
  • Data do último vencimento da operação.

É importante destacar que toda instituição deve fornecer estas informações a respeito do empréstimo caso o contratante solicite.

Com as informações em mãos, deve ser feito contato com a nova instituição, solicitando a portabilidade de crédito. A instituição pode aceitar ou não a operação e em caso de aprovação, todo o processo é feito entre as duas instituições, o novo banco paga a quantia restante da dívida à instituição na qual o crédito foi contratado e o contratante passa a pagar para o novo banco escolhido.

Empréstimo pessoal: como funciona e quais são as regras

Preciso pagar alguma taxa para transferir um empréstimo?

Por via de regra, as instituições financeiras não podem cobrar taxas para realizar a portabilidade de crédito, porém a nova instituição pode requisitar que o contratante faça a abertura de uma conta, nesta situação, por exemplo, existe a possibilidade de cobrança de taxas.

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Quem pode transferir um empréstimo?

Todos aqueles que são pessoa física com contrato vigente que tenham contratado uma operação de crédito em instituição financeira integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), podem realizar a portabilidade de crédito.

Quanto tempo leva para a realização da transferência?

A contar do momento de assinatura, o prazo para a liberação da portabilidade de empréstimo, geralmente os prazos são os seguintes:

  • Mínimo 5 dias úteis;
  • Máximo 9 dias úteis.

Posso desistir da trasnferência?

Sim, caso o contratante tenha se arrependido de realizar a portabilidade ou o banco original tenha oferecido uma nova oferta melhor, é possível sim desistir da transferência de empréstimo.

Ainda assim, a desistência da transferência só será possível caso o saldo devedor do contrato ainda não tenha sido pago pela nova instituição.

Por isso, a desistência pode ser feita com o prazo de até um dia antes da data de transferência dos recursos, quando o contrato é encaminhado para a Câmara Interbancária de pagamentos (CIP). Com o contrato já averbado, não será mais viável desistir da transferência.

Como fazer um refinanciamento de imóvel?

Preciso pagar alguma taxa se desistir?

Não, o processo de portabilidade pode ser cancelado sem custo pelo cliente, a qualquer momento, desde que a nova instituição escolhida não tenha remetido o pagamento à Instituição credora original.

Quais aplicativos dão cashback por pagamento de boleto?

Tem mais alguma dúvida sobre se é possível transferir um empréstimo ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil?

A senha do cartão Auxílio Brasil pode ser cadastrada através do aplicativo Caixa Tem ou […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Tem como transferir um empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo