FinanzeroBlogCrédito

Tem como transferir um empréstimo?

Tem como transferir um empréstimo?

Compartilhe esse post:

Sim, transferir um empréstimo de uma instituição financeira para outra é possível. Este processo é chamado de portabilidade de crédito.

Suponha-se que um indivíduo contratou um empréstimo pessoal e após algum tempo, encontrou uma oferta melhor em outra instituição, para o mesmo valor que contratou. Neste caso, o que o cliente pode fazer? A portabilidade de crédito.

A portabilidade pode ser solicitada a qualquer momento. Geralmente, essa transferência de empréstimo é realizada quando na outra instituição existe uma melhor qualidade no atendimento ou ainda taxas de juros mais interessantes.

Todas as modalidades de empréstimo podem ser transferidas, empréstimo pessoal, consignado, cheque especial, financiamentos, entre outros.

Na maioria das vezes, realizar a portabilidade é bem vantajoso, visto que esta operação concede a possibilidade de efetuar um pagamento de menores taxas ou até mesmo obter um prazo melhor por aquele determinado empréstimo.

Como cadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil?

Como transferir um empréstimo?

Para realizar a portabilidade de crédito, é importante que o contratante do empréstimo verifique antes a melhor taxa de juros e Custo Efetivo Total (CET) entre diversas instituições financeiras. Após encontrar a melhor oferta, o contratante deve entrar em contato com o banco onde realizou o empréstimo e solicitar determinadas informações sobre sua dívida. Veja abaixo.

  • Número do contrato;
  • Saldo devedor atualizado;
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
  • Sistema de pagamento;
  • Modalidade de crédito;
  • Taxa de juros anual (nominal e efetiva);
  • Valor de cada prestação, especificando o valor do principal e dos encargos;
  • Prazo total e remanescente;
  • Data do último vencimento da operação.

É importante destacar que toda instituição deve fornecer estas informações a respeito do empréstimo caso o contratante solicite.

Com as informações em mãos, deve ser feito contato com a nova instituição, solicitando a portabilidade de crédito. A instituição pode aceitar ou não a operação e em caso de aprovação, todo o processo é feito entre as duas instituições, o novo banco paga a quantia restante da dívida à instituição na qual o crédito foi contratado e o contratante passa a pagar para o novo banco escolhido.

Empréstimo pessoal: como funciona e quais são as regras

Preciso pagar alguma taxa para transferir um empréstimo?

Por via de regra, as instituições financeiras não podem cobrar taxas para realizar a portabilidade de crédito, porém a nova instituição pode requisitar que o contratante faça a abertura de uma conta, nesta situação, por exemplo, existe a possibilidade de cobrança de taxas.

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Quem pode transferir um empréstimo?

Todos aqueles que são pessoa física com contrato vigente que tenham contratado uma operação de crédito em instituição financeira integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), podem realizar a portabilidade de crédito.

Quanto tempo leva para a realização da transferência?

A contar do momento de assinatura, o prazo para a liberação da portabilidade de empréstimo, geralmente os prazos são os seguintes:

  • Mínimo 5 dias úteis;
  • Máximo 9 dias úteis.

Posso desistir da trasnferência?

Sim, caso o contratante tenha se arrependido de realizar a portabilidade ou o banco original tenha oferecido uma nova oferta melhor, é possível sim desistir da transferência de empréstimo.

Ainda assim, a desistência da transferência só será possível caso o saldo devedor do contrato ainda não tenha sido pago pela nova instituição.

Por isso, a desistência pode ser feita com o prazo de até um dia antes da data de transferência dos recursos, quando o contrato é encaminhado para a Câmara Interbancária de pagamentos (CIP). Com o contrato já averbado, não será mais viável desistir da transferência.

Como fazer um refinanciamento de imóvel?

Preciso pagar alguma taxa se desistir?

Não, o processo de portabilidade pode ser cancelado sem custo pelo cliente, a qualquer momento, desde que a nova instituição escolhida não tenha remetido o pagamento à Instituição credora original.

Quais aplicativos dão cashback por pagamento de boleto?

Tem mais alguma dúvida sobre se é possível transferir um empréstimo ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como cadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil?

Como pedir o cartão do Auxílio Brasil?Como cadastrar a senha do cartão […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Tem como transferir um empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo