Para recuperar a senha de acesso ao sistema da Nota Fiscal Paulista, o consumidor pode contar com três opções diferentes, que variam de acordo com a sua necessidade.

A Nota Fiscal Paulista é uma iniciativa do estado de São Paulo, criada em 2007, que tem como foco incentivar os consumidores a registrar o CPF ou CNPJ na nota após a compra de um produto, de modo que haja diminuição da sonegação fiscal das empresas.

Por outro lado, o consumidor que utiliza a Nota Fiscal Paulista recebe de volta até 30% do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços) pago, que pode ser resgatado como crédito ou desconto no IPVA.

É válido destacar que o percentual de devolução do ICMS depende da atividade econômica principal do estabelecimento. Para obter mais detalhes, é possível consultar a lista com a descrição e os percentuais, disponibilizada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de SP.

Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista?

Quantos dígitos tem a senha da Nota Fiscal Paulista?

A senha utilizada para acessar o sistema da Nota Fiscal Paulista não possui um padrão, no entanto, ela deve conter, pelo menos, oito caracteres. Além disso, é preciso que haja, ao menos, um número, uma letra minúscula e uma letra maiúscula.

Como recuperar a senha da Nota Fiscal Paulista?

Em caso de esquecimento, é possível recuperar a senha da Nota Fiscal Paulista através do próprio sistema. Para isso, acesse a página inicial de login e realize o seguinte procedimento:

  • logo abaixo do campo “senha”, clique em “Esqueci minha senha”;
  • na tela seguinte, informe o CPF e clique em “ok”.

Então, serão apresentadas três opções, sendo que cada uma é destinada para um fim específico. São elas:

  • Envio de frase para lembrar a senha: essa opção enviará para o e-mail a frase informada no momento em que o consumidor fez o cadastro no site, a fim de que auxilie-o a recordar a senha de acesso.
  • Envio de endereço de página para cadastramento de nova senha: neste caso, será enviado um link para o e-mail um link, que permitirá o cadastramento de uma nova senha de acesso ao sistema.
  • Realizar novo cadastro: essa última opção deve ser utilizada pelo consumidor que esqueceu a senha e mudou o e-mail. Para concluí-la, será necessário envio de correspondência ou comparecimento ao Procon, Poupatempo ou Secretaria da Fazenda para desbloquear a senha, conforme explicaremos no tópico a seguir.

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Como solicitar o desbloqueio da senha da Nota Fiscal Paulista?

Quem optar pelo recadastramento, o desbloqueio da senha deverá ser solicitado via correspondência ou através de uma das unidades aptas para realizar a operação. A seguir, explicaremos cada uma delas.

Desbloqueio de senha presencial

Quem optar pelo desbloqueio de forma presencial, deve comparecer em uma das unidades a seguir:

Ao comparecer em um dos locais citados, o consumidor deve ter em mãos alguns documentos pessoais, são eles:

  • requerimento assinado que solicita o desbloqueio de senha. O modelo está disponível neste link, na opção “Requerimentos”, no arquivo “Desbloqueio de senha”;
  • documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e entre outros;
  • cópia simples e legível do documento oficial com foto apresentado;
  • CPF, caso o documento oficial com foto não possua o número;
  • cópia simples e legível do CPF, necessário somente de o documento oficial com foto não possuir o número.

Após entregar a documentação, serão feitos procedimentos de análise e comparação dos documentos e assinatura, respectivamente, a fim de evitar possíveis fraudes. Então, o pedido será protocolado junto à cópia dos documentos.

Conforme explicado no Portal da Fazenda, se não for necessário solicitar outros documentos ou realizar análise mais detalhada, a solicitação poderá ser concluída em até 40 minutos.

Desbloqueio de senha via correspondência

Já o consumidor que optar por solicitar o desbloqueio da senha via correspondência, deverá separar os seguintes documentos:

  • requerimento assinado e com firma reconhecida, solicitando o desbloqueio de senha. O modelo está disponível neste link, na opção “Requerimentos”, no arquivo “Desbloqueio de senha”;
  • cópia simples e legível de documento de identificação, que pode ser a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e entre outros.

Então, com a documentação em mãos, o consumidor deve enviar os itens via postal para a Secretaria da Fazenda, Central de Pronto Atendimento – CPA/Capital, no endereço Avenida Rangel Pestana, 300, térreo, Centro, São Paulo – SP. CEP: 01017-911.

No assunto da correspondência, deve constar “Nota Fiscal Paulista”.

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O que fazer se eu esqueci o e-mail da Nota Fiscal Paulista?

Quem esqueceu o e-mail, mas tem acesso à senha do sistema Nota Fiscal Paulista, pode alterar o e-mail após realizar o login no site com CPF e senha. Então, na tela inicial, clique no menu “Configurar” e, em seguida, em “Perfil do Consumidor”. Então, é só clicar em “Alterar dados” e realizar o cadastramento de um novo e-mail.

Vale ressaltar que essa funcionalidade está disponível somente para quem possui acesso pleno, ou seja, o cadastro não consta como “Acesso Restrito”. Além disso, quem não possui acesso à senha e, por isso, não consegue realizar o login, deve seguir o procedimento descrito no tópico anterior.

Por que minha senha da Nota Fiscal Paulista está bloqueada?

A senha de acesso ao sistema Nota Fiscal Paulista pode ser bloqueada por diversos motivos, como:

  • quando o usuário não atinge a pontuação mínima de 3 pontos no “Termômetro de confiabilidade” do site;
  • quando o próprio usuário solicita o recadastramento, que comumente acontece devido ao esquecimento de senha e e-mail;
  • quando são feitas várias tentativas de transferências de crédito sem sucesso;
  • em caso de suspeita de fraude, pois o próprio sistema realiza o bloqueio.

Para mais informações, recomendamos entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e do Planejamento através de um dos telefones a seguir:

0800-0170110 – exclusivo para telefone fixo

11 2450-6810 – exclusivo para telefone móvel

Tem mais algum assunto ou dúvida sobre a Nota Fiscal Paulista? Deixa nos comentários. Ah, acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.