Queda da taxa Selic abre tem margem para renegociar financiamento

Você tem um imóvel financiado? Sabia que pode reduzir a taxa de juros do financiamento por causa da queda da taxa Selic?

Isso porque, no dia 5 de agosto, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros, a chamada Selic, de 2.25% para 2%.

Esse é o patamar mais baixo da taxa desde 1999, quando ela foi criada. À época, a Selic tinha um valor de 6.5%.

Veja também: Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS de R$ 1.045?

O que é a Selic e como ela afeta seu financiamento?

A taxa Selic é uma taxa de referência para todas as taxas de juros colocadas em práticas no Brasil, o que inclui os juros que você paga ao banco ao financiar sua casa ou apartamento.

Por isso, essa diminuição feita pelo Banco Central dá espaço para tentar reduzir a taxa do financiamento: com ela em mãos, você pode renegociar os valores que paga de juros pelo seu financiamento.

Quer entender como a taxa Selic influencia no financiamento de imóveis? a gente explica mais sobre isso nesta reportagem.

Minha taxa cai tanto quanto a Selic?

Não necessariamente. Como a Selic vinha em queda neste ano, muitos financiamentos já estavam com taxas de juros mais baratas nos últimos meses.

Contudo, não basta ter uma Selic em baixa para conseguir bons juros em um financiamento de imóveis. Isso quer dizer que, mesmo com a Selic a 2% ao ano, os juros do seu financiamento podem cair, mas não no mesmo patamar que o da taxa-mãe.

A ideia é aproveitar a queda para negociar com a instituição financeira à qual você está vinculado.

Leia mais: Taxa de juros do crédito pessoal

E se não der para negociar?

Outra opção, neste caso, seria procurar um novo banco e migrar a dívida, negociando a taxa de juros já com a Selic diminuída.

A parte negativa desta opção é precisar entregar novamente a documentação do imóvel, um processo que pode ser burocrático.

A dica é colocar na ponta do lápis a diferença que uma nova taxa de juros faria no valor final que seu imóvel atingirá com o financiamento. Assim, você avalia se esse processo vale a pena.

Simule um refinanciamento do seu imóvel com os serviços da FinanZero.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a taxa Selic? Saiba mais sobre ela neste outro conteúdo do blog da FinanZero.

Comente outros tópicos sobre o assunto que você gostaria de saber! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.