;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como resolver NIS inconsistente?

Como resolver NIS inconsistente?

Compartilhe esse post:

NIS: o que é. como consultar, quem possui cadastro, como alterar os dados e demais instruções sobre a numeração disponibilizada pela Caixa

O Número de Inscrição Social (NIS) é uma sequência de números que identificam o cidadão que recebe benefícios sociais do Governo Federal. O número é gerado pela Caixa Econômica Federal e garante o direito de receber os amparos sociais, mesmo que o cidadão não tenha vínculo empregatício.

Os 11 dígitos do NIS podem ser encontrados em meios físicos e virtuais e quando o cidadão inicia o seu primeiro emprego com carteira assinada a numeração se integra ao PIS. O que significa que os dois termos passam a ter a mesma sequência numérica. Alguns problemas podem ser encontrados com a numeração e é sobre isso que vamos abordar a seguir.

Compare as melhores ofertas de empréstimo pessoal com a FinanZero, simule agora!

Quem tem cadastro no NIS?

O cadastro no NIS é gerado quando o cidadão recebe benefícios sociais, sem ter um vínculo empregatício. Dessa maneira, possuem o NIS os beneficiários dos seguintes amparos:

  • Auxílio Brasil;
  • Garantia safra;
  • PRONATEC;
  • Tarifa social de conta de água;
  • Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos;
  • Aposentadoria por baixa renda;

Como consultar meu NIS pelo CPF?

O número do NIS pode ser consultado por diferentes plataformas, são elas:

  • Site INSS;
  • Site do CNIS;
  • Meu CadÚnico;
  • Extrato do FGTS;
  • Carteira de trabalho digital;
  • Aplicativo Caixa Trabalhador;

Em cada um dos meios citados acima é possível encontrar o número do NIS. Para isso, basta que o indivíduo acesse com login e senha a plataforma escolhida e busque por “NIS”. A numeração também pode ser encontrada como NIT e PIS.

É válido mencionar novamente, que se o indivíduo não recebe nenhum benefício social o número do NIT é o mesmo que o do PIS. O mesmo vale para quem recebe amparos do Governo mas também possui vínculos trabalhistas com pessoas jurídicas, nessa caso o número do NIT é substituído pela nomenclatura PIS, permanecendo com a mesma numeração.

Como vai funcionar o Auxílio-Gasolina?

Como alterar dados do NIS?

O cadastro do NIS apresenta dados pessoais do beneficiário, como nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Essas informações podem ser alteradas ou corrigidas apenas em agências da Caixa Econômica e isso porque a ação evite fraudes e golpes no nome do indivíduo. Para corrigir os dados o cidadão deve ter em mãos documentos como o RG ou CNH, CPF e comprovante de residência.

Como regularizar o NIS online?

A regularização do NIS pode ser solicitada para que os benefícios sociais do governo ainda sejam pagos, comprovando as informações do indivíduo e eliminando qualquer suspeita de fraude. Essa ação ainda não pode ser realizada de forma online e então é necessário que o indivíduo compareça a uma agência da Caixa para regularizar o seu cadastro.

Como resolver NIS inconsistente?

Quando existe uma informação incorreta ou desatualizada no cadastro do NIS é possível que ele não possa ser consultado. Nesse caso, a mensagem “NIS não encontrado” ou “NIS inconsistente” pode ser verificada, o mesmo acontece com o número do PIS.

Nessa situação, o indivíduo precisa entrar em contato com a Caixa Econômica para corrigir qualquer erro que possa ter sido encontrado, nos dados ou apenas para atualizar as informações de cadastro. Como mencionado nos tópicos acima, essa alteração não pode ser feita de maneira online e por isso o benefício precisa comparecer a uma agência da Caixa.

Empréstimo para assalariado: como funciona?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como resolver NIS inconsistente? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo para assalariado: como funciona?

Empréstimo para assalariado: como funciona, como fazer, quais documentos são solicitados e demais questões sobre a opção de crédito.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como resolver NIS inconsistente?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo