O erro no Internet Banking do aplicativo da Caixa, impede que os usuários entrem na conta e realizem quaisquer transações financeiras

Nesta terça-feira (15), o aplicativo “CAIXA” da Caixa Econômica Federal (CEF) disponível nos sistemas Android e IOS começou a apresentar instabilidades. Os usuários, por sua vez, não perderam tempo e começaram a relatar os problemas fazendo menções na web.

De acordo com os usuários, ao tentar acessar o aplicativo aparece as seguintes mensagens: “an error occurred while processing your request” (em português: “um erro ocorreu durante o processamento do seu pedido”) ou “ops! ocorreu ao tentar finalizar sua solicitação e login”.

Além disso, ainda segundo os correntistas, o aplicativo passou por recente atualização. Nesse sentido, as informações é que o erro começou a ser apresentado após as significativas mudanças feitas pelos desenvolvedores. Portanto, acredita-se que a instabilidade possa estar relacionada com os últimos ajustes feitos no app.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

Limpe o cachê do seu celular

Uma das principais dicas, é que o usuário limpe o cachê do celular antes de dar continuidade no app. Isto é, o cachê dos aparelhos é responsável pelo armazenamento de diversas informações no sistema dos smarthphones. Tais como: arquivos e acesso a visitas em sites ou aplicativos.

Então, o cachê armazena as informações dos sites e aplicativos usados com mais frequência pelos usuários. Desse modo, sempre que usuário for revisitar alguma página o sistema consegue acessar esses dados de forma mais rápida. Em suma, o cachê guarda as informações mais acessadas em cada aparelho.

No caso do aplicativo da Caixa, por exemplo, como os usuários utilizam com frequência para realizar diferentes transações bancárias (PIX, transferências, pagamento de boletos etc) os dados são guardados para serem acessados posteriormente. Por isso, uma dica relevante é fazer a limpeza desses dados que são acessados com assiduidade.

Contudo, é importante frisar que a memória do cachê é temporária pois os dados armazenados são sempre complementados com novas informações. Nesse sentido, deletar o cachê significa que o usuário está eliminando todas as informações já existentes sobre determinada navegação para abrir espaço para novos dados, que por sua vez, serão inseridos “do zero”.

Como vai funcionar a prorrogação do Auxílio Emergencial?

Confira se o aplicativo da Caixa está atualizado

A princípio essa dica pode parecer superficial, entretanto ela é fundamental para que os usuários consigam acessar o aplicativo corretamente. Em muitos casos, o app está numa versão antiga e para dar continuidade em algumas transações específicas, o sistema exige que o app esteja atualizado na última versão que foi disponibilizada.

Para conferir se o aplicativo está atualizado na versão mais recente, os usuários podem fazer a consulta através do próprio aparelho. Portanto, abaixo disponibilizamos um passo a passo para a realização dessa etapa:

  1. Primeiramente, abra o aplicativo Google Play Store (Android) ou App Store (IOS);
  2. Procure pela aba “meus aplicativos” no menu;
  3. Em seguida, toda a relação de aplicativos que estão baixados no smartphone irá aparecer;
  4. Caso tenha algum update disponível de qualquer app, o usuário poderá atualizá-lo para a versão mais recente;
  5. Por fim, basta realizar o update e aguardar o processo ser finalizado.

Além disso, os usuários também podem acessar os aplicativos Google Play Store (Android) ou App Store (IOS) e procurar diretamente pelo nome do app que estejam interessados em verificar. Então, por exemplo, no caso do aplicativo da Caixa basta digitar a palavra “Caixa” nas pesquisas e o aplicativo irá aparecer. Nesse caso, se houver alguma atualização disponível basta o usuário fazer o update da nova atualização.

Calendário antecipado da 3ª parcela do Auxílio Emergencial, o que muda?

Não acesse seu app da Caixa por outro dispositivo

Achar que o problema do erro pode ser solucionado usando outro dispositivo, pode culminar numa dificuldade ainda maior. Isto é, se o usuário tentar acessar seu aplicativo por outro dispositivo ele pode disparar um outro erro, denominado pela Caixa como “quantidade máxima de dispositivos atingida”.

A redação da FinanZero já fez um post específico sobre esse erro, que você confere clicando aqui. Entretanto, de forma resumida, esse erro acontece pois diversos dispositivos estão acessando um mesmo usuário. Por isso, sob nenhuma circunstância o usuário deve tentar acessar o aplicativo de outro dispositivo na tentativa de fazer o app funcionar.

Como financiar casa?

O erro persiste no app da Caixa, o que posso fazer?

Em nota, a Caixa já notificou que o aplicativo passou por uma instabilidade que foi corrigida. Confira: “A Caixa informa que os aplicativos de Internet Banking e de Cartões apresentaram intermitências pontuais nesta data, sendo prontamente corrigidas.”

O banco ainda afirmou que “O problema ocorreu devido ao travamento de um software no mainframe do fornecedor IBM […] Após a estabilização, não foram identificados problemas de acesso aos aplicativos, que se encontram operando dentro da normalidade.”

Dessa maneira, se o erro persistir o usuário deve entrar em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal para verificar a inconsistência do problema. Atualmente, existem algumas formas de conseguir contato com o banco, sendo elas:

  • Através dos canais de atendimento oficiais da Caixa, que você encontra clicando nesse link;
  • Indo presencialmente até uma agência do banco;
  • Tentar contato através das redes sociais, como muitos usuários vem fazendo.

Qual é o melhor site para comprar livros?

Por fim, ficou com dúvidas sobre o erro “an error occurred while processing your request” na Caixa? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero está à disposição.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.