Índice de conteúdo
A senha do Cartão Cidadão é utilizada pelos beneficiários no momento de sacar os benefícios sociais e trabalhistas.
Também conhecido como Cartão Cidadão é administrado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o governo federal, e reúne diversos benefícios sociais e trabalhistas, como:
Com isso, os titulares do Cartão Cidadão podem efetuar o saque de diferentes valores a partir de um mesmo cartão. Por outro lado, pessoas que têm conta corrente ou poupança na Caixa estão isentas da solicitação do Cartão Cidadão, já que o dinheiro será depositado automaticamente na conta em questão.
É possível transferir dinheiro do Cartão Cidadão?
A senha cidadão nada mais é do que a senha do Cartão Cidadão, que permite ao beneficiário realizar o saque de benefícios trabalhistas ou sociais, através dos terminais de autoatendimento e agências da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas e Correspondentes Caixa Aqui. Portanto, assim como os cartões de crédito e débito possuem senha numérica para a realização de transações, o Cartão Cidadão também conta com isso.
Os beneficiários que cadastraram e desbloquearam a senha do Cartão Cidadão, mas não se recordam da sequência numérica, composta por seis dígitos, deverão cadastrar uma nova senha. Isso porque, por motivos de segurança, não é possível consultar a senha cadastrada através da internet, telefone ou presencialmente.
Governo regulamenta Auxílio-Gasolina. Veja mais.
Não, assim como não é possível consultar a senha cadastrada pela internet, a Caixa Econômica Federal também não permite que seja feita a alteração da mesma através dos canais digitais. Sendo assim, caso queira alterá-la, o titular deve comparecer a uma Lotérica ou agência da Caixa.
Na primeira opção, uma Casa Lotérica, o beneficiário precisa entrar em contato com o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207, e clicar nas opções 6 e, em seguida, 2, para efetuar o pré-cadastramento. Depois, é só comparecer à Casa Lotérica mais próxima com um documento de identificação com foto e o cartão.
Já quem optar pela agência da Caixa, deverá comparecer no local com um documento de identificação com foto e o Cartão Cidadão. Em ambos os casos, são aceitos os seguintes documentos:
Tem como pagar boleto com cartão de crédito?
A consulta ao saldo do Cartão Cidadão permite ao beneficiário verificar se o valor recebido através de algum benefício trabalhista ou social está disponível para saque. Para isso, é possível utilizar o Portal Caixa Cidadão, o Atendimento Caixa ao Cidadão, por telefone, ou comparecer a uma agência.
A forma considerada mais prática para uma parte dos beneficiários é consultar o saldo do Cartão Cidadão através da internet, pelo Portal Caixa Cidadão. Neste caso, é só informar o CPF e senha previamente cadastrados. Então, na tela inicial, escolha o benefício que deseja consultar, como Auxílio Brasil, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Gás.
Outra opção de consulta ao saldo do Cartão Cidadão é no Atendimento Caixa ao Cidadão, através do número 0800 726 0207. Ao entrar em contato, selecione a opção “Consulta ao saldo”, além disso, pode ser solicitado o número do PIS e CPF.
Por fim, quem preferir, pode comparecer à agência da Caixa Econômica Federal, munido de um documento de identificação com foto e Cartão Cidadão, e realizar a consulta em um caixa eletrônico ou diretamente com um atendente do estabelecimento.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios