FinanzeroBlogCrédito

Como saber qual é o meu perfil de crédito?

Como saber qual é o meu perfil de crédito?

Compartilhe esse post:

O perfil de crédito é utilizado pelas instituições financeiras e demais empresas para conceder serviços e estabelecer condições.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), em janeiro deste ano os pedidos de empréstimos feitos por pessoas que possuíam restrição de crédito, isso é, estavam com o nome sujo, aumentaram 36%, quando comparado ao mês anterior. Ainda conforme o IFE, o principal motivo para solicitação de crédito desse grupo foi a quitação de dívidas.

A inadimplência, inclusive, é um dos principais fatores negativos de impacto no perfil de crédito do consumidor. A seguir, explicamos do que se trata o termo, como é traçado o perfil e o que é possível fazer para melhorá-lo.

Vale a pena pedir um empréstimo para casamento? Descubra aqui

O que é perfil de crédito?

O perfil de crédito é utilizado pelas instituições financeiras e fintechs para compreender como é o relacionamento de um determinado consumidor com o mercado de crédito. Portanto, avaliar se o mesmo paga as contas em dia, solicita empréstimos com frequência e, também, quais tipos de dívidas possui.

O intuito, vale ressaltar, é evitar a concessão de serviços financeiros a pessoas com grande probabilidade de inadimplência que, consequentemente, podem gerar algum tipo de prejuízo para a empresa.

Como saber qual é o meu perfil de crédito?

De modo geral, a forma mais prática do consumidor consultar o seu perfil de crédito é através dos chamados birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista. Neles, é possível verificar o score de crédito, uma pontuação que vai de 0 a 1000 e aponta o risco de inadimplência do consumidor, bem como se há dívidas em atraso e se o nome está negativado.

A partir daí, o consumidor consegue ter um panorama sobre o seu perfil de crédito e a forma como o mercado o enxerga.

Como aumentar o limite do Pix no Banco do Brasil?

Como é determinado o perfil de crédito do consumidor?

O perfil de crédito do consumidor é determinado através da análise de crédito, que é o processo mencionado inicialmente, que é realizado pelas instituições financeiras para avaliar o risco de inadimplência de um solicitante. Para isso, são considerados alguns critérios, como mostramos a seguir.

Rendimentos

A renda é um fator de extrema importância no momento de definição do perfil de crédito do consumidor. Isso porque, é através dela que o mercado de crédito analisa o poder de consumo do cliente e, da mesma forma, as instituições financeiras estabelecem o valor ou o tipo de serviço que será concedido.

Comprometimento da renda

Além de entender qual é o rendimento mensal do consumidor, o mercado de crédito também avalia qual é o percentual dessa renda que já está comprometido com outras dívidas. Sendo assim, quanto menor o valor, melhor tende a ser o perfil de crédito, pois o risco de inadimplência diminui.

Score

Conhecido como pontuação de crédito, o score é uma pontuação que vai de 0 a 1000, sendo que quanto maior o valor, melhor considerado é o score e, consequentemente, maiores as chances de ter um bom perfil de crédito. Essa pontuação é calculada pelos próprios birôs de crédito, como Boa Vista, Serasa e SPC, mediante o histórico de dívidas, pagamentos e consumo de cada pessoa.

Inadimplência

Qualquer instituição financeira ou fintech, ao receber a solicitação de um consumidor, fará a consulta nos órgãos de proteção ao crédito para verificar, além do score e histórico de pagamentos, se o solicitante possui alguma restrição em seu nome. Dessa forma, quem está com o nome sujo pode ter um perfil de crédito menos atraente para o mercado e, por isso, lidar com cenários desfavoráveis no momento de negociar serviços financeiros.

Cheque Especial x Rotativo x Empréstimo: qual escolher?

3 dicas para melhorar o perfil de crédito

Como é possível notar, o perfil de crédito é de suma importância para o consumidor, já que é a partir dele que as instituições financeiras definirão se um determinado serviço será concedido e, em caso positivo, em quais condições. Portanto, melhorar o perfil de crédito positivo é parte do caminho para obter aprovações.

1. Pague as contas em dia

Apesar de parecer clichê, o pagamento das contas em dia é um dos principais critérios na avaliação do score, logo, pagamentos em atraso contam como pontos negativos na análise final do perfil. Inclusive, é importante reforçar que os dados de pagamento consideram os últimos cinco anos, então, é preciso ficar de olho.

2. Negocie dívidas

Se houver dívidas ativas, a principal recomendação é negociá-las diretamente com as empresas ou buscar pelas feiras de renegociação de dívidas. Isso porque, a permanência de uma ou mais dívidas atreladas ao consumidor vão impactar negativamente no score e, posteriormente, no perfil de crédito, já que estão atrelados.

3. Não faça buscas excessivas de crédito

Especialistas indicam que ao solicitar empréstimo ou financiamento em diversas instituições de uma só vez, o perfil de crédito tende a desvalorizar. Isso acontece porque, para o mercado, há a impressão de que o consumidor está passando por dificuldades financeiras, impactando negativamente.

Neste caso, inclusive, uma opção é o buscador da FinanZero, que através de um cadastro apresenta até 10 ofertas de empréstimo pré-aprovadas, em diversas instituições financeiras. Com isso, o consumidor evita realizar inúmeras buscas e tem acesso a várias opções.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Vale a pena pedir um empréstimo para casamento? Descubra aqui

Empréstimo para casamento: saiba se é possível conseguir um e como ele funciona. Veja o passo a passo para ter acesso ao seu.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber qual é o meu perfil de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal Online
Solicite seu empréstimo