;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como saber se o FGTS está sendo depositado?

Como saber se o FGTS está sendo depositado?

Compartilhe esse post:

As empresas que adiaram o depósito do FGTS devem realizar o pagamento em atraso desde setembro.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma poupança do trabalhador, que tem como intuito assegurá-lo em determinadas situações, como a demissão sem justa causa.

Na prática, quando uma pessoa é contratada por uma empresa em regime CLT, a contratante é responsável pela abertura de uma conta poupança, via Caixa Econômica, em que serão realizados depósitos mensais, em valor equivalente a 8% do salário bruto do trabalhador.

Importante destacar que entram no cálculo ainda os valores adicionais recebidos pelo funcionário, como horas extras, adicional noturno e gratificações. Além disso, não há desconto no salário do trabalhador, já que o pagamento é de responsabilidade da empresa.

Como liberar o FGTS pelo aplicativo?

Quem tem direito ao depósito do FGTS?

O depósito do FGTS como obrigação do empregador é estipulado para categorias específicas, são elas:

  • trabalhadores em regime CLT, inclusive jovem aprendiz;
  • Trabalhadores em regime CLT, inclusive jovem aprendiz;
  • Trabalhadores rurais, inclusive quem trabalha em períodos de colheita, conhecido como safreiro;
  • Trabalhadores intermitentes, que são os profissionais contratados para trabalhar por um período específico;
  • Trabalhadores avulsos, que são aqueles que prestam serviços a mais de uma empresa, mas é contratado através de um sindicato;
  • Atletas profissionais;
  • Empregados domésticos.

Como saber se o FGTS está sendo depositado?

É importante ressaltar que durante a pandemia de Covid-19, o governo permitiu às empresas suspenderem o contrato de seus funcionários por até quatro meses. Com isso, o depósito do FGTS também foi suspenso, logo, o trabalhador não terá direito a receber os valores.

Houve ainda a possibilidade das empresas suspenderem o depósito do FGTS referente aos meses de abril, maio, junho e julho. Nesse caso, conforme estabelecido pela Medida Provisória nº 1.046, as parcelas suspensas devem ser pagas a partir de setembro de 2021.

Portanto, o trabalhador pode verificar se o FGTS está sendo depositado corretamente de três formas: pelo site da Caixa Econômica Federal, através do aplicativo FGTS ou ainda no Internet Banking, disponível para os correntistas Caixa.

Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!

Site Caixa Econômica Federal

Ao acessar o site da Caixa Econômica Federal, é só informar o CPF, NIS ou e-mail, senha e clicar no botão “Não sou um robô”. Em caso de primeiro acesso, é necessário realizar o cadastro, para isso:

  • ainda na página inicial de login, informe o NIS ou CPF, clique na opção “Não sou um robô” e, em seguida, clique no botão “Cadastrar/esqueci senha”;
  • na tela seguinte, é preciso ler os termos de uso, preencher os campos com dados pessoais e criar uma senha.

É comum, nessa etapa, que o site informe que o trabalhador já possui uma conta, então, o portal solicitará permissão para enviar um link de recuperação de senha para o e-mail já cadastrado.

Por fim, após acessar o Portal Caixa, é só clicar na opção “FGTS”, disponível no canto superior esquerdo da tela, e escolher a opção “Extrato Completo”. Nele, é possível consultar as contas inativas, ou seja, referentes a empregos anteriores, e também a conta ativa, que se refere ao emprego atual.

Além disso, é possível verificar mês a mês as movimentações da conta, que são os valores depositados e também os rendimentos gerados.

Aplicativo FGTS

O aplicativo FGTS está disponível para Android e iOS e também possibilita a consulta aos depósitos realizados na conta. Dessa forma, após realizar o download do aplicativo no celular, basta informar CPF e senha para acessar todos os dados disponíveis.

Se for o primeiro acesso, será preciso realizar o cadastro, então, será solicitado o CPF, nome completo, data de nascimento, CEP, e-mail e cadastro de uma senha para acesso ao aplicativo. Após incluir todos os dados, é só clicar no botão “Não sou um robô”. Na tela seguinte, é preciso ativar a conta através de um link enviado para o e-mail cadastrado. Por fim, basta abrir novamente o aplicativo e realizar o login com CPF e senha.

Na tela inicial do serviço, clique no ícone “Meu FGTS” para ter acesso ao saldo de todas as contas. Para obter informações detalhadas, como as disponibilizadas através do extrato completo, é preciso clicar em “Ver extrato”, disponível para cada conta do trabalhador.

Internet Banking

Trabalhadores que possuem conta na Caixa podem utilizar o Internet Banking da instituição. Neste caso, basta acessar a conta através da plataforma e clicar na seção “FGTS”. Será possível, então, consultar o extrato detalhado de cada conta ou verificar o extrato simples, que apresenta o saldo.

Empregada doméstica tem direito ao PIS?

O que fazer se a empresa não depositar o FGTS?

Ao realizar a consulta e verificar que os depósitos não estão sendo realizados, o trabalhador deve buscar o setor de Recursos Humanos ou equivalente da empresa, a fim de resolver a situação.

Contudo, caso não haja resolução, a recomendação é realizar uma denúncia ao Ministério do Trabalho através da Superintendência Regional do Trabalho. Quando o trabalhador é vinculado a um sindicato, também é possível buscar a associação para receber orientações.

Por fim, o trabalhador pode ainda recorrer à rescisão indireta, que é definida através de decisão judicial. Em situações como essa, o funcionário terá direito a todos os direitos previstos na demissão sem justa causa, já que esse tipo de rescisão ocorre quando o empregador não cumpre suas obrigações ou comete uma falta grave.

Qual é o valor da multa por FGTS atrasado?

Quando a empresa realiza o depósito do FGTS em atraso, é obrigada a arcar com juros e multas, previstos na legislação. Dessa forma, há cobrança de 0,5% de juros por mês, que incidem sobre o valor inicial do depósito.

A multa, por sua vez, é de 5% quando pago no mês de vencimento do recolhimento, ou de 10% a partir do mês seguinte ao vencimento. Além disso, há ainda uma multa fixa de 5% sobre o valor que deverá ser pago ao trabalhador no momento de realizar a regularização dos depósitos.

Vale destacar, contudo, que essa regra não se aplica às empresas que suspenderam o depósito do FGTS mediante a aplicação da Medida Provisória nº1.046, pois neste caso o empregador está isento de juros e multa.

Ainda tem dúvidas sobre o FGTS? Deixa nos comentários! Ah, acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empregada doméstica tem direito ao PIS?

Empregada doméstica: como funciona, como saber o número, como fazer o cadastro e demais informações […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber se o FGTS está sendo depositado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo