Saque-aniversário: como sacar no caixa eletrônico, casas lotéricas, aplicativo, caixa tem, com o cartão cidadão e os motivos para o benefício não ter caído na conta

O saque-aniversário é uma opção de retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de acordo com os dados do benefício, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade desde outubro de 2019. Com a taxa de desemprego em 14,6%, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), o aumento dos saques do FGTS são perceptíveis, nesse momento.

Os cidadãos que utilizam a opção de saque podem sentir dificuldades em relação a sua retirada. Por isso abaixo estão as questões que envolvem a obtenção do saque-aniversário, sendo informadas as principais formas de saque e o seu funcionamento.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Como sacar o saque-aniversário no caixa eletrônico?

O saque-aniversário pode ser sacado de forma presencial no caixa eletrônico de qualquer agencia da Caixa Econômica. O benefício pode ser sacado com ou sem o cartão cidadão, basta seguir as indicações da máquina ao iniciar o processo. Além disso, em agências o indivíduo pode consultar um atendente que o ajudará em alguma dificuldade.

Como sacar o saque-aniversário na lotérica?

As casas lotéricas comercializam as loterias federais, produtos autorizados pela Caixa e prestam serviços como o pagamento de contas para as concessionárias, como contas água e luz. Além disso, os cidadãos podem retirar alguns benefícios por meio dela, como o saque-aniversário.

Para retirar o benefício em uma lotérica o cidadão precisa ter em mãos:

  • Cartão cidadão;
  • Senha;

Em alguns casos também é necessário apresentar alguns documentos, como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;

Como desativar o saque-aniversário pelo aplicativo?

Como sacar o saque-aniversário pelo aplicativo?

O aplicativo do FGTS conta com a opção de saque do benefício para a modalidade de saque-aniversário. O cidadão que desejar retirar o valor por meio dele deve seguir os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
  2. Faça o login com CPF e senha, caso seja o seu primeiro acesso informe os dados solicitados e aceite os termos de uso;
  3. Acesse “Saque-aniversário do FGTS”;
  4. Na página do benefício será possível encontrar a opção de saque e o cidadão deve indicar uma conta para que o valor seja transferido;

A conta solicitada pelo aplicativo precisa ser uma conta pessoal do beneficiário, isso porque contas conjuntas não são aceitas pelo FGTS. O valor pode ser disponibilizado na outra conta em um período de até 5 dias úteis.

Como sacar o saque-aniversário no Caixa Tem?

O Caixa Tem é uma conta digital da Caixa Econômica, por onde são depositados os benefícios sociais disponibilizados pelo Governo Federal. Os principais amparos sociais que o Governo oferece aos cidadãos são:

  • Bolsa família;
  • Auxílio emergencial;
  • Benefício emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm);

A conta digital tem como objetivo facilitar as transações bancárias para todos os brasileiros. É possível fazer transferências, PIX, solicitação de crédito e entre outras funcionalidades de bancos digitais.

O saque-aniversario é uma modalidade do Fundo de Garantia por Tempo Serviço, que é um benefício trabalhista e por isso o seu saque de forma online é feito por meio do aplicativo FGTS, conforme indicado no passo a passo anterior.

Como tirar extrato do Nubank

Como sacar o saque-aniversário com o cartão cidadão?

O cartão cidadão é utilizado para facilitar o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas oferecidos pelo Governo. O cartão pode ser utilizado principalmente por aqueles que não possuem conta na Caixa. Dessa forma, para sacar o valor do FGTS na modalidade aniversário, basta o cidadão se dirigir a uma agência da Caixa Econômica e iniciar o processo de retirada do valor por meio do caixa eletrônico.

Porque meu saque aniversário não caiu na conta?

Algumas inconsistências podem fazer com que o valor do saque-aniversário não caia na conta do cidadão. Isso acontece, principalmente, por dois motivos:

  • Dados do cidadãos que não foram atualizados ou possuem alguma divergência;
  • Conta informada para receber o valor seja conjunta;

Sendo assim, o valor pode não estar disponível por erros nos dados do indivíduo recebedor que devem ser corrigidos para que o dinheiro possa ser sacado. Outro ponto que deve ser mencionado é que a conta informada para receber o saque-aniversário deve ser individual, já que ao indicar conta conjunta o cidadão pode ter problemas e não receber o valor esperado.

Para qualquer um dos erros citados é importante que a Caixa Econômica seja informada para tomar as medidas necessárias e resolver o impasse. O saque-aniversário fica disponível a partir do primeiro dia do mês do aniversário do recebedor e por essa razão o indicado é que a verificação de disponibilidade do valor seja feita assim que possível para que o problema seja resolvido também de forma rápida.

E quem não tem conta na Caixa, como sacar o PIS?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como sacar o saque-aniversário do FGTS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.