FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como será o pagamento do Abono Salarial em 2020?

Como será o pagamento do Abono Salarial em 2020?

Compartilhe esse post:

O Abono Salarial (PIS/Pasep) começa a ser pago no final do mês de junho

Em 2020, houve uma modificação na forma dos pagamentos do abono salarial PIS/Pasep, pois os trabalhadores com saques previstos para esse ano terão assegurado o crédito em conta à partir do dia 30 de junho de 2020, caso sejam correntistas dos seguintes bancos:

Para os demais participantes, o abono estará disponível somente depois do dia 16 de julho.

Veja também – Como consultar o Fundo PIS/PASEP (1971 a 1988)?

Qual a data para pagamento do Abono Salarial?

A data para pagamento do Abono Salarial para os trabalhadores da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), é definida à partir do mês de aniversário de cada pessoa. Confira o calendário:

Para os funcionários públicos, associados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), vale o dígito final do número de inscrição do Pasep. Confira o calendário:

Pasep

Isso quer dizer que os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro recebem o PIS ainda este ano. Os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2021.

Para o trabalhador que não sacou o Abono do calendário 2019/2020 poderá efetuar o saque agora no calendário 2020/2021, ou em até cinco anos, sem a necessidade de determinação judicial, conforme estabelece o artigo 4º da Resolução 838 do Codefat.

Veja também – Como consultar o saldo PIS?

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep?

Para ter direito ao Abono Salarial do PIS/Pasep é necessário ter eguir os seguintes critérios:

  • trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019;
  • ter tido a remuneração média de até dois salários mínimos;
  • o trabalhador tem que estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para os trabalhadores que tiverem os dados declarados na Rais 2019 fora do prazo e entregues até 30 de setembro de 2020, o pagamento do benefício estará disponível a partir de 4 de novembro de 2020.

As regularizações cadastrais encaminhadas pelos empregadores até 12 de junho de 2021 serão pagas até o final do calendário estabelecido, após esta data, somente no próximo calendário.

Leia também – Novo calendário de saques do abono salarial (PIS) 2019/2020

Qual o valor que o trabalhador tem direito a receber?

A quantia que cada trabalhador terá para receber é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente no ano de 2019.

O valor do Abono Salarial será calculado na proporção 1/12 do salário mínimo vigente na data do pagamento. No caso de falecimento do participante, herdeiros terão direito ao saque. Para tanto, será necessário apresentar documentos que comprovam a morte e a condição do beneficiário legal.

Como consultar o saldo retroativo do PIS/Pasep?

Para consultar os valores disponíveis referentes às cotas do PIS/PASEP, o trabalhador pode acessar a página do FGTS.

A verificação do saldo também pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou aplicativo FGTS, disponível para download nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

No caso do PASEP, o beneficiário pode acessar o site do Banco do Brasil e clicar em “Consulte seu PASEP”, na opção localizada à direita da página.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Como sacar o retroativo das cotas PIS/PASEP?

PIS

Quem é ou foi servidor público pode buscar diretamente uma agência do Banco do Brasil.

Pasep

  • Cartão Cidadão e senha: os trabalhadores que possuem até R$ 3 mil podem fazer a retirada dos valores com nos terminais de atendimento da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
  • Sem Cartão Cidadão e senha: quem possui saldo superior a R$ 3 mil, pode fazer a retirada em agências da Caixa. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto.
  • Quem tem conta na Caixa: trabalhadores que possuem conta na Caixa podem ter recebido os valores automaticamente, que foi depositado na conta ativa, conforme calendário de pagamento estipulado em 2019.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como será o pagamento do Abono Salarial em 2020? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como a taxa Selic influencia no financiamento de imóveis?

Entenda como a taxa Selic impacta nos financiamentos imobiliários, inclusive o Minha Casa Minha Vida, e quais outras taxas são afetadas

Ler artigo completo

0 respostas para “Como será o pagamento do Abono Salarial em 2020?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% online
Solicite seu empréstimo