FinanzeroBlogCrédito

Como simular um empréstimo pessoal?

Como simular um empréstimo pessoal?

Compartilhe esse post:

Para simular um empréstimo pessoal, o consumidor pode utilizar os canais digitais oficiais das instituições financeiras e fintechs ou, ainda, o simulador FinanZero.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), os três principais objetivos financeiros dos entrevistados para o último trimestre de 2023, são: viajar, conseguir me organizar financeiramente e ter independência financeira, que foram mencionados por 43%, 51,4% e 34,6% dos respondentes, respectivamente. Ainda conforme o IFE, 38,2% dos entrevistados pretendiam pedir empréstimo pessoal neste mesmo período.

Neste texto, explicamos como fazer a simulação da modalidade de crédito e outros detalhes sobre o tema.

Consórcio de casa de campo: como fazer?

O que é e como funciona o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito mais conhecidas entre os consumidores, pois é considerado pouco burocrático e de rápida liberação. Sendo assim, o interessado realiza a simulação e, se considerar a oferta vantajosa, solicita o crédito. A instituição financeira, então, faz a análise de crédito, que visa identificar o perfil de consumo do consumidor e o risco de inadimplência do mesmo. 

É também através da análise de crédito que é definida a taxa de juros e o valor que será concedido, que são apresentados na proposta final. Se aceita pelo solicitante, basta formalizar o contrato e o dinheiro será liberado na conta. A principal vantagem do empréstimo pessoal é que o recurso pode ser usado para diversas finalidades, como compras, pagamento de dívidas, realização de festas e viagens, por exemplo. 

Entretanto, por não contar com nenhuma garantia de pagamento, as taxas de juros podem ser mais altas, se comparada ao refinanciamento ou empréstimo consignado, por exemplo.

Qualquer pessoa pode fazer um empréstimo pessoal?

Sim, qualquer pessoa pode solicitar o empréstimo pessoal, basta que:

  • tenha a partir de 18 anos de idade, ou no mínimo 16 anos de idade, se for emancipada.
  • consiga comprovar renda;
  • tenha uma conta corrente, poupança ou de pagamento em seu nome.

Quais são os tipos de empréstimo para negativado?

Qual a taxa de juros do crédito pessoal?

A taxa de juros para um empréstimo pessoal pode variar entre os clientes e entre as instituições financeiras. Isso porque o cálculo da taxa de juros considera diversos fatores de um perfil. Por exemplo:

  • Score;
  • Risco de inadimplência;
  • Renda;
  • entre outros.
Glossário: o que é inadimplência?
Basicamente, inadimplência é o não pagamento de uma dívida no nome do titular. Por isso, inadimplente é o nome que se dá para o brasileiro que tem uma dívida em aberto em seu nome.

No entanto, aqui na FinanZero o cliente consegue taxa de juros a partir de 1,49%.

Quais documentos são necessários para pedir um empréstimo pessoal?

Para fazer a análise de crédito, a instituição financeira precisa ter acesso a alguns dados do cliente. Por isso, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Precisa ter conta corrente para fazer o empréstimo pessoal?

Ao ser aprovado no pedido de empréstimo pessoal, a instituição financeira disponibilizará a quantia em uma conta, que pode ser corrente, poupança ou de pagamento. Portanto, não é obrigatório ter uma conta corrente, mas é preciso que o solicitante tenha algum outro tipo, como as mencionadas. Vale destacar, ainda, que não são aceitas contas salário e contas conjuntas.

Como comprovar renda no pedido de empréstimo pessoal?

Como funciona a análise de crédito?

A análise de crédito é uma parte muito importante da contratação de crédito pessoal, ou de qualquer outro tipo de empréstimo.

Isso porque é nesse momento que o banco, ou instituição financeira, consegue entender o perfil do cliente, qual oferta de crédito, e melhor taxa de juros serve para a pessoa.

Por isso, para a análise de crédito, o banco analisa dados como:

  • Score;
  • Status do CPF;
  • Renda fixa;
  • Tipo de ocupação;
  • Entre outros.

No entanto, é importante lembrar que a quantidade de documentos pode variar entre as instituições financeiras. Por isso, é necessário conferir as condições do banco.

Score é importante para o meu empréstimo?

Sim. Basicamente, o score é um sistema de pontuação, de 0 a 1000, que mostra o perfil de consumidor do brasileiro. Isto é, é o score que demonstra qual a chance de uma pessoa pagar uma dívida.

Por isso, quando mais perto de 0 pior o score da pessoa, logo, maiores as chances dela ser inadimplente. Além disso, os bancos utilizam essa pontuação para entender o perfil do cliente e o risco dele pagar ou não o valor do crédito.

Antecipação salarial: o que é e como funciona?

Posso ter mais de um empréstimo pessoal ao mesmo tempo?

De modo geral, não há uma regra que proíba o consumidor de ter uma ou mais operações de crédito vigentes ao mesmo tempo. Contudo, a prática não é recomendada, porque pode aumentar as chances de superendividamento, levando inclusive à inadimplência. Além disso, ao realizar a análise de crédito, se for constatado que o solicitante já possui outro empréstimo pessoal ativo, a instituição financeira pode recusar a solicitação, por interpretar que o mesmo não terá condições financeiras para arcar com as prestações acumuladas.

Como simular um empréstimo pessoal?

A simulação do empréstimo pessoal pode ser feita diretamente com a instituição financeira em que o consumidor tem interesse em solicitar o crédito. Dessa forma, a empresa disponibiliza uma ou mais opções pré-aprovadas, com as possíveis condições de pagamento. A desvantagem desse tipo de simulação é que, se o solicitante tiver interesse em mais de uma instituição, também deve solicitar mais de uma simulação, já que será um pedido para cada.

Pensando nisso, aliás, a FinanZero reuniu mais de 70 instituições parceiras em seu site e, com apenas um cadastro, o consumidor tem acesso a até 10 ofertas de empréstimo pessoal pré-aprovadas, de acordo com o seu perfil e de diferentes bancos, financeiras e fintechs. Funciona assim:

É importante destacar que o nome completo e CPF são necessários para a pré-análise, que permite à plataforma disponibilizar as ofertas personalizadas. O e-mail, por sua vez, é solicitado porque essas ofertas serão enviadas através dele. Portanto, após completar o preenchimento do formulário, é só enviá-lo e, em 5 minutos, serão disponibilizadas até 10 ofertas de empréstimo pessoal. Cabe ao consumidor, então, escolher a que melhor se adequa a seu perfil e dar continuidade no pedido.

Minha Casa Minha Vida: entenda as novas regras

Fui reprovado no empréstimo pessoal, por quê?

Existem alguns fatores que podem gerar a reprovação do pedido de empréstimo pessoal. Isso acontece porque a instituição efetua a análise de crédito e, além disso, possui políticas de crédito próprias. Ainda assim, de forma abrangente, os principais motivos que levam à recusa do pedido, são:

  • histórico de pagamento negativo e score baixo, que acontece principalmente quando a pessoa possui dívidas vigentes e/ou não paga as contas em dia;
  • inadimplência, ou seja, quando está com o nome sujo;
  • falta de comprovação de renda ou documentos desatualizados;
  • renda mensal incompatível;
  • possuir outros empréstimos vigentes.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida o assunto? Deixa nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual calendário do saque-aniversário do FGTS em 2021?

Caixa Econômica Federal já liberou o calendário do saque-aniversário do FGTS 2021; por isso, confira […]

Ler artigo completo

2 respostas para “Como simular um empréstimo pessoal?”:

  1. micarla Rose da silva santos disse:

    Como faço pra pedir um empestimo

    • FinanZero disse:

      Olá, Micarla 💙 A FinanZero te ajuda! Acesse o nosso site http://finanzero.com.br e encontre o empréstimo ideal para você 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal Online
Solicite seu empréstimo