Índice de conteúdo
Entenda o que é o consórcio de casa e como essa modalidade funciona.
Na hora de comprar um imóvel, muita gente opta por usar linhas de crédito que permitam o parcelamento. Afinal de contas, estamos falando de um bem com alto valor.
Existem duas modalidades de crédito que permitem essa aquisição: o financiamento e o consórcio de casa. Neste post, falaremos diretamente sobre a segunda opção, tirando as principais dúvidas que os consumidores possam apresentar. Acompanhe:
Como funciona o consórcio de imóvel?
Como citamos anteriormente, consórcio de casa é uma modalidade de crédito que permite ao cliente comprar um imóvel parceladamente. Trata-se de um processo de aquisição programada, onde o consumidor faz os pagamentos e têm acesso ao bem posteriormente.
Essa linha de crédito é diferente do financiamento, pois envolve a união de várias pessoas com objetivos semelhantes. Em resumo, esses indivíduos formam um grupo para que todos contribuam com uma espécie de poupança coletiva.
Mês a mês, todos os participantes precisam contribuir com um valor estipulado no contrato. Já a contemplação também ocorre uma vez ao mês, quando são realizados os sorteios ou quando um dos envolvidos oferece um lance e consegue a carta de crédito.
Para ter acesso a qualquer modalidade de crédito, o consumidor precisa apresentar alguns documentos, algo que não é diferente no consórcio de casa. Veja quais são:
Em caso de pessoa física:
Tudo que você precisa saber sobre consórcio de apartamento
Os grupos são montados por pessoas que tenham o mesmo objetivo: adquirir uma casa. A responsabilidade de geri-los é diretamente das administradoras, que estão envolvidas no processo desde o nascimento destes grupos até o momento em que o último participante recebe sua carta de crédito.
Essas empresas precisam fazer a emissão dos contratos, formar os grupos, cobrar os valores mensais e aplicar os recursos coletados. Além disso, há também a responsabilidade de efetuar as assembleias, onde o crédito será liberado aos integrantes contemplados.
Dessa forma, podemos afirmar que as administradoras são essenciais para o bom funcionamento do consórcio de casa. Vale ressaltar que sua remuneração acontece por meio de um percentual estipulado no contrato e que é cobrado e diluído em cada uma das parcelas mensais.
Financiamento para reforma: é possível fazer o financiamento de material de construção?
Uma das grandes dúvidas de quem pensa em fazer um consórcio de casa é o que acontece de um dos participantes do grupo não pagar uma ou mais parcelas.
Bom, a verdade é que a inadimplência é um dos riscos ao optar por essa modalidade de crédito. Afinal, estamos falando de um processo que envolve mais de uma pessoa.
Quando esse tipo de situação acontece, as administradoras precisam encontrar soluções para que os demais participantes não sejam prejudicados.
Uma das possibilidades é a exclusão do inadimplente, abrindo-se a oportunidade de incluir outra pessoa no lugar. Mas caso isso aconteça, aquele que foi retirado recebe seus valores já pagos, de acordo com o que foi estipulado anteriormente no contrato.
A contemplação é o processo de permitir que um dos participantes do grupo receba a carta de crédito para a aquisição do bem em comum. Ela acontece durante as assembleias, marcadas uma vez ao mês. Veja em que situações o consumidor pode ser contemplado:
Como citamos, os sorteios do consórcio de casa ocorrem uma vez ao mês. Normalmente, a Loteria Federal é utilizada como forma de escolher o contemplado, pois assim é possível evitar problemas com o resultado.
Para participar, o integrante do grupo precisa estar com os pagamentos em dia. Além disso, todos têm a mesma oportunidade de serem sorteados em qualquer mês.
Outra forma de tentar a contemplação é por meio de lances. Isso significa que, durante a assembleia, os participantes podem oferecer valores para obter a carta de crédito.
Nesse caso, o cliente faz o pagamento antecipado das parcelas, podendo ter acesso ao valor que permite a compra do imóvel.
As administradoras costumam trabalhar com diferentes modalidades de lances, como: fixo, livre e limitado. Cada um deles tem suas características, que são informadas diretamente quando o consumidor assina o contrato do consórcio.
Todos os participantes do grupo têm direito à carta de crédito. Caso um deles não consiga recebê-la nem por sorteio e nem por lances, terá a chance de obtê-la no encerramento do grupo.
Em resumo, a contemplação acontece quando o contrato chega ao fim. Essa informação é estipulada no documento e o consumidor é informado antes de aceitar a proposta de entrar em um grupo.
Possivelmente, uma pessoa com o nome negativado terá dificuldades em ser aceita no grupo. Afinal de contas, isso faz com que o risco de inadimplência fique maior, podendo trazer prejuízos aos demais participantes.
Quando entrega a documentação à administradora, o solicitante passa por uma análise de crédito, que vai definir se a participação será ou não aprovada.
Antes de entrar em um consórcio de casa, é preciso limpar o nome. Para isso, entre em contato com os credores e tente fazer um acordo. Atualmente é possível conseguir bons descontos e ser liberado em poucos dias.
Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona um consórcio imobiliário? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios