;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Contratos e boletos falsos: como identificar?

Contratos e boletos falsos: como identificar?

Compartilhe esse post:

Contratos e boletos falsos: como identificar e evitar que golpes financeiros sejam aplicados utilizando esses documentos falsificados

De acordo com dados do Índice FinanZero de Empréstimo as buscas por crédito aumentaram no mês de janeiro de 2022, quando comparadas com o mês anterior. Dado que revela o interesse da população em opções financeiras que podem contribuir com investimentos, quitação de dívidas, viagens e demais soluções para aquilo que envolve dinheiro.

Com isso, as chances de se depararem com contratos e boletos falsos também aumentam. Segundo a Axur, empresa especializada em riscos digitais, os golpes usando boletos falsificados tiveram um aumento de mais de 700% apenas no ano de 2021.

Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo pessoal, acesse o site e confira!

Como saber se um contrato de empréstimo é falso?

Os golpistas de empréstimo podem entrar em contato com as vítimas por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp. De forma geral, a abordagem é feita com propostas de empréstimo vantajosas, com alto valor emprestado e baixas taxas de juros.

Contudo, é comum que os golpistas solicitem que uma quantia seja paga para liberar o crédito em contratos ou boletos falsos. Vale mencionar que essa prática é ilegal e por isso não é feita por nenhuma instituição financeira. Então, alguns pontos são visíveis em contratos falsos de empréstimo, como:

Propostas de empréstimo com valores altos

Ofertas chamativas e com baixas taxas de juros devem ser um indicativo de golpe e estão presentes em contratos falsos de empréstimos. Os solicitantes de crédito devem ter em mente em que as condições aplicadas em um pedido são definidas a partir de análises do banco e por isso variam conforme a instituição, produto e cliente.

Solicitação de pagamento antecipado

A solicitação de pagamentos para a liberação do empréstimo é a principal indicação de um golpe, isso porque é uma prática ilegal, de acordo com o Banco Central (BC). Essa quantia é a fonte de lucro dos criminosos e por isso é tão comum em falsas contratações de crédito.

Empresa inexistente

É necessário que um contrato de empréstimo apresente os dados da instituição financeira que concede o crédito, ou seja, informações como:

  • Endereço;
  • Assinatura de um representante;
  • CNPJ;

Com esses dados é possível pesquisar sobre o banco e verificar se as informações de contrato estão corretas ou se a empresa realmente existe. Nesse caso, é possível que os golpistas se passam por uma instituição real ou que inventem a existência de um banco.

Linguagem informal

Contratos falsos podem apresenta uma linguagem informal, diferente daquela usada em documentos reais. Sendo mais um ponto de atenção do solicitante, que pode perceber algum símbolo, imagem ou outra composição que lhe pareça informal.

CET: O que é e como ele impacta no valor do seu empréstimo?

Como identificar um boleto falso?

Em algumas situações os golpes de empréstimo acontecem até mesmo sem a existência de um contrato, apenas por meio de mensagens e pelo envio de um boleto falso. Como mencionado, a prática de solicitação de valores antecipados para a liberação de um crédito é comum e um boleto falso pode ser usado para isso.

A seguir estarão listadas alguns pontos de atenção que podem identificar um boleto como falso.

Analise os números do código de barras do boleto

Os número do código de barras de um boleto possuem um significado, os três primeiros dígitos correspondem à identificação do banco e sempre são acrescidos do número 9. Então, cada instituição apresenta números que as identificam e que estão presentes em boletos da instituição.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo utiliza a numeração 104, e então se esse não for o começo do código, algo está errado. É possível acessar a sequência numérica de cada banco no site da Febraban.

Como analisar o extrato CNIS do INSS?

Valor cobrado

Boletos que possuem valores máximos ou mínimos terminam com o número 0 em seu código de barras. Já aqueles que não apresentam essa condição, possuem o final de seu código com o valor que será pago. Por exemplo, se o cliente pagará um valor de R$550, os últimos dígitos do boleto devem terminar com essa sequência numérica.

Verifique a origem do boleto

Os boletos falsos podem ser enviados por redes sociais e essa deve ser um indício de golpe se não for feito pelos canais oficiais do banco. Uma outra alternativa é o envio por e-mail, mas algumas observações também devem ser feitas, como o nome do remetente que deve apresentar o nome do banco após o @.

Se atente ao beneficiário

Uma das indicações para não cair em golpes de empréstimo é o não envio de dinheiro para pessoas físicas e o mesmo vale para os boletos. É importante que o boleto seja destinado a empresa e isso pode ser verificado no boleto e também no momento de pagamento.

Empréstimo para assalariado: como funciona?

Tem como recuperar dinheiro de boleto falso?

Quem foi vítima de contratos e boletos falsos pode recorrer a devolução do valor na instituição financeira, porém essa decisão depende de alguns fatores que cabem ao banco definir. Além disso, um boletim de ocorrência deve ser feito, essa ação pode garantir a devolução do valor perdido.

E então, restou mais alguma dúvida sobre como identificar contratos e boletos falsos? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como analisar o extrato CNIS do INSS?

O Extrato de contribuição (CNIS) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos […]

Ler artigo completo

12 respostas para “Contratos e boletos falsos: como identificar?”:

  1. Rafael da Silva disse:

    Boa noite,fiz um contrato de empréstimo com a banco votorantim,disse que tenho que pagar um seguro prestamista,isso é legal ou pode ser um golpe.

    • FinanZero disse:

      Olá, Rafael! Tudo bem? Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito.

  2. MARINA DA SILVA SANTOS disse:

    Ola bom dia
    Pedi um empréstimo e estão pedindo pra paga o CET e o IOF isso é certo

    • FinanZero disse:

      Olá, Marina! Tudo bem? Cuidado com páginas falsas, nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e TikTok oferecendo empréstimo ou solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito.

  3. Giseli disse:

    Pedi um empréstimo porém mandaram um papel pra preencher com meus dados o valor do empréstimo as parcelas e uma conta pra receber o empréstimo devo comfiar

    • FinanZero disse:

      Olá, Giseli! Como vai? Cuidado com páginas falsas, esse procedimento não é da FinanZero. Valorizamos a transparência em nossos serviços e cumprimos todas as regulamentações aplicáveis. Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato. Conte sempre conosco para qualquer dúvida 🙂

  4. Danubia disse:

    Fiz uma simulação de empréstimo, onde fui pre aprovada e na hora da liberação me avisaram que me nome estava com escore baixo ou com alguma restrição e que tenho que pagar um valor pra contratar um advogado pra liberação do dinheiro que o banco central bloqueou si não terei que pagar uma multa judicial

    • FinanZero disse:

      Olá, Danubia! Jamais pague valores antecipados, isso não procede! Valorizamos a transparência em nossos serviços e cumprimos todas as regulamentações aplicáveis. Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato e abra um boletim de ocorrência quanto antes, você pode ir pessoalmente até uma delegacia ou realizar esse processo online.

  5. Luiza disse:

    Pagar conta do banco central para liberar o empréstimo para o atendente e certo ou e golpe

    • FinanZero disse:

      Olá, Luiza. Issa informação não procede!Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Além disso, orientamos não informar seus dados pessoais em redes sociais ou em sites estranhos, pois essa é uma prática muito comum e dá margem para que pessoas mal intencionadas entrem em contato. Por isso, devem ficar atentos aos golpistas, qualquer pessoa ou empresa que faça qualquer tipo de cobrança antecipada já está cometendo um delito conforme os artigos 171, 155 e 168 do código penal. Segue dicas importantes : https://finanzero.com.br/blog/como-nao-cair-em-golpes/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo