;
FinanzeroBlogCrédito

Correção da carta de crédito no consórcio: entenda os detalhes financeiros

Correção da carta de crédito no consórcio: entenda os detalhes financeiros

Compartilhe esse post:

A correção da carta de crédito no consórcio é um item que precisa ser informado em contrato, porém boa parte dos consorciados ainda têm dúvidas de como isso funciona.

O consórcio é uma das principais opções para quem deseja comprar um bem ou serviço, mas não conta com todo o capital para o pagamento à vista. Além disso, tem sido uma alternativa muito procurada pelos brasileiros por contar com diversas vantagens aos consumidores.

O ponto é que muitos consorciados apresentam dúvidas com relação a alguns pontos desse autofinanciamento. Um deles tem relação ao possível aumento do bem ou serviço selecionado, uma vez que a inflação interfere nesse aspecto.

Nesse caso, a carta de crédito passa por uma correção, já que as parcelas são ajustadas durante o contrato. Por isso, falaremos mais sobre esse assunto e explicaremos como essa mudança funciona. Acompanhe:

Financiamento ou consórcio: qual escolher na hora de comprar seu veículo?

O que é a carta de crédito?

Antes de você obter mais detalhes sobre a correção da carta de crédito no consórcio, falaremos mais sobre o que é essa carta e como ela funciona.

Basicamente, esse é um termo utilizado para identificar o crédito obtido pelo consorciado após a contemplação. Isso significa que esse consumidor recebe o valor pré-determinado para que possa efetuar a aquisição do bem ou serviço escolhido no contrato.

A carta é liberada após a assembleia, que define os contemplados por meio de sorteio e/ou lances. Mas é importante ressaltar que, antes de liberá-la, a administradora faz a solicitação de alguns documentos, que devem ser apresentados em sua totalidade.

O objetivo da gestora é realizar uma avaliação para compreender se o consorciado contemplado terá condições de manter o pagamento das mensalidades mesmo após a contemplação. Isso porque se houver inadimplência, os demais integrantes do grupo serão prejudicados.

O que é um consórcio e como funciona?

O que é a correção da carta de crédito no consórcio?

Em resumo, a correção da carta de crédito no consórcio é o reajuste do seu valor. Mas para que essa mudança aconteça é necessário que a administradora siga um indicador pré-determinado em contrato.

Para que fique mais claro, vamos a um exemplo: imagine que um indivíduo entrou em um contrato que tem o valor de R$ 200 mil, querendo adquirir um apartamento. No prazo de 12 meses, a inflação ficou em 10%, fazendo com que o preço do bem subisse para R$ 220 mil.

Com essa situação, caso não seja realizada a correção, o consorciado contemplado terá que dar a diferença do próprio bolso. Já com a alteração, esse consumidor conseguirá obter a quantia correta para a compra do imóvel à vista.

Uma informação relevante é que a correção da carta de crédito no consórcio é uma prática legal e que tem regulamentação pelo Banco Central (Bacen). A regra é determinada no contrato assinado no início da negociação.

Carta de Consórcio Contemplada: Como Utilizá-la para Realizar seu Sonho

Qual a importância financeira da correção da carta de crédito no consórcio?

Efetuar a correção da carta de crédito no consórcio é essencial para que todos os consorciados tenham a mesma oportunidade. Afinal de contas, se isso não for feito, apenas aqueles que foram contemplados no início do contrato conseguirão fazer a compra do bem idealizado.

Sem a correção, os consorciados contemplados a partir do meio do contrato terão que se contentar com um bem de menor valor e qualidade ou até mesmo precisarão completar o valor para a sua aquisição.

O que é importante ressaltar é que quando há um reajuste nas cartas de crédito, naturalmente as prestações sofrem um aumento no valor. Por isso é essencial que essa questão seja prevista contratualmente para evitar maiores problemas.

Dessa forma, em um consórcio, as parcelas podem sofrer reajustes mesmo que o consumidor seja contemplado. Isso acontece porque todos os integrantes do grupo necessitam de recursos para comprar o mesmo bem ou serviço.

A manutenção dos valores é imprescindível para que todos cheguem ao objetivo, pois essa é a principal característica desse autofinanciamento: unir pessoas com o mesmo desejo.

Como o reajuste na carta de crédito é realizado?

Agora que você já sabe sobre a importância da correção da carta de crédito no consórcio, que tal entender melhor como esse processo é feito? Saiba mais!

Primeiramente é necessário entender que toda e qualquer atualização nos valores precisa estar prevista em contrato. Por essa razão é essencial que o consumidor preste atenção em todos os detalhes desse documento. Afinal, é preciso saber exatamente como serão feitas as mudanças pré-estabelecidas.

A forma como o reajuste acontece tem relação com os critérios informados na negociação. Assim, a administradora precisa selecionar um deles, podendo ser: um índice de preço, valor sugerido, entre outros.

Um bom exemplo disso vem do consórcio de veículos: quando a montadora sugere um novo valor para o automóvel, a carta de crédito precisa ser alterada pela administradora, desde que isso esteja previsto no contrato assinado entre as partes.

Em contrapartida, se o reajuste acontecer por conta de um índice de preços, a mudança da carta deve ocorrer uma vez ao ano. Para isso é preciso levar em conta a data em que cada grupo foi aberto.

É muito comum que as administradoras utilizem o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) para o consórcio imobiliário e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) para o de serviços.

Afinal, vale a pena usar a carta de crédito?

Sim, mesmo com a possibilidade de correção da carta de crédito no consórcio. Isso porque o consorciado conta com um dos principais benefícios dessa modalidade: o pagamento justo pelo bem ou serviço desejado.

Isso acontece porque o consórcio não tem cobrança de juros, nem taxa de adesão e valos de entrada. A única cobrança é a taxa administrativa, que tem os valores diluídos nas parcelas e não costumam ser exorbitantes.

Outra grande vantagem é a negociação facilitada que acontece entre o comprador e o vendedor do bem. Ter o valor em mãos para o pagamento à vista, contribui para que o processo de aquisição do bem seja mais rápido e seguro. Além disso, a administradora é a responsável por analisar todos os documentos para ter certeza de que não existe a possibilidade de fraude.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona a correção da carta de crédito no consórcio? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Consórcio para cirurgia plástica: o que é e como fazer?

Saiba o que é consórcio para cirurgia plástica, como funciona, quais são as vantagens, os tipos de lances e como aderir a um.

Ler artigo completo

0 respostas para “Correção da carta de crédito no consórcio: entenda os detalhes financeiros”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo