FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Débito automático Nubank: como funciona?

Débito automático Nubank: como funciona?

Compartilhe esse post:

O débito automático Nubank está sendo disponibilizado progressivamente aos clientes da fintech, através do próprio aplicativo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 51% dos jovens entre 18 e 23 anos que participaram do estudo utilizam o débito automático. A funcionalidade existe desde 1990, mas se popularizou com o avanço no uso de celulares e aplicativos das instituições financeiras.

Na prática, o débito automático é um recurso que permite aos correntistas programarem o pagamento de diversos tipos de contas, como fatura do cartão de crédito, mensalidades, guias de impostos e as contas de consumo, como água e luz. O serviço, inclusive, passou a ser oferecido aos clientes do Nubank em setembro de 2021 e, desde então, tem sido implementado de forma progressiva.

Minha chave Pix pode ser hackeada?

Como funciona o débito automático do Nubank?

O débito automático Nubank é uma opção disponível no aplicativo, em que os clientes cadastram as contas que desejam que o pagamento ocorra automaticamente. Ou seja, após a emissão do boleto pela empresa prestadora de serviço, se houver saldo na conta, o pagamento será efetuado automaticamente, antes do prazo de vencimento.

O serviço funciona de forma similar a um agendamento, com a diferença de que é necessário cadastrar somente uma vez a conta, para que o pagamento ocorra mensalmente.

Como cadastrar conta no débito automático do Nubank?

Para utilizar o débito automático Nubank, o cliente deve cadastrar cada uma das contas que deseja que seja feito o pagamento automático. Portanto, se o intuito é que o valor da fatura do cartão de crédito e da internet sejam pagas automaticamente, por exemplo, será preciso cadastrá-las. Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • na tela inicial do aplicativo, clique em “Assistente de pagamentos”;
  • selecione a opção “débito automático”;
  • escolha a categoria de pagamento, localize a empresa prestadora de serviço e clique em “Pagamento automático”;
  • em seguida, digite o código da conta no local solicitado. Essa informação está disponível no próprio boleto, e o usuário pode utilizar boletos anteriores, já pagos;
  • por fim, é só conferir se as informações estão corretas, aceitar os termos e condições e digitar a senha de quatro dígitos para validar a operação.

Após concluir o procedimento, o Nubank tem até três dias úteis para efetivar o cadastro. A empresa prestadora de serviço, por sua vez, pode levar até 45 dias corridos para confirmá-lo e, consequentemente, o débito automático ficar ativado. Por isso, se a data de vencimento da conta que o usuário cadastrar estiver próxima, a recomendação é que seja feito o pagamento manualmente, até que a confirmação de cadastro no débito automático ocorra.

Além disso, se uma conta já estiver cadastrada em débito automático em outro banco ou fintech, é preciso cancelá-la para, em seguida, ativá-la no aplicativo Nubank.

Antecipação do décimo terceiro: como funciona?

Se eu não tiver dinheiro na conta Nubank, o que acontece com o débito automático?

Se na data de desconto do débito automático, o cliente não possuir saldo disponível na conta, o boleto não será pago. Dessa forma, é necessário que o titular realize o pagamento manualmente, caso contrário, se ultrapassar a data de vencimento, haverá a incidência de multa e juros pela empresa prestadora de serviço.

Outro ponto de atenção é que se o cliente contar com limite de cheque especial pré-aprovado, o boleto será pago utilizando esse recurso. O ponto negativo, no entanto, é que esse tipo de crédito conta com juros altos, que não podem ser negociados previamente, como ocorre no empréstimo pessoal, por exemplo.

Como desativar o pagamento em débito automático Nubank?

A desativação do débito automático Nubank é feito de forma similar ao cadastramento da conta, sendo assim, ao acessar o aplicativo, clique em “Assistente de pagamentos” e, em seguida, em “Débito automático”. Selecione uma das contas cadastradas, clique em “Desativar” e digite a senha de quatro dígitos para validar a operação.

Nubank lança empréstimo com garantia de investimentos, veja.

A opção débito automático Nubank não aparece para mim, e agora?

Conforme mencionado, o débito automático Nubank está sendo implementado progressivamente, com isso, alguns clientes podem, ainda, não contar com a opção em sua conta. Entretanto, é possível acrescentar o pagamento da fatura Nubank ao débito automático e, também, programar o pagamento via Pix a outras pessoas.

Quais as vantagens e desvantagens do débito automático Nubank?

As vantagens e desvantagens do débito automático Nubank, cabe lembrar, são válidas não somente para os clientes da fintech, mas, também, para os demais usuários do recurso, já que não se tratam de fatores específicos, mas que abrangem qualquer pessoa, independente da instituição em que possua conta.

Desse modo, uma das vantagens do débito automático é o pagamento das contas dentro do prazo, que inclusive impacta positivamente no score do consumidor, já que este é visto como um bom pagador. Além disso, o recurso costuma ser oferecido de forma gratuita pelas instituições financeiras, o que também é considerado uma vantagem.

Por outro lado, o risco de arcar com cobranças indevidas aumenta, isso porque, se houver algum erro no valor do boleto e o usuário não notar com antecedência, ou seja, antes do pagamento, a quantia será descontada da conta corrente ou poupança e não será possível cancelar a operação.

Em situações como essa, é preciso entrar em contato com a prestadora de serviço, para realizar o estorno e a emissão de um novo boleto, dessa vez com o valor correto.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Minha chave pix pode ser hackeada?

Veja agora se a chave pix pode ser hackeada, quantas chaves cada pessoa pode cadastrar, o que fazer em caso de esquecimento e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Débito automático Nubank: como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal Online
Solicite seu empréstimo