FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Desempregados e domésticas têm direito ao FGTS extraordinário?

Desempregados e domésticas têm direito ao FGTS extraordinário?

Compartilhe esse post:

O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já vem sendo liberado há um tempo, mas ainda existem dúvidas sobre quem pode receber o benefício.

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre quais grupos têm direito ao FGTS extraordinário. Este benefício na verdade é direito de todo cidadão brasileiro que possuir saldo disponível em contas ativas ou inativas do FGTS.

Como a única exigência é ter saldo em conta, desempregados e domésticas têm direito ao benefício, assim como qualquer trabalhador. Deste modo, não importa se há contrato de trabalho ativo ou não.

Para descobrir se existe saldo em conta, o cidadão deve realizar a consulta a sua conta FGTS. Através da consulta, é possível descobrir o valor disponível em cada conta vinculada a contratos de trabalho ativos ou inativos, além de ser possível verificar o saldo total de todas as contas do fundo.

Destaca-se que o saque extraordinário será liberado com base no saldo disponível. Se houver menos que 1.000 reais, o valor total disponível poderá ser sacado e caso haja um saldo superior, o limite para saque será de 1.000 reais.

Outro ponto importante é que o FGTS extraordinário é liberado para aqueles que têm saldo disponível em conta. Caso o saldo esteja bloqueado, pela antecipação do saque aniversário, por exemplo, não será possível receber o benefício.

FGTS libera saque calamidade. Entenda

Como consultar?

A consulta ao benefício pode ser deita pelo aplicativo FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br. No site, a consulta pode ser feita por meio do CPF e no aplicativo, basta logar com o CPF e a senha e verificar as informações desejadas.

O aplicativo também conta com uma seção específica para o saque extraordinário. Nesta seção, é possível encontrar diversas informações sobre o benefício.

Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Como faço para receber o FGTS extraordinário?

Para receber o FGTS extraordinário, o cidadão não precisa realizar uma solicitação. O depósito do benefício está ocorrendo de maneira automática através da Conta Poupança Social Digital. A liberação vem sendo feita seguindo o calendário estipulado pela Caixa, que segue um padrão dos meses de nascimento.

Aqueles que não têm uma Conta Poupança Social Digital da Caixa, mas tem saldo em conta e devem receber o benefício, terão uma conta aberta em seu nome de maneira automática.

O benefício pode ser movimentado até o dia 15 de dezembro de 2022, após esse prazo, caso o valor não tenha sido movimentado, os recursos retornarão ao FGTS.

Aderi ao saque aniversário, tenho direito ao FGTS extraordinário?

O FGTS extraordinário é obrigatório?

Não, o benefício pode ser recusado. Os cidadãos que preferirem não retirar parte do saldo disponível na conta FGTS, podem solicitar o cancelamento do benefício, por meio do aplicativo FGTS ou recorrendo até uma agência Caixa, até o dia 10 de novembro.

O cancelamento pode ser solicitado mesmo depois do depósito já ter sido efetuado.

Quem faz empréstimo precisa declarar Imposto de Renda?

Ficou com mais alguma dúvida se desempregados e domésticas têm direito ao saque extraordinário do FGTS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem faz empréstimo precisa declarar Imposto de Renda?

Há casos em que o empréstimo precisa ser declarado no Imposto de Renda, entretanto, obter […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Desempregados e domésticas têm direito ao FGTS extraordinário?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo