FinanzeroBlogCrédito

É melhor amortizar saldo devedor ou antecipar parcelas de empréstimo?

É melhor amortizar saldo devedor ou antecipar parcelas de empréstimo?

Compartilhe esse post:

Saiba o que é amortizar saldo devedor, como funciona, qual a diferença com relação à antecipação de parcelas e como solicitar

Na hora do aperto, é muito comum que as pessoas recorram ao empréstimo. No caso de crédito com valores mais altos, o prazo para pagamento costuma ser mais extenso.

Nessa situação, muita gente acaba querendo se livrar logo da dívida e resolve quitar ou adiantar as parcelas em aberto. Mas afinal de contas, vale a pena fazer isso?

Para sanar essas dúvidas, explicaremos o que significa amortizar o saldo devedor e se essa opção é melhor ou não que a antecipação das prestações. Continue a leitura!

Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?

O que é amortizar saldo devedor?

A amortização significa pagar a dívida em aberto, diminuindo o prazo para pagamento do empréstimo ou até mesmo de um financiamento, seja imobiliário, de automóvel, entre outros.

Basicamente, o tomador antecipa o pagamento das parcelas finais, abatendo boa parte dos juros. Mas vale lembrar que isso não é uma regra, pois isso vai depender do contrato assinado entre as partes no início da negociação.

Para que fique mais claro, veja abaixo como um empréstimo é dividido:

  1. Valor que a pessoa pegou emprestado, somado aos gastos operacionais;
  2. Taxa de juros cobrada pela instituição financeira;
  3. Saldo devedor, que é a soma do empréstimo com a cobrança dos juros;
  4. Valores pagos mensalmente em cada parcela.

Quando ocorre a amortização, o consumidor adianta a prestações do saldo devedor. Dessa forma, ele diminui o tempo do empréstimo e ainda pode conseguir uma redução na taxa de juros, a depender do banco.

Aprenda a usar o Whatsapp Business para potencializar suas vendas

O que é antecipar um empréstimo?

A antecipação do empréstimo funciona de forma semelhante à amortização. O que muda é que, nesse caso, é possível antecipar todas as parcelas a ponto de quitar o saldo devedor.

Em ambos os casos há a possibilidade de conseguir desconto nos juros cobrados, fazendo com que o Custo Efetivo Total (CET) fique mais baixo. O processo pode ser feito diretamente com a instituição financeira.

Como planejar sua aposentadoria e garantir um futuro financeiro estável

Como amortizar o saldo devedor de um empréstimo?

O primeiro passo para amortizar o saldo devedor é entrar em contato com a instituição financeira credora. A ideia é fazer uma simulação para entender se vale ou não a pena antecipar os valores do empréstimo.

Normalmente, os bancos permitem que o consumidor faça uma simulação, seja pelo site, aplicativo ou pelo internet banking. Com ela é possível ver o valor a ser pago, o saldo restante e quantas parcelas ficarão para serem pagas nos meses seguintes.

É importante avaliar bem os valores antes de pagar, pois é preciso que essa negociação seja vantajosa. Caso esteja tudo certo, faça o pagamento do valor desejado.

Qual o valor do FGTS para quem ganha um salário mínimo?

Dicas para amortizar saldo devedor de empréstimos e financiamentos de maneira mais rápida

Se você tem um empréstimo ou financiamento e deseja amortizar o saldo devedor, saiba que é possível seguir algumas dicas para fazer isso de maneira mais rápida. Afinal de contas, quem é que não deseja se livrar de dívidas? Veja abaixo:

Analise os descontos

Antes de antecipar as prestações, confirme se o desconto oferecido está com um percentual interessante. O ideal é verificar se vale a pena amortizar as parcelas iniciais ou as do fim da fila. É muito comum que os descontos na taxa de juros sejam maiores quando são padas as últimas prestações.

Use dinheiro extra

Se você tem valores a receber, como: 13 salário, abono salarial, participação de lucro, entre outros, saiba que é uma boa ideia usar esse dinheiro para amortizar o saldo devedor.

Guarde dinheiro

Nos meses em que você conseguir um dinheiro a mais, monte uma reserva de emergência. Ela pode ser utilizada para antecipar as parcelas do empréstimo.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é melhor amortizar saldo devedor ou antecipar parcelas? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?

Saiba como escolher entre alugar ou financiar um imóvel, o que levar em consideração e qual opção vale mais a pena para o consumidor.

Ler artigo completo

0 respostas para “É melhor amortizar saldo devedor ou antecipar parcelas de empréstimo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo