Índice de conteúdo
Saiba o que é amortizar saldo devedor, como funciona, qual a diferença com relação à antecipação de parcelas e como solicitar
Na hora do aperto, é muito comum que as pessoas recorram ao empréstimo. No caso de crédito com valores mais altos, o prazo para pagamento costuma ser mais extenso.
Nessa situação, muita gente acaba querendo se livrar logo da dívida e resolve quitar ou adiantar as parcelas em aberto. Mas afinal de contas, vale a pena fazer isso?
Para sanar essas dúvidas, explicaremos o que significa amortizar o saldo devedor e se essa opção é melhor ou não que a antecipação das prestações. Continue a leitura!
Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?
A amortização significa pagar a dívida em aberto, diminuindo o prazo para pagamento do empréstimo ou até mesmo de um financiamento, seja imobiliário, de automóvel, entre outros.
Basicamente, o tomador antecipa o pagamento das parcelas finais, abatendo boa parte dos juros. Mas vale lembrar que isso não é uma regra, pois isso vai depender do contrato assinado entre as partes no início da negociação.
Para que fique mais claro, veja abaixo como um empréstimo é dividido:
Quando ocorre a amortização, o consumidor adianta a prestações do saldo devedor. Dessa forma, ele diminui o tempo do empréstimo e ainda pode conseguir uma redução na taxa de juros, a depender do banco.
Aprenda a usar o Whatsapp Business para potencializar suas vendas
A antecipação do empréstimo funciona de forma semelhante à amortização. O que muda é que, nesse caso, é possível antecipar todas as parcelas a ponto de quitar o saldo devedor.
Em ambos os casos há a possibilidade de conseguir desconto nos juros cobrados, fazendo com que o Custo Efetivo Total (CET) fique mais baixo. O processo pode ser feito diretamente com a instituição financeira.
Como planejar sua aposentadoria e garantir um futuro financeiro estável
O primeiro passo para amortizar o saldo devedor é entrar em contato com a instituição financeira credora. A ideia é fazer uma simulação para entender se vale ou não a pena antecipar os valores do empréstimo.
Normalmente, os bancos permitem que o consumidor faça uma simulação, seja pelo site, aplicativo ou pelo internet banking. Com ela é possível ver o valor a ser pago, o saldo restante e quantas parcelas ficarão para serem pagas nos meses seguintes.
É importante avaliar bem os valores antes de pagar, pois é preciso que essa negociação seja vantajosa. Caso esteja tudo certo, faça o pagamento do valor desejado.
Qual o valor do FGTS para quem ganha um salário mínimo?
Se você tem um empréstimo ou financiamento e deseja amortizar o saldo devedor, saiba que é possível seguir algumas dicas para fazer isso de maneira mais rápida. Afinal de contas, quem é que não deseja se livrar de dívidas? Veja abaixo:
Antes de antecipar as prestações, confirme se o desconto oferecido está com um percentual interessante. O ideal é verificar se vale a pena amortizar as parcelas iniciais ou as do fim da fila. É muito comum que os descontos na taxa de juros sejam maiores quando são padas as últimas prestações.
Se você tem valores a receber, como: 13 salário, abono salarial, participação de lucro, entre outros, saiba que é uma boa ideia usar esse dinheiro para amortizar o saldo devedor.
Nos meses em que você conseguir um dinheiro a mais, monte uma reserva de emergência. Ela pode ser utilizada para antecipar as parcelas do empréstimo.
Você tem mais alguma dúvida sobre o que é melhor amortizar saldo devedor ou antecipar parcelas? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios