É possível fazer empréstimo pelo Bolsa Família
Índice de conteúdo
O empréstimo pelo Bolsa Família visava o desconto direto em folha, como um tipo de crédito consignado.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, do governo federal, o Bolsa Família atingiu 21,14 milhões de famílias em agosto de 2023, o que representa acréscimo de 241 mil, se comparado ao mês anterior. O programa de transferência de renda, vale lembrar, foi recriado através da Lei n° 14.601 e conta com valores adicionais, além do benefício principal.
Desde o início de sua vigência, entretanto, diversos beneficiários demonstraram interesse em solicitar o chamado empréstimo do Bolsa Família, que passou por votação recentemente.
Como solicitar a segunda via do cartão Bolsa Família?
É possível fazer empréstimo pelo Bolsa Família?
No dia 11 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, ser favorável à liberação de crédito atrelado ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e aos demais programas de transferência de renda, como o Bolsa Família. Na prática, isso significa que as pessoas que recebem valores correspondentes a esses benefícios poderiam fazer empréstimo consignado, que conta com o desconto direto em folha.
Contudo, após menos de uma semana da votação, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome reforçou o posicionamento contra a concessão de crédito vinculado ao Bolsa Família. De acordo com a pasta, o valor recebido através do benefício tem como objetivo suprir a alimentação dos recebedores e garantir condições de subsistência.
Na prática, a concessão de empréstimo pelo Bolsa Família já havia sido restringida na própria lei de recriação do programa. Portanto, os beneficiários do programa de transferência de renda não podem solicitar o crédito consignado com desconto em folha, para evitar o superendividamento.
Tipos de golpe: Conheça os mais comuns
Quais modalidades de empréstimo estão disponíveis para quem recebe o Bolsa Família?
Conforme mencionado, o empréstimo consignado com desconto direto no Bolsa Família não está permitido, porém, os beneficiários podem solicitar outras modalidades de crédito, desde que a renda usada para pagamento das parcelas não seja oriundo do programa.
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é uma modalidade considerada pouco burocrática, pois não exige a apresentação de documentação complexa, pode ser solicitado por diversos perfis de consumidores e a utilização é livre, isso é, pode ser usado na quitação de dívidas, realização de viagens, estudos e afins.
O ponto de atenção no empréstimo pessoal, no entanto, é que beneficiários do Bolsa Família que estão negativados podem ter dificuldades em obter aprovação, já que a instituição tende a interpretá-lo como um pagador com médio ou alto risco de inadimplência, a depender do caso.
Empréstimo com garantia
Também chamado de refinanciamento, é um tipo de crédito em que o beneficiário oferece um bem como garantia de pagamento, que pode ser desde celular, para quem deseja valores menores, até imóvel ou veículo, para quem precisa de quantias superiores. O contrato dessa modalidade ocorre mediante a alienação fiduciária, logo, se houver inadimplência, a instituição pode tomar o bem e leiloá-lo, para quitar a dívida. Se tratar de celular, o smartphone será bloqueado.
A principal vantagem do empréstimo com garantia é que, por contar com baixa taxa de inadimplência, as taxas de juros aplicadas são baixas, se comparadas ao empréstimo pessoal, por exemplo, e o prazo de pagamento estendido.
Antecipação do Saque-Aniversário
A antecipação do Saque-Aniversário é um tipo de crédito para beneficiários que já tiveram vínculo empregatício e contam com recursos depositados na conta FGTS. Sendo assim, o titular da conta deve ser optante pelo Saque-Aniversário, uma modalidade na qual, anualmente, no mês de aniversário do mesmo, é liberada uma quantia para saque, de acordo com o valor disponível em conta.
Então, a proposta do empréstimo de antecipação do Saque-Aniversário é, como o próprio nome sugere, antecipar até 10 parcelas desse saque, que seriam disponibilizadas uma vez ao ano. O pagamento das parcelas é realizado com o desconto direto na conta FGTS, e a quantia concedida de crédito é correspondente ao que seria permitido no saque convencional.
Programa Progredir
Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania (MC), o Programa Progredir disponibiliza microcrédito para famílias que possuem pequenos negócios e atuam de forma autônoma. Para ter acesso à modalidade, é preciso ser beneficiário do Bolsa Família e estar com o Cadastro Único atualizado.
É importante destacar que o dinheiro concedido não pode ser usado para despesas pessoais, como quitação de dívidas, reformas de imóveis residenciais, compra de materiais escolares e afins. Se for constatada a utilização indevida parcial ou integral do recurso, o consumidor poderá ser penalizado mediante a cláusula de quebra de contrato.
A solicitação do microcrédito do Programa Progredir deve ser feita diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, e o interessado deve apresentar documento de identificação com foto, como RG ou CNH, número do benefício, comprovante de residência e comprovante de renda para saber se tem direito.
Como funciona o consórcio de veículos?
Quais os requisitos para solicitar um empréstimo?
Depende, cada modalidade de empréstimo poderá contar com requisitos específicos, entretanto, os mais comuns são:
- ter a partir de 18 anos de idade;
- conseguir comprovar que possui condições financeiras de arcar com as parcelas até o final do contrato;
- ter comprovante de residência válido.
Além disso, quem optar pelo empréstimo com garantia, deve possuir um bem em seu nome, enquanto os optantes da antecipação do Saque-Aniversário precisam ter uma conta FGTS em seu nome, com saldo disponível. Por fim, os interessados em solicitar o microcrédito do Programa Progredir devem comprovar a existência ou criação de um negócio próprio, bem como, posteriormente, deverão apresentar documentos que atestem a correta utilização da quantia.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “É possível fazer empréstimo pelo Bolsa Família”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios