FinanzeroBlogFinanças Pessoais

É possível fazer Pix de conta poupança?

É possível fazer Pix de conta poupança?

Compartilhe esse post:

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos disponibilizado para os correntistas de todas as instituições participantes, seja a conta poupança ou corrente.

Em novembro de 2021, um ano após seu lançamento, quase 94 milhões de pessoas já tinham feito algum tipo de operação via Pix, ao menos uma vez. Neste mesmo período, do total de transações realizadas, 45% se referiam a moradores da região sudeste do Brasil.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix se tornou um dos principais instrumentos de pagamento do país, junto ao cartão de crédito e débito, movimentando centenas de milhões mensalmente em movimentações feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Como vai funcionar o novo Pix Garantido?

É possível fazer Pix de conta poupança?

Sim, é possível realizar operações via Pix de conta poupança, corrente e digital. Além disso, quem utiliza a Conta Poupança Social Digital, do Caixa Tem, também pode efetuar transações através do sistema de pagamentos instantâneos. Na prática, para utilizar o serviço basta que a instituição em que o interessado possui conta seja participante, logo, ofereça o Pix em seu aplicativo ou Internet Banking.

Como fazer Pix de conta poupança?

De modo geral, para utilizar o Pix é preciso possuir uma conta corrente, poupança ou digital e cadastrar uma chave Pix, caso queira. A partir daí, basta ter em mãos os dados do recebedor para realizar transferências e pagamentos, conforme explicamos a seguir.

Transferência via chave Pix

A chave Pix é um identificador da conta, sendo assim, o usuário pode cadastrá-la a partir do número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória. Com isso, ao enviar dinheiro para outra pessoa, uma das possibilidades é a transferência via chave Pix. Neste caso, após ter em mãos a chave do recebedor, faça o seguinte:

  • acesse a “Área Pix e clique na opção “Transferência”;
  • selecione o tipo de chave do recebedor e, na tela seguinte, digite-a no campo solicitado;
  • informe o valor da transferência e selecione a opção “Debitar da conta poupança”;
  • por fim, conforme se as informações estão corretas, digite a senha ou faça a leitura da biometria ou Face ID e conclua a operação.

Lucro do FGTS não caiu na conta, o que fazer?

Pagamento por QR Code

Outra forma de realizar uma operação via Pix através da conta poupança é mediante a leitura de QR Code, portanto, o recebedor deve gerar o código e compartilhá-lo com o pagador, que por sua vez, fará da seguinte maneira:

  • acesse a “Área Pix” e clique em “Ler QR Code”;
  • feito isso, a câmera do celular será aberta, basta apontá-la para o código em questão e aguardar a leitura;
  • então, informe o valor que será enviado, caso não possua, e selecione a opção “Debitar da conta poupança”;
  • por fim, confira se os dados estão corretos e conclua a operação com a senha ou leitura de biometria ou Face ID.

Transferência via dados bancários

Há, ainda, uma terceira opção para envio de dinheiro via Pix: a transferência a partir dos dados bancários do recebedor. Essa pode ser uma opção para quem precisa pagar uma pessoa que não possui chave Pix cadastrada e não é possível gerar o QR Code. Desse modo, após acessar a “Área Pix”, o correntista deve clicar em “Transferência” e selecionar a opção “Dados bancários”. Então, será preciso digitar:

  • número da conta com dígito;
  • número da agência;
  • CPF;
  • valor a ser pago.

É comum, também, que seja preciso selecionar a instituição financeira do recebedor. Feito os preenchimentos solicitados, confira se as informações estão corretas e conclua a operação com o procedimento de segurança, como senha ou leitura de biometria.

Como ver o saldo do Cartão Cidadão pelo aplicativo?

Pix feito de conta poupança cai na hora?

Sim, as operações via Pix são instantâneas, logo, são recebidas pela outra pessoa no mesmo momento. Essa regra, inclusive, é válida para qualquer tipo de conta, seja poupança, corrente e afins. Isso porque, o sistema é único e oferece os recursos igualmente a todos os correntistas de instituições financeiras participantes.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Lucro do FGTS não caiu na conta, o que fazer?

O lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já foi depositado na […]

Ler artigo completo

2 respostas para “É possível fazer Pix de conta poupança?”:

  1. José Amarildo Lima da Silva disse:

    Legal e muito pratico

    • José Amarildo Lima da Silva disse:

      Muito bom

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Navegue por:

      Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
      PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
      Solicite seu empréstimo