Índice de conteúdo
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos disponibilizado para os correntistas de todas as instituições participantes, seja a conta poupança ou corrente.
Em novembro de 2021, um ano após seu lançamento, quase 94 milhões de pessoas já tinham feito algum tipo de operação via Pix, ao menos uma vez. Neste mesmo período, do total de transações realizadas, 45% se referiam a moradores da região sudeste do Brasil.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Pix se tornou um dos principais instrumentos de pagamento do país, junto ao cartão de crédito e débito, movimentando centenas de milhões mensalmente em movimentações feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Como vai funcionar o novo Pix Garantido?
Sim, é possível realizar operações via Pix de conta poupança, corrente e digital. Além disso, quem utiliza a Conta Poupança Social Digital, do Caixa Tem, também pode efetuar transações através do sistema de pagamentos instantâneos. Na prática, para utilizar o serviço basta que a instituição em que o interessado possui conta seja participante, logo, ofereça o Pix em seu aplicativo ou Internet Banking.
De modo geral, para utilizar o Pix é preciso possuir uma conta corrente, poupança ou digital e cadastrar uma chave Pix, caso queira. A partir daí, basta ter em mãos os dados do recebedor para realizar transferências e pagamentos, conforme explicamos a seguir.
A chave Pix é um identificador da conta, sendo assim, o usuário pode cadastrá-la a partir do número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória. Com isso, ao enviar dinheiro para outra pessoa, uma das possibilidades é a transferência via chave Pix. Neste caso, após ter em mãos a chave do recebedor, faça o seguinte:
Lucro do FGTS não caiu na conta, o que fazer?
Outra forma de realizar uma operação via Pix através da conta poupança é mediante a leitura de QR Code, portanto, o recebedor deve gerar o código e compartilhá-lo com o pagador, que por sua vez, fará da seguinte maneira:
Há, ainda, uma terceira opção para envio de dinheiro via Pix: a transferência a partir dos dados bancários do recebedor. Essa pode ser uma opção para quem precisa pagar uma pessoa que não possui chave Pix cadastrada e não é possível gerar o QR Code. Desse modo, após acessar a “Área Pix”, o correntista deve clicar em “Transferência” e selecionar a opção “Dados bancários”. Então, será preciso digitar:
É comum, também, que seja preciso selecionar a instituição financeira do recebedor. Feito os preenchimentos solicitados, confira se as informações estão corretas e conclua a operação com o procedimento de segurança, como senha ou leitura de biometria.
Como ver o saldo do Cartão Cidadão pelo aplicativo?
Sim, as operações via Pix são instantâneas, logo, são recebidas pela outra pessoa no mesmo momento. Essa regra, inclusive, é válida para qualquer tipo de conta, seja poupança, corrente e afins. Isso porque, o sistema é único e oferece os recursos igualmente a todos os correntistas de instituições financeiras participantes.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Legal e muito pratico
Muito bom