FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo com garantia real: o que é e como funciona?

Empréstimo com garantia real: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

O empréstimo com garantia real permite ao consumidor utilizar bens móveis e imóveis na operação de crédito.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), quase 52% dos solicitantes de crédito em outubro de 2023 possuíam restrição de crédito, ou seja, estavam com o nome sujo. Este grupo de consumidores, vale dizer, podem encontrar dificuldade em ser aprovado, já que o score tende a ser baixo e o histórico de pagamento aponta a falta de quitação dos débitos.

Ainda assim, modalidades como o empréstimo com garantia real têm maior possibilidade de serem concedidos, conforme mostramos a seguir.

Vale a pena fazer um empréstimo para investir o dinheiro?

O que é e como funciona o empréstimo com garantia real?

O empréstimo com garantia real é uma modalidade de crédito que consiste no oferecimento de algum bem, em troca da concessão do empréstimo. Ou seja, o consumidor solicita uma determinada quantia à instituição financeira e utiliza um bem, que pode ser imóvel ou veículo, como garantia de que as parcelas serão quitadas. Dessa forma, se o mesmo deixar de pagar as prestações, o bem é tomado pela credora.

Quais os tipos de garantia real?

Existem três principais tipos de empréstimo com garantia real: o penhor, a hipoteca e a anticrese. A seguir, explicamos cada um deles.

Penhor

O penhor é aplicado sobre os bens móveis e imóveis, isso é, motocicletas, carros, vans e afins, além de casas, apartamentos e flats. Entretanto, o mais comum para essa opção são os bens automóveis. Neste caso, o proprietário entrega o item à credora, que por sua vez, o mantém em sua posse até a quitação da dívida. Se houver inadimplência, o consumidor o perde.
Vale ressaltar que penhor não é o mesmo que penhora, pois este segundo consiste na apreensão judicial dos bens, enquanto o penhor é uma ação voluntária de garantir o pagamento da dívida, definida pelo próprio consumidor.

Hipoteca

A hipoteca é outro tipo de garantia real usada no empréstimo, e incide sobre imóveis. Nela, não é feita a transferência de posse da propriedade, basta que seja registrado em cartório a utilização do bem como garantia, então, o imóvel permanece em propriedade e posse do consumidor, que somente o perderá se não arcar com as parcelas do crédito.

Anticrese

A outra opção de garantia real é a anticrese, que se trata da transferência temporária da posse do imóvel. Portanto, a credora se torna a proprietária direta do bem e os rendimentos que o imóvel gerar, como em caso de aluguel, são usados para pagar a dívida. Após a quitação da operação, o bem volta a ser do consumidor.

Saiba quais são os veículos isentos de IPVA 2024

Qual é a diferença entre hipoteca e alienação fiduciária?

A alienação fiduciária também é uma operação em que o bem é usado como garantia de pagamento, seja em pedidos de empréstimo ou financiamento imobiliário. Contudo, enquanto na hipoteca o consumidor mantém a propriedade do imóvel, na alienação fiduciária a titularidade é transferida à credora. Além disso, se a instituição financeira precisar tomar o bem devido à inadimplência, o procedimento na hipoteca é considerado mais burocrático, enquanto na alienação ocorre de forma rápida e simples, já que o imóvel já está no nome da credora.

Vale a pena fazer um empréstimo com garantia real?

Depende, qualquer operação financeira possui vantagens e desvantagens que devem ser consideradas pelo consumidor, portanto, o mesmo ocorre com o empréstimo com garantia real, conforme explicamos a seguir.

Vantagens

Taxa de juros mais baixa: por contar com um bem de valor elevado como garantia de pagamento, o risco de inadimplência diminui, e as instituições financeiras tendem a oferecer crédito com taxas de juros mais atrativas.

Concessão de valores elevados: além da taxa de juros ser menor, o crédito liberado costuma ser mais alto, podendo chegar a 60% do preço do bem perante o mercado. Logo, a modalidade pode ser viável para quem busca quantias elevadas para investimentos ou aquisição, por exemplo.

Livre utilização: complementando o mencionado no tópico anterior, o dinheiro obtido através do empréstimo com garantia real pode ser usado para inúmeras finalidades, porque o consumidor não precisa prestar contas à instituição neste aspecto. Desse modo, é possível usá-lo para compras de bens e serviços, investimentos, realizar viagens ou festas, para pagar procedimentos estéticos ou de saúde e afins.

Prazo de pagamento estendido: por se tratar uma modalidade que libera altos valores, o prazo de pagamento também é maior, podendo chegar a 20 anos. Esse fator é interessante porque possibilita ao interessado realizar um planejamento financeiro a médio ou longo prazo e conseguir parcelas que caibam no orçamento.

Qual o melhor site para comparar empréstimo?

Desvantagens

O bem deve estar em boas condições: durante a análise, a instituição financeira efetua a avaliação do bem, seja imóvel ou automóvel. O intuito é identificar o estado de conservação e, a partir daí, estabelecer o valor do crédito. Portanto, é essencial que o item esteja em boas condições, pois é este aspecto que definirá a quantia liberada.

Não é permitido vender o bem: enquanto vigorar o contrato de empréstimo com garantia real, o bem utilizado não pode ser negociado com terceiros, ou seja, não é permitido vendê-lo. Se o devedor considerar que é preciso realizar esse tipo de operação, deverá entrar em contato com a instituição credora e renegociar a dívida, a fim de encontrar outro bem que possa ser oferecido como garantia ou uma nova forma de pagamento.

Risco de perda: por fim, é inegável que há o risco de perda do imóvel ou veículo, se o consumidor deixar de pagar as parcelas. Entretanto, vale dizer que antes de tomá-lo, é comum que a instituição financeira tente renegociar a dívida, pois a obtenção da posse não é vantajosa para a mesma.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros temas, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Saiba quais são os veículos isentos de IPVA 2024

Saiba o que é isenção de IPVA, quais veículos estarão isentos do IPVA 2024, como consultar e quem tem direito a este benefício.

Ler artigo completo

0 respostas para “Empréstimo com garantia real: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo