Entenda o que é o real digital e como ele vai funcionar
Índice de conteúdo
O Banco Central (BC) vem planejando lançar o real digital, uma moeda digital brasileira.
O real digital funcionará como uma “Central Bank Digital Currency” (CDBC), uma espécie de moeda alternativa, mas que tem o mesmo valor do dinheiro tradicional em cédulas, sendo uma versão virtual da moeda brasileira.
Ressalta-se que toda CDBC é uma moeda digital emitida por Banco Central, que é uma versão virtual da moeda de um país.
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!
O real digital não poderá ser convertido em cédulas e esta é grande diferença entre ele e a moeda atual. O BC enviará códigos aos cidadãos que indicarão os valores.
Esta nova moeda virtual engloba um novo modo de realizar operações monetárias. De acordo com o relatório “The Global Payments Report“, em 2020, a maioria das transações efetuadas no Brasil já aconteciam de forma digital, sendo que transações feitas com cédulas representavam apenas 35% do total.
Até o momento presente, o BC só pode emitir dinheiro através de notas e moedas em espécie. Com o real digital, o dinheiro poderá ser emitido virtualmente.
Além disso, o real digital contribuirá para inibição da lavagem de dinheiro e estimulação da inovação e da concorrência no ambiente virtual.
Como funciona o refinanciamento de veículo alienado?
Com o real digital, o dinheiro em espécie vai acabar?
Mesmo com o real digital, o dinheiro em espécie será mantido, já que ele é essencial em variadas regiões e necessário por diversos motivos, como pelo fato de que um em cada quatro brasileiro não tem acesso à internet e por isso precisam realizar suas operações monetárias com o dinheiro em espécie.
Em um futuro um tanto quanto distante, talvez o real digital venha a tomar inteiramente o lugar do dinheiro em espécie, mas por enquanto, a proposta do BC é de que esta moeda virtual seja um complemento do dinheiro tradicional por muitos anos e que este vá tendo uma redução gradual.
O real digital será uma criptomoeda?
As CBDC e as criptomoedas vivem no mundo digital, mas são diferentes em vários quesitos. A CBDC é uma moeda digital emitida pelo BC e regulada então pela autoridade monetária de um país, sendo esta responsável por regular o sistema financeiro de uma nação. Além disso, a CDBC, funciona como o dinheiro em espécie e é utilizada para realizar operações monetárias do dia a dia, como ir as compras.
As criptomoedas, como o Bitcoin, não são emitidas por um BC ou governo, sendo distribuídas de maneira descentralizada. O sistema das criptomoedas é controlado através de seus próprios usuários. Ademais, elas são moedas privadas e classificadas como ativos financeiros, apresentando características de investimentos, ou seja, não podem ser utilizadas para pagar qualquer coisa, como o real digital.
Empréstimo com nome sujo: veja como adquirir
O real digital é confiável?
O sistema do real digital utilizará tecnologia “blockchain“, permitindo o rastreio do dinheiro, de modo que será possível averiguar por onde ele passou, evitando crimes financeiros e fiscais.
O dinheiro em espécie não pode ser rastreado com eficiência, até que ele seja utilizado como um modo de remuneração do crime.
Como o real digital pode ser rastreado e este rastreio, é feito por meio de códigos, seu sistema torna-se seguro e confiável.
Onde o real digital será aceito?
De acordo com o BC, a moeda deve ser aceita em todas as transações de pagamento existentes, assim o como real tradicional, visto que ela não é uma criptomoeda e sim uma versão virtual do dinheiro tradicional utilizado hoje em dia.
Como diminuir as parcelas de um empréstimo?
Ficou com mais alguma dúvida sobre o que é o real digital, como ele funciona ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Entenda o que é o real digital e como ele vai funcionar”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios