;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Entenda o que é o real digital e como ele vai funcionar

Entenda o que é o real digital e como ele vai funcionar

Compartilhe esse post:

O Banco Central (BC) vem planejando lançar o real digital, uma moeda digital brasileira.

O real digital funcionará como uma “Central Bank Digital Currency” (CDBC), uma espécie de moeda alternativa, mas que tem o mesmo valor do dinheiro tradicional em cédulas, sendo uma versão virtual da moeda brasileira.

Ressalta-se que toda CDBC é uma moeda digital emitida por Banco Central, que é uma versão virtual da moeda de um país.

Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!

O real digital não poderá ser convertido em cédulas e esta é grande diferença entre ele e a moeda atual. O BC enviará códigos aos cidadãos que indicarão os valores.

Esta nova moeda virtual engloba um novo modo de realizar operações monetárias. De acordo com o relatório “The Global Payments Report“, em 2020, a maioria das transações efetuadas no Brasil já aconteciam de forma digital, sendo que transações feitas com cédulas representavam apenas 35% do total.

Até o momento presente, o BC só pode emitir dinheiro através de notas e moedas em espécie. Com o real digital, o dinheiro poderá ser emitido virtualmente.

Além disso, o real digital contribuirá para inibição da lavagem de dinheiro e estimulação da inovação e da concorrência no ambiente virtual.

Como funciona o refinanciamento de veículo alienado?

Com o real digital, o dinheiro em espécie vai acabar?

Mesmo com o real digital, o dinheiro em espécie será mantido, já que ele é essencial em variadas regiões e necessário por diversos motivos, como pelo fato de que um em cada quatro brasileiro não tem acesso à internet e por isso precisam realizar suas operações monetárias com o dinheiro em espécie.

Em um futuro um tanto quanto distante, talvez o real digital venha a tomar inteiramente o lugar do dinheiro em espécie, mas por enquanto, a proposta do BC é de que esta moeda virtual seja um complemento do dinheiro tradicional por muitos anos e que este vá tendo uma redução gradual.

O real digital será uma criptomoeda?

As CBDC e as criptomoedas vivem no mundo digital, mas são diferentes em vários quesitos. A CBDC é uma moeda digital emitida pelo BC e regulada então pela autoridade monetária de um país, sendo esta responsável por regular o sistema financeiro de uma nação. Além disso, a CDBC, funciona como o dinheiro em espécie e é utilizada para realizar operações monetárias do dia a dia, como ir as compras.

As criptomoedas, como o Bitcoin, não são emitidas por um BC ou governo, sendo distribuídas de maneira descentralizada. O sistema das criptomoedas é controlado através de seus próprios usuários. Ademais, elas são moedas privadas e classificadas como ativos financeiros, apresentando características de investimentos, ou seja, não podem ser utilizadas para pagar qualquer coisa, como o real digital.

Empréstimo com nome sujo: veja como adquirir

O real digital é confiável?

O sistema do real digital utilizará tecnologia “blockchain“, permitindo o rastreio do dinheiro, de modo que será possível averiguar por onde ele passou, evitando crimes financeiros e fiscais.

O dinheiro em espécie não pode ser rastreado com eficiência, até que ele seja utilizado como um modo de remuneração do crime.

Como o real digital pode ser rastreado e este rastreio, é feito por meio de códigos, seu sistema torna-se seguro e confiável.

Onde o real digital será aceito?

De acordo com o BC, a moeda deve ser aceita em todas as transações de pagamento existentes, assim o como real tradicional, visto que ela não é uma criptomoeda e sim uma versão virtual do dinheiro tradicional utilizado hoje em dia.

Como diminuir as parcelas de um empréstimo?

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que é o real digital, como ele funciona ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como obter os informes de rendimento do Caixa Tem?

Caixa Tem: o que significa, como pegar, quem precisa declarar o IR e demais questões que envolvem o aplicativo e os informes de rendimento.

Ler artigo completo

0 respostas para “Entenda o que é o real digital e como ele vai funcionar”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo