Você sabia que é possível conseguir um empréstimo com nome sujo? Entenda como funciona o empréstimo para negativado e quais são as opções disponíveis.

Segundo dados do último levantamento realizado pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC, o Brasil contava com mais de 61 milhões de pessoas com o nome negativado em 2020. O número equivale a cerca de 39% da população brasileira. Na prática, uma pessoa negativada é quem deixou de pagar alguma de suas contas, como aluguel, água, luz, cartão de crédito e afins.

Sendo assim, quando uma empresa não recebe o pagamento do cliente, os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, são avisados. Estes, por sua vez, entram em contato com o consumidor, a fim de alertá-lo de que caso não haja o pagamento da dívida, seu nome e CPF serão incluídos nas listas de proteção ao crédito.

Nestes casos, alguns consumidores podem enfrentar dificuldades no momento de abrir contas, realizar financiamentos ou solicitar empréstimos. No entanto, vale ressaltar que, ainda assim, é possível fazer um empréstimo com nome sujo, isso porque, de modo geral, todas as linhas de crédito estão à disposição para quem possui restrição no CPF. A seguir, separamos alguns tipos de empréstimos para negativados.

Auxílio Brasil: como funciona o substituto do Bolsa Família.

Tipos de empréstimos para negativados

Como dito, é possível realizar um empréstimo com nome sujo, contudo, as condições estabelecidas pela instituição financeira podem ser diferentes, a depender do tipo de crédito e o perfil do cliente.

Empréstimo pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, é um tipo de empréstimo em que o solicitante pode usar o valor da maneira que preferir, como solucionar emergências financeiras ou realizar investimentos de curto prazo. Além disso, não é necessário oferecer qualquer garantia de pagamento do empréstimo, como acontece com o refinanciamento de imóveis ou veículos, por exemplo.

Outra característica do empréstimo pessoal é que, normalmente, as taxas de juros do serviço são consideradas mais altas e a aprovação está sujeita à análise de crédito, como verificação do score.

Para solicitar esse tipo de crédito, os documentos exigidos são RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Em alguns casos, no entanto, é possível que os bancos e financeiras exijam documentos complementares.

Empréstimo consignado

O crédito consignado é voltado para pessoas em contratação no regime CLT, aposentados e pensionistas do INSS, militares e servidores públicos. Isso porque, neste modelo, o valor da parcela do empréstimo é debitada diretamente do salário ou benefício de quem solicitou.

Por causa disso, o empréstimo consignado oferece taxas de juros menores e prazo de pagamento estendido. Além disso, o consumidor não precisa apresentar justificativa para a tomada de crédito.

Refinanciamento com garantia

O refinanciamento com garantia é uma das modalidades de crédito com menores taxas de juros, além de oferecer maior prazo de pagamento. Da mesma forma, o valor disponibilizado pelas instituições financeiras inicia em 20 mil reais, e a quantia pode ser utilizada para diversas finalidades, como quitação de dívidas e investimentos.

Essas condições são possíveis porque, ao solicitar o empréstimo, o consumidor utiliza um bem como garantia de pagamento, que pode ser um imóvel ou automóvel. Sendo assim, se houver atraso ou não pagamento das parcelas do empréstimo, a instituição financeira obtém a posse do bem em questão.

Nos casos de refinanciamento imobiliário, chamado também de home equity, o imóvel deve estar no nome do solicitante do empréstimo e a renda deste deve ser compatível com o valor solicitado. Além disso, o imóvel deve estar em área urbana e com a documentação atualizada.

Já quem optar pelo refinanciamento com garantia de veículo pode utilizar carros, motos, caminhões e até mesmo tratores. Assim como o refinanciamento imobiliário, este modelo também exige que a documentação esteja em dia, além de não aceitar veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Quantas vezes posso refinanciar o mesmo imóvel?

Empréstimo com garantia de celular

Parecido com o refinanciamento com garantia de imóvel ou automóvel, essa linha de crédito utiliza o celular como garantia de pagamento. Neste caso, se o consumidor não realizar o pagamento das parcelas, o aparelho é bloqueado pela instituição financeira através de um aplicativo instalado, com isso, o usuário não consegue realizar ligações, enviar mensagens ou utilizar qualquer outra função do celular.

Essa modalidade está disponível somente para os modelos da Samsung e os valores costumam ser menores, já que o celular é considerado uma garantia menor, quando comparado a carro ou casa, por exemplo.

Para realizar este empréstimo é necessário ter a partir de 18 anos, bem como assinar o contrato e concordar com os termos de adesão.

Empréstimo na conta de luz

O empréstimo com desconto na conta de luz é voltado, principalmente, para quem possui dificuldade de acessar as demais formas de crédito. Nessa modalidade as parcelas são pagas mensalmente através da conta luz, ou seja, o valor da parcela é somado ao valor de consumo de energia da residência.

É importante dizer que essa forma de crédito está disponível para maiores de 21 anos e até 79 anos. Também é necessário que o pagamento das contas esteja em dia.

Como o score impacta na hora de conseguir um empréstimo com nome sujo

Apesar de variar entre os tipos de empréstimo, de modo geral, o score é levado em consideração na hora da aprovação do crédito, visto que essa pontuação indica se o consumidor é um bom ou mau pagador. Abaixo, a tabela mostra como a pontuação é compreendida pelas instituições financeiras no momento de conceder o crédito.

empréstimo com nome sujo
Pontuação do score impacta acesso ao crédito. Fonte: Serasa Experian

Veja agora como a pontuação do score impacta em cada tipo de empréstimo para negativado citado anteriormente:

Empréstimo pessoal: como não há garantia de pagamento, o score é considerado bastante importante.

Empréstimo consignado: devido a cobrança automática no salário ou benefício, o score é pouco considerado neste modelo.

Refinanciamento com garantia: ao incluir um bem como garantia de pagamento, o score impacta pouco na possibilidade de conseguir o empréstimo.

Empréstimo com garantia de celular: é impactado pelo score, pois o bem utilizado é entendido como garantia menor.

Empréstimo na conta de luz: o score é pouco considerado, já que este modelo é voltado justamente às pessoas com menos pontos.

Vale a pena pegar um empréstimo para limpar o nome?

Como solicitar um empréstimo com nome sujo?

Após analisar cada tipo de empréstimo, é importante avaliar quais são as necessidades e escolher o modelo ideal. Uma das formas de realizar esse comparativo é através do simulador FinanZero, que conta com apenas 3 etapas:

  1. Ao acessar o simulador FinanZero, escolha o valor desejado;
  2. Em seguida, selecione o número de parcelas;
  3. Preencha o formulário.

Pronto, é só aguardar a pré-aprovação e escolher a opção que melhor se encaixa em seu perfil.

Tem mais alguma dúvida sobre empréstimo com nome sujo que você quer ver por aqui? Deixa nos comentários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.